Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 05 de novembro (Lucas 14,12-14)

O segredo da Felicidade

        O tema do Evangelho de hoje é a gratuidade dos nossos gestos. Jesus diz que você será FELIZ quando der algo a uma pessoa, e a mesma não tenha como lhe retribuir. Daí surgiram expressões como "Deus lhe pague", "há prazer maior em dar, do que em receber", entre outras... Mas vamos refletir um pouco se essas idéias e encaixam na nossa vida...

        Como humanos que somos, sujeitos a falhas, estamos propensos a agir, quase sempre, no intuito de receber algo em troca. Nem que seja apenas o reconhecimento do seu esforço. Se você prestar atenção nos seus gestos do dia-a-dia, vai perceber isso.

        Você já fez algo por alguém, e não recebeu nem um simples "obrigado"? Já fez doações e as pessoas nem sequer voltaram para agradecer? Já fez algo bom na sua casa, ou pelos seus amigos, ou no seu trabalho, e recebeu apenas um "não fez mais do que sua obrigação!"? E deve ter se sentido mal por isso, não é? Mas hoje Jesus vem dizer que você está a meio caminho da felicidade... só falta mais uma coisa: não colocar tanta expectativa nas pessoas.

        Eu levei muito tempo para aprender isso: quando esperamos algo das pessoas, seja em retribuição ou não, condicionamos a nossa felicidade a atitude dessa(s) outra(s) pessoa(s). Neste caso, surgem 3 possibilidades: 1) a atitude não corresponde à expectativa criada; 2) a atitude corresponde à expectativa criada; 3) a atitude supera a expectativa criada. E agora, a sua felicidade depende não mais de você, mas da resposta que esta pessoa vai lhe dar, de acordo com a sua expectativa com relação a ela.

        Então, o que fazer?

        Aprender a não criar MUITA expectativa nas pessoas. A expectativa, em excesso, aprisiona. É como se você estivesse amarrado a ela, tentando nadar. E quanto maior a expectativa, menor a corda que prende os dois, três, ou mais pessoas a você.

        Resumindo... Quer saber o segredo para a felicidade que Jesus fala nesse Evangelho? Seja responsável pela sua própria felicidade. Não a deposite completamente em outra(s) pessoa(s), pois quando ela fizer algo que lhe agrada, será um ato gratuito e livre... sem a pressão de ter que lhe agradar. Quanto maior a expectativa, maior a decepção que você poderá sofrer.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

 

P.S.: Nesse final de semana eu pude contar com a ajuda de duas pessoas especialíssimas: Manu e Rosinha. Manu fez a reflexão do dia 02 (sexta-feira de Finados) e 04 (domingo), e falou sobre o Sermão da Montanha lembrando que a recompensa de Deus é melhor que a recompensa dos homens, tudo a ver com o Evangelho de hoje. E Rosinha fez a reflexão do dia 03 (sábado), e falou que não devemos nos exaltar, mas que devemos nos colocar pequenos diante de Deus, para que Ele nos exalte. Quanta sabedoria nestas servas de Deus! Eu agradeço muito e me orgulho muito de poder contar com vocês! Que Deus abençoe a vida de vocês!



Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário