Pesquisar neste blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 12 de novembro (Lucas 17,1-6)

O escândalo, o perdão e a fé

        Qual a opinião de Jesus sobre esses assuntos?

        Quanto ao escândalo, Jesus repreende severamente quem escandaliza os seus "pequeninos". "Seria melhor que amarrassem uma pedra no seu pescoço e o atirassem no mar." Isso é forte! Para entender isso, precisamos conceituar "pequeninos" e "escândalo". Por "pequenino" eu entendo que seja aquela pessoa que não tem o discernimento para formar sua própria opinião sobre todos os assuntos, e aceita idéias formadas daquelas pessoas que lhe convencem. E "escândalo" seria uma forma chocante e intencional de transmitir uma idéia. Escândalos sempre aconteceram e sempre irão acontecer, mas a discrição é o melhor caminho sempre... Jesus não dava shows, mas realizava seus prodígios discretamente. Assim devemos fazer também...

        Quanto ao perdão, quantas vezes devemos dá-lo? Quantas vezes a pessoa se arrepender do que fez. Essa é a resposta de Jesus. Não devemos perdoar porque somos bons, ou porque a outra pessoa mereça o perdão, mas porque Jesus pediu. Então, quando alguém lhe prejudicar, e voltar arrependido, pense nisso.

        Por fim, o pedido que os discípulos fizeram hoje, deixou Jesus bastante chateado! O pedido foi simples: "Aumenta nossa fé." É o pedido que muitos de nós (inclusive eu) já fizemos muitas vezes em oração, e até na missa. Primeiro precisamos entender que FÉ é acreditar em algo que não se vê. A resposta de Jesus para os discípulos foi num tom chateado. Eu imagino a cena: os discípulos fazendo o pedido, e Jesus olhando para eles como se não quisesse acreditar no pedido... Ele deve ter pensado: "Aumentar a fé de vocês? MEUS FILHOS! PRA AUMENTAR É PRECISO PRIMEIRO TER FÉ! Vocês estão o tempo todo aqui comigo, vendo os cegos voltarem a enxergar, os coxos voltarem a andar! O que querem mais???" E aí foi que disse: "Se vocês tivessem fé (ou seja, eles não tinham!), poderíeis dizer a essa amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar.' E ela vos obedeceria." Minha mãe classificaria a resposta que Ele deu aos discípulos como "malcriada". É perceptível que Ele se chateou. Mas ao mesmo tempo, Ele deu uma resposta que nos faz pensar... Se eu dissesse a você que arranquei uma amoreira e a plantei no mar, você teria FÉ em mim? SE EU DISSER A VOCÊ QUE VOCÊ SERÁ (OU ESTÁ) CURADO, VOCÊ TERÁ FÉ EM MIM? Para as pessoas acreditarem em você, é preciso que, antes de qualquer coisa, VOCÊ ACREDITE NO QUE ESTÁ DIZENDO. Como lido diariamente com alunos e pacientes, eu posso afirmar com propriedade: A NOSSA SEGURANÇA NO FALAR E NO AGIR É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A CONFIANÇA E A FÉ QUE AS PESSOAS TÊM EM NÓS.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger! É GRÁTIS! Assine já!

3 comentários:

  1. Olá Meu caro irmão Jailson!
    Paz e Bem!

    Sempre que posso leio as suas reflexões, e quero parabenizá-lo por tão simples, belos e inteligentes comentários, realmente você é um ungido de Deus, peço a Deus que continue te iluminando com o teu Espírito Santo para que a palavra do Senhor possa fazer morada nos corações dos homens. Se possível gostaria de receber tuas reflexões pelo e-mail lietemadeiro@hotmail.com. Breve falaremos pelo mesmo.
    Um afetuoso abraço
    Que a paz do Senhor esteja sempre contigo.
    Liete

    ResponderExcluir
  2. Jailson você poderia enviar-me uma dinâmica que seja relacionada ao evangelho de Lucas 17,1-6, para ser aplicada a um grupo de adulto da igreja católica. Se puder envie-me por e-mail até o dia 04/11/2011. Meu e-mail lietemadeiro@hotmail.com
    Obrigada e fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Que Deus continue a lhe iluminar e a derramar graças em sua vida.

    ResponderExcluir