Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Os três passos para quem quer seguir Jesus (Lc 9,22-25) (07/02/08)

Os três passos para quem quer seguir Jesus

        Ontem, no Dia das Cinzas, começamos o Tempo da Quaresma, e iniciamos a preparação para a nossa maior festa litúrgica: a Páscoa. No Evangelho de hoje, Jesus tem uma mensagem muito séria. Primeiro fala do sofrimento que Ele mesmo vai passar, por toda a rejeição, negação, humilhação, morte, e por fim, ressurreição. E arremata: "Se alguém quer me seguir..." tem que seguir estes três passos:

        1) "...renuncie a si mesmo..." Esse tinha que ser o primeiro passo, porque sem ele, os outros não poderiam nem começar. Quem tem filho, e é pai ou mãe de verdade, sabe o que significa essa palavra. "Renunciar" é esquecer-se de si, abrir mão da própria vontade, do próprio orgulho, simplesmente porque ama demais! Não é "ser submisso" porque se acha inferior, mas é se colocar à disposição porque quer ser um exemplo a ser seguido.

        2) "...tome sua cruz a cada dia..." Após abrir mão de si mesmo por Jesus, o verdadeiro cristão deve encarar sua responsabilidade de ser sal da terra e luz do mundo. Você deve saber que não vai ter férias nem de 1 minuto! O trabalho é muito grande e os operários são poucos... O mundo precisa conhecer O Caminho, A Verdade e A Vida. E a nossa cruz de cada dia é agir conforme nossas possibilidades e limitações, atendendo a nossa vocação, e utilizando os talentos que Deus nos concedeu, para transformar a nossa vida em um sinal de Deus para as pessoas.

        3) "...e siga-me." Após renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz a cada dia, aí sim, você estará pronto para seguir Jesus. Mas siga sabendo isso: que a vida do cristão não é fácil, e Jesus já lhe preveniu. O caminho é cheio de renúncias e cruzes, todos os dias... Se o próprio Jesus foi negado, humilhado, julgado e assassinado, para ao final de tudo ressuscitar... então devemos saber que o nosso Caminho para chegar à ressurreição e ao Reino dos Céus também será difícil. No entanto, esse é o único caminho para se alcançar a verdadeira e definitiva felicidade. Quem tentar ganhar sua vida de outra forma irá perdê-la... "De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?" Nada melhor que ter a consciência tranqüila...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



2 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pela postagem...
    Confia no Deus eterno de todo o seu coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus, em tudo o que fizer e ele lhe mostrará o caminho certo.
    (Prov. 3:5-6)

    https://proverbiosesabedoria.blogspot.com
    https://reflexoeseddicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Período da Quaresma é tempo de meditar os ensinamentos de Jesus, oportunidade para conversão e principalmente seguir sem achar-se derrotado, porque Jesus não foi um derrotado, ao contrário, foi um vencedor por todos nós.

    ResponderExcluir