Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Reconhecer Jesus (Lc 7,31-35) (19/09/07)

Reconhecer Jesus

        Vejamos o Evangelho de hoje em seu contexto: quando Jesus falava dos "homens desta geração", Ele se dirigia aos fariseus e doutores da lei. E pela comparação que Jesus fez, eles pareciam bastante imaturos e condenadores. Imaturos por se sentirem magoados quando não eram prestigiados nas suas atitudes; e condenadores por julgar seus contemporâneos (João Batista e Jesus Cristo) como charlatães. Tudo isso porque eles tinham uma idéia pré-concebida de como deveria ser o grande profeta que viria libertar o povo de Israel...

        E nós? Que idéia pré-concebida nós temos sobre como deveria ser Jesus? E o seu anunciador? Será que teríamos dificuldade em reconhecer o Filho de Deus se Ele fosse uma pessoa casada? Um pai de família? Se gostasse de comer e beber? E de se misturar com os pobres? E que acusasse de infantis e imaturos os que têm imagens pré-concebidas baseadas em estórias que foram repetidas milhares de vezes, e passaram de geração em geração até chegar a nós? É difícil entender essas palavras? Vou tentar ser mais claro...

        Se Jesus estivesse de volta ao mundo hoje, como você acha que Ele seria? A primeira imagem que lhe vem à cabeça é daquele homem branco, alto, cabelos longos, barba bem feita, nariz afilado, olhos claros, túnica impecável, solteiro (as mocinhas iriam enlouquecer!), de família humilde, filho único, com uma mãe e um pai santos, bem educado, que nunca tivesse namorado na vida, nunca tivesse entrado em um lugar que não fosse santo, nunca houvesse se envolvido com nenhum tipo de droga, sem envolvimento político, que fosse católico (isso seria muito importante para nós, católicos.. e para os não-católicos?), que fosse "ligado" nas coisas do mundo globalizado, que tivesse resposta pra tudo... ... ... esqueci alguma coisa? Enfim, a minha pergunta... E se Jesus não preenchesse algum (ou alguns) pré-requisito(s) da sua "lista", será que você faria igual aos homens da época dEle? "Esse homem é um comilão e beberrão, e anda com cobradores de impostos e pecadores... Não corresponde ao perfil que esperamos..." Naquela época, eles esperavam que o Messias fosse um guerreiro que libertasse o povo judeu do poder de Roma.

        Hoje, nós esperamos a volta dEle, mas será que reconhecemos pelo menos a presença dEle nas pessoas, e em nós mesmos?

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário:

  1. Quem são os Loucos e os Fanfarrões de hoje?
    Somos Católicos. "Católicos praticante", estamos sempre na missas aos domingos, damos a nossa contribuição nas ofertas, somos dizimista. Sempre que podemos fazemos doações aos pobres, e necessitados. EU SOU CATÓLICO.

    Será que somos tão orgulhos das nossas praticas religiosas, como as autoridades religiosas do tempo de Jesus? E quem acusamos de Louco como João Batista foi acusado. Quem acusamos de fanfarrão como Jesus foi acusado. Quem são os Loucos e os Fanfarrões de Hoje? Onde eles estão? Quero estar com eles.

    Quero ser louco para amar o meu irmão. Quero beber com eles, comer, cantar, celebrar o amor.
    Quero partilhar o meu conhecimento com eles. Pois deles é o reino do céus.

    ResponderExcluir