Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de agosto de 2007

O Brasil precisa de pessoas corajosas como Jesus (Mt 23,23-26) (28/08/07)

O Brasil precisa de pessoas corajosas como Jesus


            Lendo essa passagem do Evangelho, e refletindo sobre o quanto Jesus foi corajoso ao falar de forma tão direta e eloqüente aos fariseus e mestres da lei, cheguei a uma conclusão: precisamos, urgentemente, de pessoas que tenham a coragem de Jesus, no nosso país!

            Na época de Jesus, o povo simples não suportava a falsidade pregada pelos fariseus e doutores da lei. Hoje, no Brasil, o povo simples também não suporta mais a hipocrisia que reina na nossa política. Em sua época, Jesus incomodou tanto os dirigentes políticos e religiosos, que tiveram que matá-lo para conseguir calá-lo. No entanto, seus seguidores deram continuidade ao seu trabalho. Hoje, os poucos que têm autoridade para incomodar aos maus políticos, preferem não misturar religião com política, e quando o fazem, não têm "peito" suficiente para ir até o fim, como Jesus foi.

            "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o prato e o copo por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça." Como seria bom se essas palavras ficassem martelando as cabeças dos nossos políticos ladrões e corruptos todas as noites, quando deitassem nos seus travesseiros. Ao invés de tirarem tantos impostos do povo trabalhador e devolverem sob forma de esmola para uma porção da população que tem que provar que é miserável, por que não abrem mão dos seus próprios excessos, que trazem mais preocupações do que felicidade para dentro de suas casas... Esses, sim, receberiam as mais duras críticas de Jesus, e com toda razão.

            Mas então o que podemos fazer a respeito? Mudar de país? Não pagar impostos? Não foi isso que Jesus fez. Ele fez a parte dEle para melhorar o mundo: viajou por todo o seu país, divulgando o Evangelho, e mostrando pelo exemplo, como deveremos ser, para entrar no Reino dos Céus. É claro que seria muita pretensão querer converter os políticos para que sejam santos... Mas já que é tão difícil convertê-los, por que não levamos os que já são verdadeiramente de Deus para lá? É mais difícil que alguém que já tenha a intenção de servir ao próximo, roube. Até porque essa pessoa sabe o castigo que o espera.

            Mas esse é um grande tabu no nosso país: política e religião não devem se misturar. Quando um padre é envolvido com política, provoca logo uma polêmica. Precisamos que os nossos padres entendam de política, pois eles são os formadores de opinião que têm acesso direto à população mais carente, que sem nem saber o mau que estão fazendo, perpetuam, pelo voto, os políticos corruptos. Não estou dizendo que os padres devam ser partidários, mas que devem ser POLITIZADOS.

            Quando todos entendermos que nada muda enquanto não mudar a política do nosso Brasil, perceberemos que entender política é um "mal necessário", e que pessoas honestas são necessárias para conduzi-la.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário:

  1. EXCELENTE A CONCEPÇÃO POLITICA QUE BROTA DOS CORAÇÕES TEMENTES A DEUS. PRECISAMOS URGENTEMENTE FORMAR MAIS CIDADAOS POLITIZADOS NESTE PAÍS PARA, ASSIM, CONTERMOS A ONDA DE CORRUPÇÃO QUE IMPEDE ESTE PAÍS DE CRESCER.

    ResponderExcluir