Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O maior de todos os pecados (Mc 3,22-30) (28/01/08)

O maior de todos os pecados

        De todos os pecados que podemos cometer, existe um que não pode ser perdoado: o pecado contra o Espírito Santo. Os outros evangelistas também escreveram sobre isso, mas nesse Evangelho de Marcos nós temos uma boa descrição do contexto no qual Jesus fala sobre esse pecado mortal.

        Os mestres da Lei vieram de Jerusalém para ver as obras de Jesus, e chegaram à seguinte conclusão: "Ele faz estas obras em nome do demônio". Jesus levou muito a sério e ficou bastante chateado com essa conclusão dos mestres da Lei, e expressou a sua revolta afirmando que qualquer pecado ou blasfêmia pode ser perdoada, EXCETO a blasfêmia contra o Espírito Santo, que é atribuir ao inimigo o que é obra de Deus. Será que nós fazemos ou já fizemos isso? Vamos pensar um pouco...

        Cada vez que julgamos, estamos submetendo fatos, boatos ou pessoas ao que consideramos certo ou errado. Alguma vez na vida você já julgou algo ou alguém? Com certeza, sim. Desde crianças aprendemos conceitos de certo e errado que são passados pelos nossos pais, parentes, professores, amigos, livros, televisão... Começamos bem cedo a identificar o certo e o errado, o bom e o mau, e evoluímos identificando as coisas "do alto" e as coisas "de baixo"... Assim, passamos a observar os atos das pessoas e julgá-los como certo ou errado, bom ou mau, de Deus ou do inimigo. E é aí que mora o perigo: quando julgamos algo que vem de Deus como sendo obra do inimigo. Por exemplo... quando alguém se sai bem em algo na vida e você, sem saber, diz que ela trapaceou; quando alguém está tentando ajudar e você, sem querer saber, diz que ela está agindo com segundas intenções; quando alguém é inocente e você, às vezes até sabendo o aconteceu, julga culpado.

        Observe que em todos os exemplos existem dois pontos em comum: 1) você ou não sabe, ou não quer saber, ou sabe e ignora os fatos; 2) a inveja.

        Você está sendo julgado? As pessoas falam mal de você mesmo sem você ter feito nada de mal? Mesmo você fazendo o bem? Jesus também foi julgado assim e ficou chateado a ponto de dizer que esse é o único pecado sem perdão: ver o bem acontecendo e dizer que é obra do mal. Você pode não receber a recompensa aqui e agora, mas receberá um presente bem maior de Deus.

        Você está julgando, fofocando, provocando intrigas, denegrindo a imagem de uma pessoa boa? Pois saiba que o seu castigo será eterno... palavras de Jesus.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário: