Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 08 de novembro (Lucas 15,1-10)

A ovelha e o pastor

        Hoje o Evangelho nos traz um tema fácil de entender, mas difícil de pôr em prática. Pra falar a verdade, é um verdadeiro desafio, se você passar a vê-lo por esse ponto de vista que eu andei pensando nesses últimos dias e vou compartilhar com vocês agora... Falaremos sobre o sair em busca da ovelha perdida...

        No aspecto espiritual, cada um de nós tem uma parte ovelha e uma parte pastor. Alguns têm a parte pastor mais desenvolvida. Outros são eternas ovelhas desgarradas. Outros, ainda, são ovelha e pastor da mesma pessoa... E assim, existem várias formas de ser pastor e ovelha. Entenda ovelha como aquela pessoa que precisa de alguém para lhe dar direcionamento. E pastor como sendo aquele que dá o direcionamento.

        Fazer-se ovelha é colocar-se na posição de quem está precisando de orientação. Todos nós, independente de idade, religião ou grau de instrução, precisamos de orientação... alguns mais, outros menos. Você reconhece que precisa de orientação? Que não tem todas as respostas? Pois é... Até você, tão inteligente, precisa de alguém com quem compartilhar as idéias... E terá sorte se conseguir encontrar o pastor ideal para você, que irá torná-lo uma pessoa melhor quando lhe aconselhar...

        Cada um de nós tem um respeito especial por algumas pessoas escolhidas à dedo... São as pessoas que admiramos. Durante muito tempo eu prestei atenção no meu comportamento e no das pessoas, e cheguei a uma conclusão: nós só escutamos com atenção aquelas pessoas que admiramos. Sempre que alguém vem me falar de alguém que está passando por problemas pessoais, e está precisando de orientação, eu sempre aconselho a chamar uma pessoa a quem ela admire. Nem sempre essa pessoa admirada é um amigo próximo, mas é um professor, um tio, um padre, um amigo mais velho... Enfim, são as pessoas que mais ajudaram na formação da nossa personalidade, principalmente durante a adolescência e juventude.

        Resgatar essa ovelha perdida nem sempre é fácil. Às vezes ela quer justificar que é melhor ficar perdida, porque voltar é muito doloroso, e exige MUDANÇAS... E toda mudança é difícil... Têm momentos em que o pastor acha que é melhor voltar para as 99 que estão no deserto... Mas o bom pastor sempre arruma forças, e não desiste de resgatar a ovelha perdida... Só sabe a alegria de conseguir trazer essa ovelha de volta aquele que a trouxe.

        Procure ser ovelha das pessoas certas... e procure ser um bom pastor para as pessoas que lhe confiaram essa missão... A boa ovelha escuta com atenção porque admira o seu pastor... O bom pastor conduz a ovelha sempre para o melhor caminho, e mesmo que a ovelha não entenda, irá segui-lo porque confia.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário