Pesquisar neste blog

domingo, 18 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 18 de novembro (Lucas 21,5-19)

Uma profecia e uma promessa

        Estamos no finalzinho do Ano Litúrgico da nossa Igreja Católica, às portas do Tempo do Advento, no qual iremos nos preparar para o Natal do Senhor e também para a sua segunda vinda. No Evangelho desse domingo Jesus nos traz uma profecia e uma promessa. A profecia é sobre o fim dos tempos. E a promessa é sobre como Ele recompensará aqueles que se mantiverem fiéis a sua Palavra.

        O povo cristão passou por uma fase de grande tribulação nos primeiros anos do cristianismo. Muitos foram martirizados por causa de Jesus. E a Igreja só sobreviveu por causa da coragem dessas pessoas, que resistiram e mantiveram a fé, apesar de todas as adversidades. E como Jesus disse... não foi o fim, ainda.

        Estamos aguardando a segunda vinda de Jesus, e essa, de fato, será definitiva. Ele diz que deverão acontecer guerras, países irão guerrear entre si, e em meio a tantas tribulações irão aparecer pessoas dizendo que Jesus está aqui ou ali. Não deveremos segui-los. Só precisamos nos manter fiéis ao que Ele já nos ensinou, e deixarmos que o Espírito Santo nos conduza.

        Serão tempos difíceis... Não sabemos se essa profecia acontecerá logo ou vai demorar... Mas temos uma promessa: "Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida." Tomemos o exemplo do próprio Jesus, que quando estava sendo julgado injustamente, permaneceu firme, sereno, humilde e amou até aqueles que machucaram seu corpo e seu espírito... Que saibamos ser assim na nossa casa, no nosso trabalho, no nosso estudo, no nosso namoro, nas nossas amizades, no nosso quarto...

        Quer saber o tamanho da sua fé? Veja o quanto você consegue suportar essas tribulações se mantendo firme no propósito de seguir os ensinamentos de Jesus. Quanto mais você se manter fiel, maior a sua fé. Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal. Na última palestra de Padre Léo, ele disse: "Eu já tinha pena de gente feia, agora eu tenho pena mesmo é de gente que não tem fé... Esse pode ter todos os bens materiais, mas não tem NADA. E aquele que tem a FÉ, pode não ter nenhum bem material... pode perder até a saúde, mas tem TUDO!" E essas foram palavras de um verdadeiro santo, de alma jovem, que estava em fase terminal de câncer e se manteve fiel até o fim. Ele perdeu todos os cabelos da cabeça... mas Deus guardou um por um, para devolvê-los lá no céu...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

3 comentários:

  1. para mim é muito rica a palavra,mais ainda fica quando partilhada.Ser como Joaõ humilde,e ser esta voz que clama falando deste Deus Amor.

    ResponderExcluir
  2. A nossa Igreja Católica Apostolica Romana, ainda prefere desvia da palavra de vida eterna no tocante ao capítulo 21; versículo 5 "o fim ainda não chegou" e versículo 12 do mesmo capítulo " A coragem do testemunho.
    No versículo 5 fala-se sobre templos sendo erguidos com pedras bonitas, no versículo 12 " Fala-se sobre a perseguição aos Cristãos, serão presos os que falam a palavra sem tirar uma vírgula e da morte de quem é fiel a palavra.
    Por fim, vejo ainda a nossa igreja preocupada em erguer templos com pedras bonitas, vejo a nossa igreja com discurso de que não podemos falar a verdade, pois podemos gerar discriminação, discriminação ao dizer a uma pessoa que encontra-se dentro do templo de Deus que ela deve adorar somente a Cristo e não em Iemanjá e outros tantos Santos e orixás. Por não ouvi dos nossos Padres tais verdade estás pessoas saem da Igreja dizendo e achando que é Católica Apostolica Romana, pecadores todos nós cristão e não cristão somos e seremos,no entanto, para ser Cristão precisamos falar a verdade que se mantém viva na Sagrada Escritura não existi Católico praticantes e não praticante o que existe são pessoas sem fé em Cristo que de vez em quando assistem missas e vão a igreja e que logo após colocam pratos de comida para os seus orixás e Santos.
    Por fim, que a nossa Igreja Católica se mantenha integra ao capítulo 21, versículos 5 e 12 do Evangelho de são Lucas e não deixe que a questão cultural prevaleça sobre a verdade.
    "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

    ResponderExcluir
  3. 'Eu gostaria de reformular algo escrito no artigo quando você diz:[...]Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal.[...]. A fé, sim, ela é dom de Deus! "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é Dom de Deus." Efésios 2: 8; Paulo se refere à salvação dada pela graça divina (Dom de Deus), mas essa graça é uma consequência da fé. A fé ela vem de Deus, passa pelo homem & retorna para Ele. Não é algo existencial da 'qualidade' ou decisão humana.

    ResponderExcluir