Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Santo André, pescador de homens (Mt 4,18-22)

Santo André: pescador de homens

O Evangelho dessa sexta-feira difere da temática desta semana, na qual estamos refletindo sobre o fim dos tempos. A exceção foi aberta porque hoje é o dia de um santo muito querido: Santo André.

Das passagens em que André é citado nos Evangelhos, a Igreja escolheu aquela em que ele foi chamado para ser "pescador de homens". Ele era irmão de Simão Pedro, e foi um dos primeiros a ser chamado para fazer parte da seleção de Jesus. Estava pescando com seu irmão no momento em que ambos foram convocados por Jesus.

No Evangelho de João, André é citado 4 vezes. Mas é durante a multiplicação dos pães, a única cena em que vemos André se pronunciar a Jesus: "Está aqui um menino que tem 2 pães de cevada e dois peixes. Mas que é isto para tanta gente?" (Jo 6,8-9)

Diz a tradição que sua marca registrada era a coragem e a alegria. Ele morreu mártir, numa cruz em forma de X, na Acáia, após ter pregado o Evangelho e fundado igrejas na região do Mar Cáspio e Negro.

Neste dia de Santo André, Jesus vem "interrompê-lo" no seu trabalho para chamá-lo: "Segui-me. E eu farei de vós pescadores de homens." Esse chamado também é para mim e para você. Jesus não buscou pessoas sábias, nem ricas... não procurou pessoas desocupadas, nem tampouco preparadas para entender a sua mensagem... não buscou guerreiros armados, nem pediu o currículo... Apenas fez o que diz aquela linda canção...

"Senhor, tu me olhaste nos olhos... a sorrir, pronunciastes meu nome... lá na praia, eu larguei o meu barco... junto a Ti, buscarei outro mar..."

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário