Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Alguém está agindo errado. E agora... o que fazer? (Mt 5,20-26) (15/02/08)

Alguém está agindo errado. E agora, o que fazer?

Nesta passagem do Evangelho, Jesus nos alerta para praticarmos a verdadeira justiça, aquela proveniente de nossa fé e fundamentada no amor a Deus que é manifestado no amor ao próximo. A justiça humana, que normalmente somos induzidos a praticar, é contaminada pelo nosso egoísmo, pela ganância e pela expectativa de retribuição. Essa justiça nos leva a julgamentos que, na maioria das vezes, são falsos e produzem a discórdia e a desunião.

O erro que observamos no próximo e suas conseqüências devem servir para o nosso amadurecimento espiritual e parâmetro em nossa conduta, e nunca ser motivo de maledicência e crítica hipócrita. Faz parte de nosso amor ao próximo, orientá-lo quando ele é levado à prática do pecado.

Ao contrário, a verdadeira justiça nos leva ao perdão e à reconciliação, que são condições essenciais para a nossa permanência na graça de Deus, como Ele mesmo nos assegura: "Quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta."

 

José Machado Filho

 jose.machado@t-systems.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário