Pesquisar neste blog

sábado, 1 de março de 2008

A humildade como meio de elevar-se para Deus (Lc 18, 9-14) (01/03/08)

A HUMILDADE COMO MEIO DE ELEVAR-SE PARA DEUS!

 

        Amados irmãos, ao ler o evangelho de hoje eu fiquei muito feliz porque acredito que essa mensagem seja capaz de mudar de forma concreta as nossas vidas, pois, uma vez que passamos a compreender o sentido real e concreto do ATO DE SER HUMILDE e não apenas do CONCEITO DE HUMILDADE, podemos ser transformados interiormente e executar gestos no nosso cotidiano que irá nos proporcionar sentimentos bons e alegres. A SIMPLICIDADE é irmã da HUMILDADE e inimiga do JULGAMENTO. Então, vou reproduzir os trechos da oração do fariseu e do cobrador de impostos para que vocês ao lê-las já vão percebendo a enorme diferença que existe entre elas. Primeiro, a oração do fariseu: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda". Agora, a do cobrador de impostos: "Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador! Vocês já conseguiram sentir qual é a diferença que existe entre essas orações??? Pois é amados, a diferença é simples e está no local onde essas orações nasceram. A primeira, certamente, é fruto da lei, do julgamento, do sentimento de superioridade, de comparações e do gesto que está sempre esperando algo em troca, uma recompensa. Esse fariseu teve uma postura de cima para baixo e a parábola revela isso quando diz que ele ao fazer a oração ficou em pé. Já a segunda, nasceu do íntimo do coração daquele cobrador de impostos, que não olhou para ninguém, apenas para dentro de si, da sua alma e aquele encontro consigo mesmo foi tão profundo que ele não se sentiu nem digno de levantar a cabeça e naquele momento prostrou-se e com uma simples e pequena frase fez uma das mais belas e sinceras orações que certamente subiu aos céus e alcançou o coração do Pai. Ou seja, a sua atitude veio de baixo para cima e é exatamente assim que devemos agir para que a palavra de Deus possa se cumprir nas nossas vidas como está escrito nesse evangelho: "Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

         Portanto, amados, esse evangelho é lindo e TRANSFORMADOR, ele vem ensinar para nós que a nossa oração é um meio de comunicação eficaz com o Pai, mas só subirá aos céus se nascer de um coração humilde, simples e puro!!! Se quisermos ser justificados e elevados diante de Deus, precisamos diminuir para que Deus cresça em nós!!! Então, faça essa oração agora, com a voz baixinha, ou alta ou até mesmo em seu pensamento, mas faça para que essa palavra possa dar fruto na sua vida hoje, não deixe a graça passar e reze comigo: "Meu Deus, é preciso que eu diminua e que Cristo cresça em mim. Dai-me Senhor um coração puro e humilde e assim como aquele cobrador de impostos clamou a ti eu também Te peço agora: TENDE PIEDADE DE MIM PORQUE SOU PECADOR e SALVA-ME, PAI AMADO. Que nessa quaresma eu consiga praticar gestos concretos de HUMILDADE e assim me elevar a Ti, Amém!!!"

 

Deus abençoe vocês sempre!!!!

 

Rosa Camila.

rosac12@hotmail.com

 

 

 



Um comentário:

  1. Senhor que Eu tenha humildade na hora de agradecer por tudo que vem acontecendo na minha vida ,perdão se não fui menor diante de ti sem a pureza na minha fé ,tem piedade de mim ,por minhas culpas,minhas fraquezas de-me perdão para que Eu possa fazer o meu melhor para Ti Senhor AMÉM

    ResponderExcluir