Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A multiplicação dos pães (Mc 6,34-44) (08/01/09)

A multiplicação dos pães

        Três pontos merecem destaque no Evangelho de hoje, e veremos um a um.

        Primeiro a CARIDADE. Se eliminarmos a hipótese de uma multiplicação milagrosa dos pães, o que explicaria que todos comessem os pães, ficassem saciados e ainda sobrassem 12 cestos? A explicação que eu já escutei de muitos padres e estudiosos foi que as pessoas que estavam lá, escutando Jesus, tinham seus pãezinhos guardados nas suas bolsas. No momento em que viram que era hora da ceia, cada um repartiu o que trouxe com aqueles que não trouxeram nada. E assim, todos comeram. Então a CARIDADE foi um fator primordial na multiplicação dos pães. Inclusive, mesmo que tenha ocorrido realmente a multiplicação milagrosa dos pães, certamente houve também a partilha daqueles que trouxeram sua própria comida.

        O segundo ponto importante é que Jesus mandou que se formassem grupos e se sentassem. Por quê? Não poderia ter feito a oração e a distribuição dos pães com a multidão desorganizada? Qual seria a intenção de formarem grupos? Jesus sabia de algo básico do ser humano: a maioria das pessoas não consegue comer vendo outra pessoa passando fome na sua frente. Então se imagine na situação: você dentro de um daqueles grupos, com comida na sua bolsa, com fome. A maioria das pessoas, nessa situação, comeria e dividiria uma parte da sua comida com as pessoas mais próximas. Você é assim? Se não for, talvez seja hora de rever seus conceitos...

        O terceiro ponto que queria mostrar é a fé de Jesus. No Evangelho não diz, mas eu fico imaginando a reação dos discípulos quando Jesus mandou que trouxessem os 5 pães e 2 peixes até Ele, na intenção de alimentar aquela multidão de 5 mil homens (sem contar mulheres e crianças). Para quem não entende o que é fé, aqui vai um bom exemplo do que é fé: quando todos ao seu redor dizem que aquilo em que você acredita não existe, mas mesmo assim você vai até o fim. Se a fé de Jesus fosse fraca, Ele nem teria tentado repartir os pães e peixes. Mas Jesus como em todos os milagres, Jesus fez a parte dEle, e deixou que cada pessoa na multidão também fizesse a sua parte.

        Cada um desses três pontos daria para falar muito mais, mas esse aprofundamento nós faremos em outras oportunidades... Por hoje, que saibamos repartir o nosso "pão" e nosso "peixe" com quem está do nosso lado...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



3 comentários:

  1. hoje a explicação está novamente idêntica da do site da canção nova!!!
    Incrível
    http://blog.cancaonova.com/homilia/

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Isto significa que as reflexões do Jailson tem sido bem aceitas inclusive e principalmente pelas pessoas que compõem a cançao nova. Desta forma este blog se fortalece cada vez mais! Parabéns a tds que contribuem para que este blog cresça e seja divulgado em sites ainda mais acessados como a Cançao Nova.

    ResponderExcluir
  3. Alguém que tenta justificar a multiplicação dizendo que as pessoas levavam comida de casa não pode ter estudado a bíblia, pois Jesus não fez isso uma única vez e ainda disse:
    JO 6:26.
    Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

    ResponderExcluir