Pesquisar neste blog

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Os que mais servem são aqueles que mais precisam (Mt 25,31-46) (11/02/08)

Os que mais servem são aqueles que mais precisam

        O capítulo 25 do Evangelho de São Mateus é dividido em três partes, todas dedicadas a falar de como devemos nos preparar para entrar no Reino dos Céus. Na primeira parte, Jesus conta a estória das 10 virgens, das quais 5 foram prudentes e 5 foram descuidadas; apenas as prudentes participaram da festa de casamento. A segunda estória é a parábola dos talentos, que traz a lição de quem é fiel no pouco, Deus confiará mais; e àquele que esconde os dons que Deus confiou, Deus irá retirar até o pouco que ele tem. A terceira parte desse capítulo fala de como será o dia do juízo final, no qual Jesus irá separar os que souberam acolhê-lo daqueles que não souberam.

        Reveja com atenção os exemplos que Jesus deu sobre como acolhê-lo: "Eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar." Foram 6 exemplos de situações nas quais as pessoas passam necessidades extremas! Fome, sede, solidão, desamparo, doença, pobreza... A lista poderia ser maior, mas o sentido já foi entendido, até porque foi repetido 4 vezes nessa passagem.

        Então o que fazer para estar na fila da direita? A que vai levar para a vida eterna? A resposta é simples: SERVIR. Devemos prestar atenção para quando encontrarmos uma pessoa que esteja precisando de algo, para servi-la em suas necessidades básicas. É interessante saber que, na maioria das vezes, a pessoa que serve está tão (ou mais) necessitada quanto a pessoa servida. Então não espere o dia em que você estará sem necessidades, para decidir servir... No dia que você não vai precisar de mais nada, você estará morto... e nesse dia você não terá como ajudar mais ninguém...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário