Pesquisar neste blog

domingo, 26 de agosto de 2007

Façamos o possível para entrar pela porta estreita (Lc 13,22-30) (26/08/07)

Façamos o possível para entrar pela porta estreita


                Dois pontos que se sobressaem a mim, hoje, são: a verdadeira repulsa de Jesus pelos falsos pastores, e a intenção dEle em mostrar que o Reino de Deus é para todos.

                Durante esta semana, todos os evangelhos falaram sobre as exigências de Jesus para quem quer alcançar o Reino dos Céus. Hoje é como um desfecho da semana: "Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita." Ele não responde a pergunta com um simples "sim, são poucos os que se salvam", mas fez questão de mostrar o quanto Deus abomina aqueles que gostam de usar seu nome em favor próprio. E o pior de tudo, é que essas pessoas que se favorecem com o nome de Jesus são pessoas inteligentes, mas que usam dos seus dons para tirar proveito das pessoas que estão no seu momento de fragilidade. Quem age assim, pode até usar algum mecanismo de auto-defesa para não se sentir culpado, mas lá no fundo, sabe que faz algo errado.

                A segunda ponto é interessante porque, pela forma que Jesus fala, dá para imaginar qual era o público para o qual Ele pregava: judeus bastante "religiosos", provavelmente líderes comunitários, que usufruíam de certa influência sobre o povo. Naquele tempo, os judeus se imaginavam como os únicos merecedores da "morada eterna" após a morte. Jesus fala, com toda autoridade, tudo aquilo que eles jamais pensariam ouvir de alguém, pois o que Jesus dizia, contrariava o que Eles falavam. Jesus disse que o Reino seria ocupado por povos de todos os lugares do mundo, e que "há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos". Ou seja, Jesus fazia com que essas autoridades locais procurassem ser mais coerentes com as próprias atitudes. Muitos dos primeiros escolhidos de Deus, Israel, passariam a ser os últimos, e muitos dos povos do mundo, estariam a frente deles no Reino.

                O que fica de lição para nós hoje é, mais uma vez, que façamos o possível para entrar pela porta estreita. E que Deus ilumine o coração daqueles que usam sua inteligência para tirar proveito próprio, utilizando o nome de Jesus. Pois caso estes não se arrependam, ficarão do lado de fora do Reino que eles mesmos pregam.

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário