Pesquisar neste blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O que fazer para alcançar a vida eterna? (Mt 19,16-22) (20/08/07)

                 Por esse mundo afora, existem pessoas muito ricas. Muito ricas mesmo! Que têm dinheiro para comprar o que quiserem nesse mundo. Essas pessoas têm tanto dinheiro, que nem têm noção do que fazer com ele. Essas pessoas vivem juntando dinheiro como se nunca fossem morrer... E se pudessem, pagariam o preço que fosse para não morrer mesmo! Se um cientista descobrisse a fórmula da vida eterna, existiriam pessoas que pagariam QUALQUER PREÇO por esta fórmula!

                Pois era isso que o jovem do Evangelho de hoje queria de Jesus: saber o que fazer (de bom) para ter a VIDA ETERNA. Observe que ele não diz "entrar no Reino dos Céus", isso é Jesus quem diz. O que o jovem quer é viver eternamente! Imagine o mundo de possibilidades que se abririam se você pudesse viver eternamente... Se Jesus tivesse dito ao jovem: "Dê-me todo o seu dinheiro, que eu lhe digo o que fazer pra ter a vida eterna." Talvez o jovem tivesse dado. Porque se ele pudesse viver para sempre, poderia recuperar o dinheiro de várias formas, mesmo que durasse 500 anos... Só que, no final, Jesus diz: "Se queres SER PERFEITO, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um TESOURO NOS CÉUS. Depois, VEM E SEGUE-ME." Depois disso o jovem vai embora triste, e o evangelista conclui: "porque era muito rico". Será que o jovem foi embora porque era muito rico? Ou será que ele ficou triste por outro motivo? Vejamos...

                Jesus era um exímio conhecedor do comportamento humano. Nesta passagem, ele percebeu as verdadeiras intenções do jovem, e utilizou uma técnica bastante utilizada por Sócrates, há mais de 400 anos antes de Cristo... Ele conduz o interlocutor por um caminho fácil, seguindo uma linha de raciocínio lógico, através de perguntas e respostas simples, para no final colocá-lo em uma situação na qual seu interlocutor se vê obrigado a reconhecer a fragilidade da sua convicção sobre o assunto. Na prática: O jovem queria saber o que fazer para ter a VIDA ETERNA. Jesus, basicamente, citou os mandamentos da lei de Deus. E como um judeu que se preze, o jovem cumpria tudo, e foi o que ele falou para Jesus. Mas o jovem não se deu por satisfeito, pois ele sabia que muitos também seguiam aqueles mandamentos e MORRIAM! Então ele perguntou ao mestre, com todo o respeito: "O que me falta?" E é nesse momento que Jesus dá a resposta que está no versículo 21:

1) "Se queres SER PERFEITO...": na verdade, o rapaz queria mesmo era a VIDA ETERNA, mas Jesus levou por esse caminho porque o jovem concordou que seguia os mandamentos...

2) "...e terás um TESOURO NOS CÉUS": Aí já envolve a questão da fé. O rapaz teria que acreditar que depois de sua morte, na outra vida, ele teria a recompensa desse ato de doação. Mas para isso ele teria que morrer... mas e se não existisse a outra vida???

3) "...VEM E SEGUE-ME": Esse é o cheque-mate. Com certeza, a medida que Jesus foi pronunciando este versículo, foi observando a expressão corporal do jovem rico, e verificando a sua tristeza e provável decepção...

                Conclusões: 1) Seguir Jesus como missionário requer desapego a qualquer coisa deste mundo, pois não levaremos nada dele. 2) Ou o jovem rico queria uma vida eterna terrena e se decepcionou com a vida celestial prometida por Cristo, ou achou o preço muito alto para correr o risco.

                Uma história conclui essa reflexão: Madre Teresa de Calcutá recebeu a visita do 1º ministro da Inglaterra, que se sentiu profundamente tocado e enojado pelo trabalho que a madre desenvolvia com os pobres e doentes. Ele disse a ela: "Por dinheiro nenhum eu faria isso que a senhora está fazendo." Ao que ela respondeu: "Por dinheiro eu também não faria."

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Cadastre-se já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário