Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Santo André, pescador de homens (Mt 4,18-22)

Santo André: pescador de homens

O Evangelho dessa sexta-feira difere da temática desta semana, na qual estamos refletindo sobre o fim dos tempos. A exceção foi aberta porque hoje é o dia de um santo muito querido: Santo André.

Das passagens em que André é citado nos Evangelhos, a Igreja escolheu aquela em que ele foi chamado para ser "pescador de homens". Ele era irmão de Simão Pedro, e foi um dos primeiros a ser chamado para fazer parte da seleção de Jesus. Estava pescando com seu irmão no momento em que ambos foram convocados por Jesus.

No Evangelho de João, André é citado 4 vezes. Mas é durante a multiplicação dos pães, a única cena em que vemos André se pronunciar a Jesus: "Está aqui um menino que tem 2 pães de cevada e dois peixes. Mas que é isto para tanta gente?" (Jo 6,8-9)

Diz a tradição que sua marca registrada era a coragem e a alegria. Ele morreu mártir, numa cruz em forma de X, na Acáia, após ter pregado o Evangelho e fundado igrejas na região do Mar Cáspio e Negro.

Neste dia de Santo André, Jesus vem "interrompê-lo" no seu trabalho para chamá-lo: "Segui-me. E eu farei de vós pescadores de homens." Esse chamado também é para mim e para você. Jesus não buscou pessoas sábias, nem ricas... não procurou pessoas desocupadas, nem tampouco preparadas para entender a sua mensagem... não buscou guerreiros armados, nem pediu o currículo... Apenas fez o que diz aquela linda canção...

"Senhor, tu me olhaste nos olhos... a sorrir, pronunciastes meu nome... lá na praia, eu larguei o meu barco... junto a Ti, buscarei outro mar..."

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 29 de novembro (Lucas 21, 20-28)

Jesus nos prepara para sua vinda

Jesus ainda estava com seus discípulos quando os adverteu sobre o dia em que ele voltará sobre as nuvens com poder e glória. Para muitos esse dia seria/será o dia da salvação/recompensa, para tantos outros, porém, será o dia do "acerto de contas". Nem todos estarão preparados para a vinda de Jesus, bem como nem todos estão conscientes dos sinais que aparecerão neste dia. Jesus é bem claro quando fala que "esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras", e descreve cada um dos acontecimentos. Jesus veio ao mundo para nos mostrar que podemos ser santos, mas principalmente para nos tirar do pecado, nos purificar com seu sangue redentor, e a sua volta para este mundo não será com outro intuito que não o de tomar para si os que são seus e separar de si os que não o pertencem. Aos que não estarão prontos para vinda de Jesus, estes cairão em desespero e serão chamados infelizes. Mas aos que estarão preparados, "levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima".

Manuele Jardim



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

Reflexão: Evangelho do dia 28 de novembro (Lucas 21, 12-19)

Fé Inabalável

 ...
14
Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater...

... 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"

Talvez hoje eu esteja destacando esta parte do Evangelho, pois tenho a certeza de que estou vivenciando na carne isto. Todos nós precisamos exercitar a nossa fé, para que ela crie em nós esta certeza, gerando assim uma esperança verdadeira Naquele que não nos decepciona, não nos magoa, não nos fere e não nos abandona. Muitas vezes nos pegamos colocando e depositando a nossa confiança nas pessoas, mas sabemos que todos nós temos a concupiscência enraizada, e que geraremos decepções pelas nossas falhas. Estas falhas só são corrigidas, porque não perderemos a dignidade, muito menos o direito de sermos felizes, por cairmos, mas sim, reconhecendo a Jesus, como modelo vivo e atual, onde nos propõe firmeza para ganharmos a vida. Então concluo, só ganharemos a vida, se formos firmes na fé, pois Ele cuida de nós.

 Deus te guarde,

 Raoni

raonimendes@hotmail.com

"Tu Jesus, és o grande símbolo da juventude. Tua vida, entregue por amor, foi a prova de que vale a pena viver por uma grande causa"



Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger! É GRÁTIS! Assine já!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 27 de novembro (Lucas 21,5-11)

A profecia do fim dos tempos

        Estamos na última semana desse Ano Litúrgico de 2007 da nossa Igreja Católica, às portas do Tempo do Advento, quando iremos nos preparar para o Natal do Senhor e também para a sua segunda vinda. No Evangelho desse domingo Jesus nos traz uma profecia sobre o fim dos tempos.

        O povo cristão passou por uma fase de grande tribulação nos primeiros anos do cristianismo. Muitos foram martirizados por causa de Jesus. E a Igreja só sobreviveu por causa da coragem dessas pessoas, que resistiram e mantiveram a fé, apesar de todas as adversidades. E como Jesus disse... não foi o fim, ainda.

        Estamos aguardando a segunda vinda de Jesus, e essa, de fato, será definitiva. Ele diz que deverão acontecer guerras, países irão guerrear entre si, e em meio a tantas tribulações irão aparecer pessoas dizendo que Jesus está aqui ou ali. Não deveremos segui-los. Só precisamos nos manter fiéis ao que Ele já nos ensinou, e deixarmos que o Espírito Santo nos conduza.

       Quer saber o tamanho da sua fé? Veja o quanto você consegue suportar essas tribulações se mantendo firme no propósito de seguir os ensinamentos de Jesus. Quanto mais você se manter fiel, maior a sua fé. Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal. Na última palestra de Padre Léo, ele disse: "Eu já tinha pena de gente feia, agora eu tenho pena mesmo é de gente que não tem fé... Esse pode ter todos os bens materiais, mas não tem NADA. E aquele que tem a FÉ, pode não ter nenhum bem material... pode perder até a saúde, mas tem TUDO!" E essas foram palavras de um verdadeiro santo, de alma jovem, que estava em fase terminal de câncer e se manteve fiel até o fim. Ele perdeu todos os cabelos da cabeça... mas Deus guardou um por um, para devolvê-los lá no céu...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Reflexão: Evangelho do dia 26 de novembro (Lucas 21,1-4)

Você oferta tudo o que tem (e o que é) a Deus?

        O Evangelho de hoje vem nos perguntar: o que estamos oferecendo a Deus em retribuição a tudo o que Ele faz por nós? Vejamos as entrelinhas dessa passagem bíblica...

        Jesus estava no templo com seus discípulos e "erguendo os olhos, viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo". Lucas fez questão de lembrar que Jesus "ergueu os olhos", para deixar claro que Jesus tinha ido ao Templo para orar. Mas como Ele sempre estava atento em todas as situações, buscando oportunidades para evangelizar, aproveitou para tirar uma lição das pessoas que depositavam suas ofertas.

        "Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver." Fico imaginando: o que se passa na cabeça de uma pessoa que oferta tudo o que tem para viver? Talvez entendendo isso, seja possível encontrar uma nova forma de enxergar o que temos (ou achamos que temos)...

        Olhe que interessante: Você sabia que existem crianças que economizam as moedinhas em seu cofrinho o ano inteiro, e no final do ano, pedem aos pais para dar todo o conteúdo do cofrinho a Deus, para ajudar outras pessoas? Claro que é quase impossível uma criança rica fazer isso, porque desde cedo ela aprende que o mais importante que elas podem ter é o dinheiro. Quanto mais, melhor! Mas uma criança que aprende a ser solidária desde cedo, não se apega ao dinheiro. E como é bonito entender que não é o dinheiro que traz a felicidade. Às vezes pensamos que todo rico é feliz. Puro engano... Padre Léo disse certa vez em uma de suas pregações: "...nessa 'profissão' que eu abracei, às vezes a gente é obrigado a lidar com gente muito rica, e eu pude observar uma coisa em comum nessas famílias: nenhuma é feliz. Sempre tem um filho que não fala com o pai, um marido que trai a esposa, a esposa que vive na dependência dos anti-depressivos... aí vivem naquela mansão, e depois os filhos saem de casa, e fica só o casal vivendo naquela síndrome da casa abandonada... que os filhos só vão lá de vez em quando, quando vão..."

        Jesus já disse: "Ninguém pode servir a dois senhores. Ou você serve a Deus ou ao dinheiro." Então todo rico já está condenado? Não. A riqueza que é fruto do trabalho honesto e que serve para trazer as pessoas para perto de Deus é uma fonte de bênçãos...

        Dar tudo o que tem não seria colocar tudo o que somos e o que possuímos a serviço do Reino de Deus? Separar não a sobra, mas a melhor parte do nosso tempo, nossa inteligência, do fruto do nosso trabalho... para ajudar a construir o Reino de Deus aqui nesse mundo.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

domingo, 25 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 25 de novembro (Lucas 23,35-43)

Jesus: o nosso Rei!

        Este é o último domingo do ano litúrgico 2007. Hoje, celebramos a Festa de Cristo Rei: o dia em que reconhecemos que Jesus é o NOSSO REI. Atualmente, ninguém sabe mais o que significa ter um Rei, mas antigamente a monarquia era o sistema de governo mais comum entre as nações. As pessoas reverenciavam o seu rei acima de qualquer coisa, e eram capazes de morrer e matar por ele.

        Quem não se lembra daqueles filmes em que os valentes cavaleiros, com suas armaduras, espadas e escudos lutavam bravamente sob o comando do seu rei... que liderava com imponência o seu exército... Eles juravam lealdade ao seu Rei, e obedeciam cegamente às suas ordens e vontades. A tradição virou até uma brincadeira de criança... No interior do nordeste, quem não brincou de "seu rei mandou dizer..."? A criança mais velha do grupo era o mensageiro do rei, e todas as ordens do rei, os súditos tinham que obedecer... Era mais ou menos assim:

Mensageiro: Abacaxi!

Súditos: Xi!

Mensageiro: Maracujá!

Súditos: Já!

Mensageiro: Quando eu mandar?

Súditos: Vou!

Mensageiro: E se não for?

Súditos: Apanha!

Mensageiro: Seu rei mandou dizer que todo mundo tem que subir agora naquele pé de goiaba. (por exemplo)

        E todo mundo tinha que subir no pé de goiaba. Quem não subisse, tinha que espalmar a mão, e cada um dava um tapão na palma da mão do "súdito desobediente". A brincadeira sempre acabava com alguma das crianças menores chorando por causa de um tapa mais forte de uma criança maiorzinha... Brincadeiras de meninos sempre foram violentas mesmo... =/

        Mas em todo o clima de festa que celebramos hoje, o Evangelho relembra uma cena do calvário, na qual Jesus é caçoado três vezes: pelos chefes dos fariseus, pelos soldados romanos e pelo ladrão mau. Todos insultavam Jesus dizendo que se Ele fosse mesmo o Rei, o Cristo, o Escolhido de Deus, que descesse da cruz. E em meio a todos esses insultos, apenas uma pessoa teve coragem de defendê-lo: o bom ladrão, que repreendeu o seu companheiro dizendo: "Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal" E acrescentou: "Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado." Este "coitado" poderia ter ficado calado, já que não tinha mais nada a ganhar ou perder... E aqui eu abro o primeiro ponto de reflexão: Você defenderia o seu Rei numa situação adversa? Quando todos estão "insultando" Jesus, você: 1) engrossa o coro? 2) se omite para não ser o "diferente" do grupo? 3) repreende aqueles que "zombam" do seu Rei?

        A recompensa de Jesus para quem faz como o bom ladrão: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso." No momento mais difícil da vida de qualquer pessoa, aqueles que lhe estendem a mão, jamais serão esquecidos!

        A mensagem de hoje é para que nós reconheçamos Jesus como nosso Rei. Que sejamos seus súditos, seu exército, defendendo e obedecendo a Ele em todos os momentos.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 24 de novembro (Lucas 20, 27-40)

A RESSURREIÇÃO COMO META!!!

          O tema de hoje é Ressurreição. Com esse evangelho o Senhor vem nos recordar Sua maior promessa, quando ao morrer pregado em uma cruz, por amor a humanidade, nos presenteou com a Salvação das nossas almas e com a criação de um Reino de Amor no céu.

          Quando Jesus responde aos saduceus: "Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram." Ele esclarece a todos nós que existe uma vida após a morte e que para participar dela é necessário ser DIGNO, ou seja, ter retidão de pensamentos, atos e palavras. Uma vez morto, cada um de nós será julgado, seja você casado, viúvo, solteiro, freira, padre, diácono, enfim, o seu estado de vida não será condição de salvação, porém a sua história de vida, sim!!!

          Portanto, a meta de todo cristão durante a vida na Terra tem que ser alcançar o céu!!! Antes de conhecer a Deus eu ouvia as pessoas falarem do céu, mas aquilo parecia algo muito distante para mim. Até que um dia, Deus entrou na minha vida em um momento de muito sofrimento e a única certeza que eu tive a partir da perda da minha mãe era que ela estaria no céu ao lado do Senhor e que naquele lugar, como diz a palavra de Deus hoje, ela não morreria mais e seria um anjo na minha vida e na vida da minha família. Acreditando nisso, passei a lutar aqui na Terra por um lugar no céu, pois o meu maior sonho é poder participar desse Reino de Amor e chegando lá poder reencontrar minha mãe e todos os meus irmãos em Cristo Jesus.

          Para que isso aconteça, é necessário que eu e cada um de vocês busquemos as coisas do alto, lutemos contra o pecado e contra tudo que possa nos afastar da dignidade de sermos filhos de Deus. Precisamos acreditar, verdadeiramente, na ressurreição dos mortos para que a cada dia o nosso desejo de amar e de ser santo possa crescer em nossos corações e nos impulsionar rumo ao lindo céu!!!

 

Deus os abençoe ricamente!!!!

Rosa Camila

rosac12@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Reflexão: Evangelho do dia 23 de novembro (Lucas 19,45-48)

Jesus expulsa quem transforma a Casa de Deus em Comércio

        A leitura de hoje nos desperta dois pontos bastante interessantes e comuns nos dias de hoje: a ganância e a inveja. Quando Jesus nos fala no evangelho de São Lucas: "Está escrito: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões"; é possível imaginar uma tristeza no rosto deste homem santo, bondoso e piedoso que, ao ver pessoas necessitadas sendo humilhadas e exploradas. Ele demonstra-se indignado com os poderosos e comerciantes da época, não muito diferentes de alguns atuais, que querem obter ganhos ilícitos por causa das ambições desmedidas. Estas pessoas acabam por profanar o templo de Deus, transformando-o em antro de perdição: ladrões que não utilizam o templo para orar, mas para explorar os outros; sumos sacerdotes e mestres da Lei que deveriam pregar o amor, mas planejam o assassinato do Filho de Deus, impulsionados pela inveja da sabedoria e carisma de Jesus, pois todos ficavam fascinados ao ouvir suas palavras e também admiravam seus gestos.

 

Manuele Jardim

manuelejp@hotmail.com



Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 22 de novembro (Lucas 19,41-44)

As lágrimas de Jesus...

        O choro sincero é o que há de mais comovente nesse mundo... Não é à toa que têm pessoas que ao verem outra chorando, já choram junto... sem nem saber por quê... Se ver alguém chorando já é comovente, imagine a cena do Evangelho de hoje: Jesus vem chegando a Jerusalém, e ao vê-la... começa a chorar........

        Eu te convido a respirar fundo e imaginar a cena: Jesus parado sobre uma colina, olhando para Jerusalém... o lugar onde Ele sabia que iria morrer dentro de poucos dias... mesmo tendo feito tanto bem... levado a mensagem de amor e esperança a tantas pessoas... curado tantas doenças físicas e espirituais... acolhido e perdoado tantos pecadores... Naquele momento, o filme da vida dEle deve ter passado inteirinho em sua mente... a infância em Nazaré... a adolescência... a juventude... o amadurecimento físico e espiritual... suas viagens... seus amigos... devem ter sido minutos incalculáveis os que Ele ficou contemplando ao longe a cidade que seria o cenário da sua morte. Sabendo disso, Ele poderia ter decidido voltar atrás, mas, com lágrimas nos olhos, e rolando lentamente pela face, aquele gigante dizia... "Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!"

        Meu irmão! Minha irmã! Essa lágrima de Jesus é para você que está, hoje, sem paz no coração... Seu coração está agitado? Cansado? Atribulado? Você não consegue encontrar a Paz? A Esperança? Falta a Fé? Ah, meu irmão... Se tu compreendesses... Se compreendesses...

        Hoje eu trago uma canção de Adriana para ajudar a nossa reflexão... O seu coração será visitado hoje por aquele Jesus, com lágrimas nos olhos... Será que você vai reconhecê-lo?

 

Jailson Ferreira

Jailsonfisio@hotmail.com



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 21 de novembro (Mateus 12,46-50)

Quer ser irmão ou mãe de Jesus? Você pode!

        Não houve e acredito que não conheçamos uma pessoa que, mesmo com toda sua humanidade, teve uma confiança plena em fazer a vontade do Pai. Para que Jesus chegasse, houve um grande, verdadeiro, sincero e ousado SIM, sem impor limitações ou condições. Esta pessoa foi Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe. Durante esta reflexão de hoje façamos este paralelo em nossa vida, com o que Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

        Muitos pensam que Jesus foi descortês com Maria, mas isto será explicado melhor no final desta reflexão, por Santo Agostinho. Queremos agora é poder perceber, em nosso dia-a-dia, quando estamos ou não fazendo a vontade do Pai... pedindo a graça de nos apresentar como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor faça-se, em mim, segundo a Sua vontade". Podemos acordar todos dias e proclamar isto ao Senhor: "Faça-se em mim, no dia de hoje, segundo a Sua vontade." Fazendo assim, conseguiríamos enxergar com outros olhos a nossa vida. Na prática, como funcionaria? Vejamos...

        Ao sair de casa, em seu carro, no trânsito, alguém lhe tranca! Ou até mesmo com um compromisso marcado, você pega um congestionamento que lhe tira do sério... Se ao acordar você proclamou a oração de Maria, imediatamente você colocará estas situações humanas no plano espiritual... Claro, sem se alienar, viu? Mas é óbvio que isto, inclusive, melhoraria a nossa qualidade de vida.

        E é para isso que Deus nos criou: para a felicidade. Para amar, e amando, sentir-se amado. Portanto irmãos, se assim Deus me permite chamá-los, mesmo não nascendo da mesma mãe, busquemos nos aplicar a viver a palavra de Deus por completo, e deixar que ela faça seu efeito em todas as áreas de nosso viver.

 

Santo Agostinho (†430)

        "O hábito de nossa Escritura santa, com efeito, é de não restringir esse nome de 'irmãos' unicamente aos filhos nascidos do mesmo homem e da mesma mulher... É preciso penetrar o sentido das expressões empregadas pela Sagrada Escritura. Ela tem sua maneira de dizer. Possui sua linguagem própria. Quem ignora essa linguagem pode ficar perturbado e perguntar-se: 'Então, o Senhor tem irmãos?' 'Será que Maria teve ainda outros filhos?' Não! De modo algum! (...)
        Qual é, pois, a razão de ser da expressão 'irmãos do Senhor'? Irmãos do Senhor eram os parentes de Maria... Como se demonstra isso? Pela própria Escritura, que chama, por exemplo, Lot de irmão de Abraão (Gen 13,8 e 14,14). Ele era tio de Lot, e, todavia, chamam-se ambos de irmãos, unicamente por serem parentes. Também Labão era tio de Jacó, por ser irmão de Rebeca, esposa de Isaac. Lede a Escritura e vereis que tio e sobrinho tratavam-se de irmãos."

 

Ótimo dia.
Raoni Mendes

raonimendes@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 20 de novembro (Lucas 19,1-10)

Como preencher o vazio que há dentro de nós?

        O Evangelho de hoje conta a história de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. A maior lição que devemos levar para a nossa vida, partindo desse Evangelho é que nada que venha de fora poderá substituir o vazio que tem dentro do nosso coração, a não ser Jesus.

        Zaqueu era um homem muito rico, que conseguiu parte dessa riqueza por meios ilícitos, roubando. Mas lá no fundo, Zaqueu queria conhecer Jesus, porque ele tinha chegado a uma conclusão: toda essa riqueza que ele acumulou, não tinha o poder de torná-lo feliz... não preenchia o vazio de dentro do seu coração. Muitas vezes nós temos essa falsa impressão: quando eu for rico, serei feliz. Que triste ilusão... Zaqueu percebeu isso, e resolveu dar metade de seus bens para os pobres. Era o excesso... E também decidiu devolver 4 vezes mais, aos que tinha roubado. Realmente, ele entendeu a mensagem. Desta vida não levaremos nada que esteja fora de nós...

        Mas então é pecado possuir bens? Não! Desde que sejam fruto do trabalho honesto, e também sirvam para fins sociais, ou seja, para tentar diminuir o estado de pobreza do mundo em que vivemos. Jesus mesmo disse que sempre existirão pobres no mundo, então mesmo que muitos ricos se decidam em dar metade dos seus bens, a pobreza continuará a existir... Então por que fazer isso? Porque o que você tem em excesso, é o que está faltando na mesa, no prato de um pobre. Daí surgem os marginalizados que, por falta de condições dignas de vida, entram no submundo do crime, da prostituição...

        A grande lição de hoje é: não buscar preencher o vazio que tem dentro de nós com coisas materiais, mas com as coisas do alto. E que aprendamos a compartilhar, pois já dizia Jesus: há mais prazer em dar, do que em receber... Só quem sente realmente esse prazer, é que pode dizer que não tem apego às coisas materiais...

        Vai aqui o trecho inicial de uma pregação do saudoso Padre Léo sobre esse Evangelho (9 minutos). E no segundo arquivo (12 minutos) vai uma bela estória que ele contou para ilustrar como é a vida de quem vive no consumismo e materialismo dos dias de hoje...

Pregação (Início) –

Pregação (Final) –

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmai.com



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 19 de novembro (Lucas 18,35-43)

Roteiro de Cura Interior

        O que você vai ler nas próximas linhas é um roteiro de cura interior baseado no Evangelho de hoje. Enquanto lê, procure ver em que área da sua vida ele se aplica.

        Primeiro ponto: O cego estava na beira da estrada, pedindo esmolas, quando vem a multidão e ele descobre que Jesus está passando. Ele sabe que essa pode ser a sua única chance de ser curado, e começa a gritar por Jesus. Mesmo que as pessoas tentem fazê-lo se calar, ele grita cada vez mais alto, até Jesus ouvi-lo. ISSO É QUE É TER FÉ! Será que nós temos essa fé ativa? Que grita e clama até conseguir ser ouvido? Ou nossa fé é passiva, que espera que Jesus consiga nos enxergar lá no final da multidão, e venha até nós para resolver nosso problema? Quando Jesus passar, não perca a oportunidade, grite!!! Pode ser que Ele não passe novamente...

        Segundo ponto: Quando Jesus percebeu que aquele homem não iria desistir, parou e mandou que o trouxessem até Ele. O cego foi trazido no meio de toda aquela multidão... Todos puderam ver que ele enfrentaria qualquer situação para conseguir a sua cura. Ele não podia ver, mas certamente deve ter ouvido as pessoas fazerem comentários sobre a sua sujeira, o seu pecado... que se ele estava daquele jeito é porque mereceu aquele castigo de Deus... Mas ele atravessou a multidão, e isso já foi uma parte do processo de cura. O que isso quer dizer? Que para conseguirmos a cura do nosso problema, também temos que atravessar a "via crucis" que esse cego atravessou. Não precisa ser necessariamente uma multidão... Mas NÓS PRECISAMOS FAZER O NOSSO SACRIFÍCIO, PARA QUE JESUS POSSA FAZER A PARTE DELE. O sacrifício do cego foi gritar por Jesus (bem alto!) e atravessar a multidão, para chegar a Jesus. Parece pouco? Experimenta se colocar no lugar do cego... Você teria coragem de clamar por Jesus e atravessar uma multidão, expondo o seu problema a todos, escutando os comentários das pessoas, enfrentando os olhares de pena ou de desdém (no caso do cego, isso não foi problema...), e se colocar humildemente aos pés de Jesus?

        Terceiro ponto: Jesus deve ter percebido que o homem era cego, mas mesmo assim perguntou: "Que queres que eu faça por ti?" Parece piada! O que o cego poderia querer? Enxergar, logicamente! Mas Jesus queria ouvir o cego dizer. Observe que essa é uma pergunta muito clara e direta. Então exige uma resposta clara e direta, e foi assim que o cego respondeu: "Senhor, eu quero enxergar de novo." Veja que a visão era algo que ele tinha e que precisou ser tirado, para que ele pudesse dar valor. Não foi Deus quem lhe deu o dom de enxergar? Então por que precisou tirar, para devolvê-lo depois, assim? Para que ele passasse a dar valor aos dons de Deus. Você já percebeu como faz muito mais falta aquilo que você já teve um dia, mas depois perdeu... do que aquilo que você nunca teve? Tem pessoas que nunca conseguem se adaptar a viver sem a visão, sem a liberdade, sem aquele alguém, sem um computador, sem dinheiro... E você, o que lhe foi tirado e hoje lhe faz falta? A sua felicidade depende disso? E você REALMENTE QUER SER FELIZ novamente? Então, meu irmão, siga os passos desse roteiro... Faça a sua parte, o seu sacrifício, que Jesus fará a parte dEle.

        Mais dois detalhes desse Evangelho: 1) Lembre-se que, no final, o ex-cego passou a SEGUIR JESUS, GLORIFICANDO A DEUS, e TODO O POVO DAVA LOUVORES A DEUS POR ISSO. Esse é um dos sinais mais claros do verdadeiro milagre: transforma a pessoa em seguidora de Jesus! 2) O cego precisou que outras pessoas lhe levassem até Jesus... Assim como você também vai precisar, e aquele seu amigo "cego" também precisa que você o leve até Jesus. O caminho é difícil, mas você não está sozinho nele...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

domingo, 18 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 18 de novembro (Lucas 21,5-19)

Uma profecia e uma promessa

        Estamos no finalzinho do Ano Litúrgico da nossa Igreja Católica, às portas do Tempo do Advento, no qual iremos nos preparar para o Natal do Senhor e também para a sua segunda vinda. No Evangelho desse domingo Jesus nos traz uma profecia e uma promessa. A profecia é sobre o fim dos tempos. E a promessa é sobre como Ele recompensará aqueles que se mantiverem fiéis a sua Palavra.

        O povo cristão passou por uma fase de grande tribulação nos primeiros anos do cristianismo. Muitos foram martirizados por causa de Jesus. E a Igreja só sobreviveu por causa da coragem dessas pessoas, que resistiram e mantiveram a fé, apesar de todas as adversidades. E como Jesus disse... não foi o fim, ainda.

        Estamos aguardando a segunda vinda de Jesus, e essa, de fato, será definitiva. Ele diz que deverão acontecer guerras, países irão guerrear entre si, e em meio a tantas tribulações irão aparecer pessoas dizendo que Jesus está aqui ou ali. Não deveremos segui-los. Só precisamos nos manter fiéis ao que Ele já nos ensinou, e deixarmos que o Espírito Santo nos conduza.

        Serão tempos difíceis... Não sabemos se essa profecia acontecerá logo ou vai demorar... Mas temos uma promessa: "Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida." Tomemos o exemplo do próprio Jesus, que quando estava sendo julgado injustamente, permaneceu firme, sereno, humilde e amou até aqueles que machucaram seu corpo e seu espírito... Que saibamos ser assim na nossa casa, no nosso trabalho, no nosso estudo, no nosso namoro, nas nossas amizades, no nosso quarto...

        Quer saber o tamanho da sua fé? Veja o quanto você consegue suportar essas tribulações se mantendo firme no propósito de seguir os ensinamentos de Jesus. Quanto mais você se manter fiel, maior a sua fé. Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal. Na última palestra de Padre Léo, ele disse: "Eu já tinha pena de gente feia, agora eu tenho pena mesmo é de gente que não tem fé... Esse pode ter todos os bens materiais, mas não tem NADA. E aquele que tem a FÉ, pode não ter nenhum bem material... pode perder até a saúde, mas tem TUDO!" E essas foram palavras de um verdadeiro santo, de alma jovem, que estava em fase terminal de câncer e se manteve fiel até o fim. Ele perdeu todos os cabelos da cabeça... mas Deus guardou um por um, para devolvê-los lá no céu...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 17 de novembro (Lucas 18, 1-8)

A justiça de Deus não faltará para os que esperam no Senhor!!!!!

 

No evangelho de hoje, através da parábola do juiz iníquo, o Senhor quer nos dar a certeza de que Sua justiça não faltará para aqueles que têm o coração reto e que são tementes a Ele, pois se até mesmo um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém fez justiça à viúva que não parava de lhe procurar pedindo a ele fizesse justiça contra o seu adversário, quem dirá o nosso Deus!!!! Como está escrito no versículo 7: "Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite?" Pois é, meus irmãos, se você está passando por um momento difícil na sua vida, se os seus problemas parecem não ter solução, se o seu coração já não agüenta mais tanta dor e se as lágrimas não param de escorrer dos seus olhos, não desanime, não  perca a fé em Deus e o mais importante: NÃO PARE DE REZAR, NÃO PARE DE CLAMAR A DEUS, pois como está escrito no versículo 1: " É necessário orar sempre sem JAMAIS deixar de fazê-lo" .  Pois Deus atenderá aos justos, embora as demoras determinadas por Ele pareçam muito longas aos que rezam, contudo, Ele nunca deixará um filho seu desamparado.

Sofrer as demoras de Deus é acreditar que existe um tempo para cada coisa e que a espera em Deus é fonte de salvação e santificação para nossa alma e corpo. Deus será sempre vitorioso em nossas vidas, basta acreditar que Ele age no meio de nós, que Ele tem o poder de tocar nas nossas feridas e transformar o nosso coração. Saiba que Deus é fiel mesmo quando somos infiéis e tenha a certeza que Ele recolhe cada lágrima de dor e transforma em uma chuva de bênçãos na sua vida.

Ao fazer a reflexão de hoje o Senhor me recordava de um trecho da música de uma grande amiga e cantora católica (Juliana de Paula) que diz assim: "Aquele que confia no Senhor em Seus braços pode descansar. Entregar seus problemas para Ele e a vitória cantar!!!!" Faça desde já essa entrega verdadeira e confie Nele, pois a vitória de Deus na sua vida é certa!!!!!

Deus os abençoe ricamente!!!!!

Rosa Camila.

rosac12@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Cadastre-se já!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 16 de novembro (Lucas 17,26-37)

E no fim de tudo, do que eu vou precisar?

        O Evangelho de hoje não é o tipo de leitura que poderíamos chamar de agradável, mas é um Evangelho necessário. Depois de já ter falado, de várias formas, que o Reino de Deus está próximo, e tantas pessoas ainda fazerem de conta que não estão ouvindo, chega um momento em que é necessário ser mais direto, e é isso que Jesus faz... Profetiza como será a sua segunda vinda, a qual São João, anos depois, descreve no Apocalipse com todos os detalhes...

        Nestes 12 versículos de hoje, existe um que resume toda a mensagem, e é a pista que devemos seguir para fazermos parte do time dos escolhidos de Deus. É o versículo 33: "Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la." Quem passa a vida inteira preocupado em aproveitar a vida com os prazeres mundanos, esquecendo-se do Amor, vai viver sempre vazio. Existe um espaço no nosso coração que somente Deus pode ocupar... e quem dedica a sua vida a preencher esse vazio com o Amor de Deus, vai conservar a sua vida... e quando Jesus voltar, esse sim será feliz, pois fará parte dos escolhidos do Reino de Deus.

        Os discípulos ainda perguntam: "Senhor, onde isso vai acontecer?" É claro que eles queriam saber quais cidades Deus iria destruir, para poder avisar aos que morassem nelas, e depois correr para o outro lado... Só que Jesus dá uma resposta enigmática: "Onde estiver o cadáver, aí estarão os abutres." Isso significa que em todos os lugares onde houver alguém que esteja "morto" para Deus, este será morto de fato, e para sempre.

        Procuremos, então, aproveitar a nossa vida, sim! Para buscar preenchê-la dia a dia com as graças de Deus. Eis o verdadeiro sentido da vida!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Reflexão: Evangelho do dia 15 de novembro (Lucas 17,20-25)

Quando vai chegar o Reino de Deus?

        O Evangelho de hoje é riquíssimo! Cada versículo daria para fazer uma profunda reflexão, com muitas ramificações, para tocar em vários pontos práticos da nossa vida e fazer-nos perceber a sutileza do Amor de Deus...

        A pergunta que os fariseus fizeram a Jesus é a mesma que você e eu gostaríamos de fazer: "Quando vai chegar o Reino de Deus?" Veja como é uma pergunta que tem implicações práticas... Será que vai demorar, ou será que vem logo? É questão de dias, meses, anos? É importante saber isso, para que nos preparemos para o grande momento! Será o momento mais aguardado de todos os tempos!!!

        Só que a resposta de Jesus é simples e objetiva, e se divide em duas partes: "O Reino de Deus não virá ostensivamente." Sabe o que significa "ostensivamente"? Esta palavra vem de ostensivo, e quer dizer luxuoso, pomposo, poderoso, grandioso. Ou seja, o Reino de Deus virá de forma simples, discreta, sem alarde... "Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós." Jesus estava se referindo a Ele próprio, que estava no meio daqueles homens. Mas eles não aceitavam que um ser humano, igual a eles, se auto-proclamasse "O Filho de Deus". Jesus percebeu isso, e conversou depois com seus discípulos que agora eles não davam valor a presença física dEle, mas que viriam dias em que eles irão desejar ver pelo menos um único dia da vida de Jesus, e não terão mais...

        Trazendo para a nossa vida hoje, aqui e agora...

        Você já se deu conta que esse mesmo mundo em que vivemos, que pode ser tão cruel, também pode ser uma extensão do Paraíso? Cada vez que agimos com bondade, caridade, paciência, alegria, ânimo, fé, amor... estamos construindo o Reino de Deus aqui na Terra! O Reino de Deus não está em grandes coisas, mas nas pequenas coisas, nos gestos simples do dia-a-dia, que quase ninguém se dá conta... ali está Jesus...

        O próprio Jesus conclui assim: "As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir nem correr atrás." Como está no Evangelho apócrifo de São Tomé: Jesus está em todos os lugares. Não precisa correr atrás, basta procurá-lo dentro de você mesmo. E é aí onde deve começar o Reino de Deus: dentro do seu coração. Quando virá o Reino de Deus? Agora é você quem precisa responder essa pergunta a cada dia, em cada situação... Pode ser hoje?

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

 

P.S.: Ontem tivemos a graça de refletir sobre a partilha de um dos jovens cristãos mais requisitados da nossa cidade: Raoni Mendes. É uma verdadeira bênção poder contar com a sua experiência de vida, Raoni. Obrigado por dedicar seu tempo para nos trazer um pedacinho do Céu. Que Deus também guarde a sua esposa Millena e seu filho Rafael. E se ligue, que agora as segundas-feiras são suas, meu irmão!!! Compromisso assumido! Grande abraço!!!



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 14 de novembro (Lucas 17,11-19)

Jesus quer realizar uma grande cura na sua vida

        A palavra de Deus é atualizada todos dias em nossas vidas, se assim permitirmos. Jesus andava com uma meta, chegar a Jerusalém. Mas no caminho, passaria pela Samaria e Galiléia, e ali adentrando em um povoado, parou e curou pessoas excluídas pela comunidade, por causa da doença, que não podiam nem se aproximar de ninguém, tanto que gritaram: "Jesus, Mestre, tende compaixão de nós". Jesus olhou, imaginemos o olhar de Jesus, pois Ele conseguiu enxergar que aqueles leprosos não precisavam apenas da cura física, mas de uma cura interior. Paremos para pensar o que esta doença causou na vida destas pessoas. Solidão, decepção, desesperança, depressão, baixa auto-estima, o desejo de querer morrer. Pergunto eu, se Jesus não podia ter dito: "-Estás curado. Vai tua fé te salvou!" Porém, Ele preferiu enviar para os sacerdotes, pois estes deviam reconhecer a cura, para novamente inserir-los na comunidade e também para demonstrarmos que toda cura faz parte de um processo de vida e conversão. Agora imagina naquela época, sem espelho, como eles ficaram sabendo da cura, olhando um para o outro e na caminhada até os sacerdotes. Faço uma breve analogia, se nós não estamos precisando recorrer ao sacramento da penitência e reconciliação para podermos encontrar a cura de muitas situações em nossas vidas. Há quanto tempo não nos confessamos?

        Então, podemos refletir como os leprosos ficaram alegres e felizes com a cura, e sabemos que Jesus indagou: "Não foram dez os curados?" E realmente, todos foram curados não só fisicamente, mas completamente! Só um deles voltou dando glória a Deus, e se colocou diante de Jesus com o coração agradecido, e mais, um samaritano.

        Jesus está disposto a nos curar constantemente, mas para que esta cura seja completa, dependerá do nosso coração em acreditar na Palavra, reconhecer-se pecador, e agradecer por tudo, como nos ensina São Paulo: "Em tudo dai graças ao Senhor!"

        Façamos como Jesus, mesmo com a meta traçada, parou, fez o bem, e seguiu sua meta. Pois muitas vezes, por já termos traçado nossas metas, ao nos desviarmos por um milímetro, já perdemos a cabeça e ficamos transtornados. Esta é uma cura visível que o Senhor quer realizar no dia de hoje em sua vida.

 

Deus te guarde.

Raoni Mendes
raonimendes@hotmail.com



Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 13 de novembro (Lucas 17,7-10)

A nossa obrigação de servir a Deus

Hoje, Jesus conta uma parábola em que nos coloca no lugar de Deus, e pede que imaginemos a situação hipotética: você tem um empregado que trabalha o dia inteiro cuidando de animais no campo; no fim do dia, quando seu empregado chega, é claro que você não vai pedir que ele se sente à mesa com você para jantar, mas vai pedir que ele se arrume e lhe sirva a mesa; será que você vai agradecer a ele, ou ele não fez nada mais que sua obrigação?

        Depois, Jesus conclui dizendo: "Quando tiverdes feito o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.'"

        Observe um detalhe: Jesus fala "empregado", e não "escravo". Caso isso não seja um erro de tradução, nós somos comparados a empregados de Deus, o que significa que temos direito a um "salário"! E que não merecemos sequer um "obrigado" de Deus, pois não fazemos nada além do que já somos "pagos" para fazer. No entanto, o nosso "emprego" é de tempo integral: 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem direito a férias... e fazendo tudo o que Eles (Pai, Filho e Espírito Santo) mandarem (veja que, no Evangelho, este verbo está no plural).

        Tudo bem, então qual é o nosso "salário"? O nosso "salário" são os nossos DONS. Ter um coração batendo no peito, impulsionando vida pelo nosso corpo, é o maior salário que poderíamos receber. E nós é quem deveríamos ser gratos a Deus! Pois nada que façamos por Ele, poderia retribuir o dom da vida. No entanto, Deus não é como nós... E mesmo que não mereçamos nem um "obrigado", Ele todos os dias nos dá novos dons, e nos pede que por favor, ajudemos a fazer o Reino dEle começar a acontecer aqui, no nosso mundo. Somos servos inúteis, mas Deus QUER precisar de nós, e fica muito agradecido quando obedecemos a sua vontade, por isso que Ele nos confia cada dia mais...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Reflexão: Evangelho do dia 12 de novembro (Lucas 17,1-6)

O escândalo, o perdão e a fé

        Qual a opinião de Jesus sobre esses assuntos?

        Quanto ao escândalo, Jesus repreende severamente quem escandaliza os seus "pequeninos". "Seria melhor que amarrassem uma pedra no seu pescoço e o atirassem no mar." Isso é forte! Para entender isso, precisamos conceituar "pequeninos" e "escândalo". Por "pequenino" eu entendo que seja aquela pessoa que não tem o discernimento para formar sua própria opinião sobre todos os assuntos, e aceita idéias formadas daquelas pessoas que lhe convencem. E "escândalo" seria uma forma chocante e intencional de transmitir uma idéia. Escândalos sempre aconteceram e sempre irão acontecer, mas a discrição é o melhor caminho sempre... Jesus não dava shows, mas realizava seus prodígios discretamente. Assim devemos fazer também...

        Quanto ao perdão, quantas vezes devemos dá-lo? Quantas vezes a pessoa se arrepender do que fez. Essa é a resposta de Jesus. Não devemos perdoar porque somos bons, ou porque a outra pessoa mereça o perdão, mas porque Jesus pediu. Então, quando alguém lhe prejudicar, e voltar arrependido, pense nisso.

        Por fim, o pedido que os discípulos fizeram hoje, deixou Jesus bastante chateado! O pedido foi simples: "Aumenta nossa fé." É o pedido que muitos de nós (inclusive eu) já fizemos muitas vezes em oração, e até na missa. Primeiro precisamos entender que FÉ é acreditar em algo que não se vê. A resposta de Jesus para os discípulos foi num tom chateado. Eu imagino a cena: os discípulos fazendo o pedido, e Jesus olhando para eles como se não quisesse acreditar no pedido... Ele deve ter pensado: "Aumentar a fé de vocês? MEUS FILHOS! PRA AUMENTAR É PRECISO PRIMEIRO TER FÉ! Vocês estão o tempo todo aqui comigo, vendo os cegos voltarem a enxergar, os coxos voltarem a andar! O que querem mais???" E aí foi que disse: "Se vocês tivessem fé (ou seja, eles não tinham!), poderíeis dizer a essa amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar.' E ela vos obedeceria." Minha mãe classificaria a resposta que Ele deu aos discípulos como "malcriada". É perceptível que Ele se chateou. Mas ao mesmo tempo, Ele deu uma resposta que nos faz pensar... Se eu dissesse a você que arranquei uma amoreira e a plantei no mar, você teria FÉ em mim? SE EU DISSER A VOCÊ QUE VOCÊ SERÁ (OU ESTÁ) CURADO, VOCÊ TERÁ FÉ EM MIM? Para as pessoas acreditarem em você, é preciso que, antes de qualquer coisa, VOCÊ ACREDITE NO QUE ESTÁ DIZENDO. Como lido diariamente com alunos e pacientes, eu posso afirmar com propriedade: A NOSSA SEGURANÇA NO FALAR E NO AGIR É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A CONFIANÇA E A FÉ QUE AS PESSOAS TÊM EM NÓS.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger! É GRÁTIS! Assine já!