Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O difícil não é falar. Difícil é dar testemunho. (Mt 23,1-12) (19/02/08)

O difícil não é falar! Difícil é dar testemunho!

        Ao ler o Evangelho de hoje nos lembramos logo do famoso ditado popular que diz: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço."  E o evangelho nos coloca na posição de alguém que escuta. Entretanto, vamos refletir hoje sobre as duas posições.

Jesus nos fala para fazer e observar tudo o que os mestres da Lei e os fariseus dizem, pois eles têm bastante conhecimento da palavra de Deus e falam com propriedade sobre o que deve ser feito de acordo com a vontade do Pai. Mas Jesus conhece o coração de cada pessoa e, com coerência, nos pede que sigamos os ensinamentos deles, mas que não imitemos as suas atitudes, pois ensinamentos e atitudes se contradizem. Quando ouvirmos alguém nos falando o que deve ser feito de bom, não devemos deixar de fazê-lo só porque quem falou não tem "moral" ou "credibilidade" sobre determinada atitude.

Olhando pelo lado de quem fala... Proferir este famoso ditado cai muito bem em diversas situações onde queremos nos livrar da responsabilidade sobre o que falamos. É muito fácil dizer aos outros o que fazer e de que forma fazer; mostrar os erros cometidos mesmo quando eles estão presentes em nós mesmos. O interessante é que sempre falamos com propriedade, pois sabemos realmente que essa ou aquela situação são erradas e que devemos agir de um modo diferente. Entretanto, nós não corrigimos a nós mesmos, e dar testemunho do que falamos torna-se difícil.

Quando estamos servindo a Deus é necessário darmos testemunhos fiéis de nossas palavras, para que as pessoas que nos seguem se reflitam no nosso modo de agir, já que uma atitude vale mais que mil palavras. Se você diz ao seu filho: "Não beba! Isto vai te fazer mal." E no dia seguinte está com um copo de bebida na mão, seu filho não vai dar credibilidade ao que você falou, mas no exemplo que você deu!

Pessoas que muito falam e pouco fazem, criam uma capa de ilusões. Fazem com que as outras pessoas pensem que ela é o que diz ser e que ela faz o que diz fazer. Mas no fundo, esta pessoa é vazia por dentro, pois não tem nada de verdadeiro na vida dela, tudo não passa de palavras soltas ao vento. Querem aparecer, serem reconhecidas publicamente, mas nem elas mesmas se conhecem. Desejam ser chamadas de mestres, mas nisto Jesus nos adverte: não existe outro mestre, pai ou guia, que não seja o próprio Deus. Ele também nos deixa uma mensagem que nos fará verdadeiramente importantes para Deus: "O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado."

 

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com



2 comentários:

  1. Queria parabenizar o esforço diário em transmitir a Palavra de Deus que acredito ser vivida pelas pessoas que postam aqui sua reflexões. Saibam que Deus os abençoará com uma medida sacudida, calcada e transbordante... como nos falou o Evangelho de ontem. Quanto ao de hoje, pensei nas vezes que tive a oportunidade de tentemunhar a ação de Deus em minha vida e fiquei com medo. Acredito que quando Jesus "critica" o modo de proceder dos fariseus critica o fato deles usarem a Palavra de Deus e sua posição para se colocarem acima das pessoas. Contudo, o cristão autêntico é chamado a se sobressaír, a ser luz nas trevas mas apontando para o Cristo, sem querer ser ele mesmo o fim, o objetivo. Tudo o que somos, somos por vontade dAquele que nos criou! E o mundo precisa saber disso. Que Nosso Pai, guia e Mestre nos ajude! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Deus os abençoará com uma medida sacudida, calcada e transbordante... como nos falou o Evangelho de ontem. Quanto ao de hoje, pensei nas vezes que tive a oportunidade de tentemunhar a ação de Deus em minha vida e fiquei com medo. Acredito que quando Jesus "critica" o modo de proceder dos fariseus critica o fato deles usarem a Palavra de Deus e sua posição para se colocarem acima das pessoas. Contudo, o cristão autêntico é chamado a se sobressaír, a ser luz nas trevas mas apontando para o Cristo, sem querer ser ele mesmo o fim, o objetivo. Tudo o que somos, somos por vontade dAquele que nos criou! E o mundo precisa saber disso. Que Nosso Pai, guia e Mestre nos ajude! Amém!

    ResponderExcluir