Pesquisar neste blog

domingo, 25 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 25 de novembro (Lucas 23,35-43)

Jesus: o nosso Rei!

        Este é o último domingo do ano litúrgico 2007. Hoje, celebramos a Festa de Cristo Rei: o dia em que reconhecemos que Jesus é o NOSSO REI. Atualmente, ninguém sabe mais o que significa ter um Rei, mas antigamente a monarquia era o sistema de governo mais comum entre as nações. As pessoas reverenciavam o seu rei acima de qualquer coisa, e eram capazes de morrer e matar por ele.

        Quem não se lembra daqueles filmes em que os valentes cavaleiros, com suas armaduras, espadas e escudos lutavam bravamente sob o comando do seu rei... que liderava com imponência o seu exército... Eles juravam lealdade ao seu Rei, e obedeciam cegamente às suas ordens e vontades. A tradição virou até uma brincadeira de criança... No interior do nordeste, quem não brincou de "seu rei mandou dizer..."? A criança mais velha do grupo era o mensageiro do rei, e todas as ordens do rei, os súditos tinham que obedecer... Era mais ou menos assim:

Mensageiro: Abacaxi!

Súditos: Xi!

Mensageiro: Maracujá!

Súditos: Já!

Mensageiro: Quando eu mandar?

Súditos: Vou!

Mensageiro: E se não for?

Súditos: Apanha!

Mensageiro: Seu rei mandou dizer que todo mundo tem que subir agora naquele pé de goiaba. (por exemplo)

        E todo mundo tinha que subir no pé de goiaba. Quem não subisse, tinha que espalmar a mão, e cada um dava um tapão na palma da mão do "súdito desobediente". A brincadeira sempre acabava com alguma das crianças menores chorando por causa de um tapa mais forte de uma criança maiorzinha... Brincadeiras de meninos sempre foram violentas mesmo... =/

        Mas em todo o clima de festa que celebramos hoje, o Evangelho relembra uma cena do calvário, na qual Jesus é caçoado três vezes: pelos chefes dos fariseus, pelos soldados romanos e pelo ladrão mau. Todos insultavam Jesus dizendo que se Ele fosse mesmo o Rei, o Cristo, o Escolhido de Deus, que descesse da cruz. E em meio a todos esses insultos, apenas uma pessoa teve coragem de defendê-lo: o bom ladrão, que repreendeu o seu companheiro dizendo: "Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal" E acrescentou: "Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado." Este "coitado" poderia ter ficado calado, já que não tinha mais nada a ganhar ou perder... E aqui eu abro o primeiro ponto de reflexão: Você defenderia o seu Rei numa situação adversa? Quando todos estão "insultando" Jesus, você: 1) engrossa o coro? 2) se omite para não ser o "diferente" do grupo? 3) repreende aqueles que "zombam" do seu Rei?

        A recompensa de Jesus para quem faz como o bom ladrão: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso." No momento mais difícil da vida de qualquer pessoa, aqueles que lhe estendem a mão, jamais serão esquecidos!

        A mensagem de hoje é para que nós reconheçamos Jesus como nosso Rei. Que sejamos seus súditos, seu exército, defendendo e obedecendo a Ele em todos os momentos.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

Um comentário:

  1. todo joelho se dobrará e tda lingua proclamará que jesus cristo ó e senhor, quero viver tua palavra, quero ser cheia do teu esipirito mas só te peço livra-me do mal

    ResponderExcluir