Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

1o Aprender. 2o Praticar. 3o Ensinar. (Mt 5,17-19) (27/02/08)

1o Aprender; 2o Praticar; 3o Ensinar.

        A lição que Jesus quer nos fazer entender hoje é tão clara e direta, que não deixa margem para más interpretações. Na primeira parte, Ele diz que não veio para abolir a Lei e os Profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Qual o motivo que levou Jesus a dizer isso? Provavelmente alguns de seus posicionamentos e interpretações da Lei e dos Profetas eram diferentes do que os doutores da lei e os fariseus ensinavam na época. Um dos exemplos é o descanso obrigatório do dia de sábado, que começou como uma forma de repouso merecido pela semana de trabalho, mas que foi levado a extremos que beiravam a insanidade. Quando algum doente era apresentado a Jesus em dia de sábado, todos ficavam tensos pela iminência de Jesus "trabalhar" no dia que era destinado ao descanso.

        Há duas semanas eu adoeci e fui levado ao hospital. Não era nada grave, apenas uma crise de sinusite, mas que me deixava com uma dor de cabeça inquietante. O atendimento no hospital foi bem ruinzinho, mas como eu estava com muita dor e mal estar, o atendimento tornou-se muito pior. O aparente descaso e indiferença ao sofrimento dos pacientes por parte dos médicos, enfermeiros e técnicos fez com que eu lembrasse daquela que a Bíblia Ave Maria chama de "a Regra de Ouro": FAZE PELO TEU PRÓXIMO O QUE GOSTARIAS QUE ELE FIZESSE POR TI. E Jesus conclui assim: "Nisso se resumem a Lei e os Profetas." Tudo bem que um hospital não é um comércio, no qual o médico ou o enfermeiro vão ganhar uma boa comissão se atenderem os pacientes com a mesma atenção de um vendedor numa loja de jóias... mas nem por isso precisam tratá-los como se fossem culpados por aumentar o trabalho deles. É por isso que, hoje em dia, as faculdades da área de saúde estão insistindo tanto na humanização dessa nova geração de profissionais desde o primeiro ano da graduação. Fica então o recado a todos os que atendem pessoas doentes: ponha-se no lugar do seu paciente e pense como gostaria de ser tratado. Lembre-se que ou você já passou ou vai precisar passar por um hospital um dia (como paciente)...

        A segunda lição diz respeito ao cumprimento da Lei. E o detalhe que vai encerrar essa reflexão é a consideração de Jesus sobre PRATICAR e ENSINAR. Observe que não é ENSINAR e PRATICAR... Quem quer ENSINAR, antes deve PRATICAR a Lei, ou a "Regra de Ouro", que diferencia a nós, cristãos, das outras religiões, já que nós devemos seguir essa regra INCLUSIVE com as pessoas que não merecem!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário:

  1. BOM DIA,
    A PAZ DE JESUS;
    O COMENTÁRIO DEIXADO PELO RUFINO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA NÓS LEIGOS, QUE MINISTRAMOS A PALAVRA EM CELEBRAÇÕES, GRUPOS, E NOS ORIENTA MUITO, LER E REFLETIR UMA HOMILIA DEIXADA PELAS PESSOAS DE BEM DESTA COMUNIDADE, QUE, ACREDITO, ALMEJAR A PAZ E A JUSTIÇA NA NOSSA SOCIEDADE.
    DEUS OS ABENÇOE.

    ResponderExcluir