Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Lições para quem presta serviço nas comunidades (Jo 10,11-18) (14/04/08)

Lições para quem presta serviço nas comunidades

As leituras de hoje relatam uma realidade comum em muitas comunidades, mas que nos passam quase que despercebidas. Enquanto os membros mais atuantes reclamam da sobrecarga de atividades, ao mesmo tempo demonstram a dificuldade para abertura dessas comunidades aos membros mais jovens ou de engajamento mais recente. Isso ocorre, algumas vezes pela comodidade ou medo dos mais novos em assumir a responsabilidade e outras vezes pelo egoísmo e falta de confiança dos mais antigos para delegar atividades, esquecendo-se da ação do Espírito Santo no meio de nós. Devemos nos lembrar que somos contemplados com dons diferenciados e dentro de uma comunidade há espaço para cada um de seus membros, dependendo apenas da disponibilidade ao serviço que podemos oferecer.

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas". A nossa entrega ao serviço na comunidade deve ser isenta de qualquer motivação pessoal, despida de vaidades ou outra intenção que não seja ao seguimento de Jesus Cristo, na certeza de que Ele garante nossa segurança e proteção.

Outra importante atitude na prestação do serviço é a ausência completa da discriminação, vendo o próximo como nosso irmão e filho de Deus, que necessita de nosso auxílio. "Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor."

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário