Pesquisar neste blog

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Jesus e a Água Viva (Jo 4,5-42) (24/02/08)

Jesus e a "Água Viva"

        O Evangelho deste domingo narra o diálogo entre Jesus e a mulher samaritana. O tema principal de hoje é a "Água Viva" que vem de Jesus: "Quem beber da água que Eu lhe darei, esse nunca mais terá sede." É claro que Jesus não falava da "água H2O", mas de outro tipo de água, e é sobre ela que nós vamos refletir a partir de agora.

        Eu não sei se todos vocês, meus amigos, irão se identificar com o que eu vou dizer agora... mas a maioria das pessoas com quem eu já tive a oportunidade de ter conversas profundas (como a que Jesus teve com a samaritana), estão constantemente em busca de momentos de felicidade, de plenitude... E têm esses momentos... Algumas são pessoas extrovertidas, que estão sempre rindo e fazendo as outras pessoas rirem, mas que, intimamente, são pessoas com um espírito triste. São pessoas que têm sede de serem amadas, de serem aceitas, e que, consciente ou inconscientemente, fazem disso o objetivo de suas vidas. Pessoas assim têm chances maiores de decepcionar-se, e se decepcionam mesmo... e muito! Primeiro com os de casa, depois com alguns amigos ou amigas, até que vai ficando cada vez mais difícil manter o estado de bom humor constante... E nos momentos em que está só, e começa a pensar, refletir sobre a própria vida, tende a entrar em depressão, e sente vontade de chorar... por isso, evita silenciar a mente... quando não está falando, está ouvindo música, ou TV, ou qualquer coisa que mantenha a mente distraída... Esse é um problema sério de muitos adolescentes e jovens de hoje...

        Essa fragilidade emocional, que tem as raízes na carência afetiva, nos leva a uma busca por algo que nos dê a sensação de prazer, mesmo que momentâneo. Esse prazer pode ser por um simples elogio, pelo sorriso de outras pessoas, pela companhia de alguém, pela sensação de posse/poder sobre alguém, pela sensação provocada por alguma droga... enfim, já deu pra perceber que esse vazio no coração começa a ser preenchido por sensações passageiras, que dão uma sensação de prazer momentâneo, mas que com o passar do tempo passam a precisar de doses mais fortes, assim como uma droga qualquer... se torna um vício. E quando a pessoa viciada deixa de ser elogiada, reconhecida, querida, seguida, amada pelos seus, entra em depressão.

        É aí que entra a "Água Viva" que Jesus veio trazer. A grande diferença entre a "Água Viva" e as outras águas é que a "Água Viva" jorra de dentro da própria pessoa a quem Jesus a concede, enquanto a outra água vem de fora. O grande segredo do Evangelho de hoje é este: quem constrói uma fonte de "Água Viva" dentro de si mesmo, deixa de depender da água que as outras pessoas lhe dão. Não se deixe abater porque alguém lhe decepcionou, pois ninguém se decepcionou mais do que Jesus, e mesmo assim, Ele era constantemente FELIZ. Do peito de Jesus jorrava "Água Viva"... e é essa Água que Ele quer fazer jorrar do seu coração! Você quer?

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário