Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de abril de 2008

Você escuta quem tem uma idéia diferente da sua? (Jo 10,22-30) (15/04/08)

Você escuta quem tem uma idéia diferente da sua?

        Vamos visualizar a cena: Jesus estava passeando no templo, em Jerusalém, quando um grupo de judeus o cerca de repente para fazer a pergunta: "Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente!" Se fossem os discípulos que tivessem feito essa pergunta, o contexto seria outro, mas as pessoas que hoje o cercaram e fizeram esta pergunta já vieram pré-meditadas: queriam julgá-lo blasfemo. Mas Jesus não se intimida: "Eu vo-lo digo, mas não credes."

        Você já percebeu que quando tem uma idéia pré-concebida sobre um determinado assunto, e vai falar com uma pessoa que defende fortemente um ponto de vista contrário ao seu, a sua tendência natural é colocar-se na defensiva para defender o seu ponto de vista? Pois é... As outras pessoas também têm essa tendência...

        Quando escutamos os argumentos de uma pessoa que tem idéias diferentes das nossas, parece que colocamos um filtro e ouvimos apenas o que queremos ouvir... E se for uma pessoa que não gostamos, aí é pior ainda: ficamos esperando um deslize daquela pessoa só para poder criticá-la... É duro... Mas dificilmente você vai ler essas linhas e não vai se identificar... lembrar de uma situação em que você agiu assim, ou então que você percebeu que estavam agindo assim com você... E se houver algum político lendo esta reflexão, com certeza vai saber do que estou falando... Por melhor que seja a sua idéia e a sua intenção, o seu concorrente sempre vai procurar seu ponto fraco para derrubá-lo e poder subir por cima de você. O que passa a impressão a nós, povo, que não existe respeito entre os lados (situação e oposição).

Como seria bom se as boas idéias e as boas obras fossem reconhecidas até pelos concorrentes, mas parece que existe uma cartilha entre os políticos que ensina que a primeira regra é "nunca elogiar o adversário, e sempre que possível, falar dos seus erros".

        Sei que estamos num Blog de reflexões espirituais, mas os valores que estamos falando aqui se aplicam a todos, inclusive aos políticos no seu mundo da política. E também a nós, que ouvindo apenas o que queremos ouvir, deixamos passar oportunidades e experiências maravilhosas de aprender algo novo!

        Se você, quando viu a palavra "político", já pensou em parar de ler, quase perdeu a oportunidade de aprender essa lição: Jesus também veio para eles... E felizes aqueles que reconhecem a voz de Jesus, o Bom Pastor, e o seguem.

        Que possamos reconhecer a voz de Jesus durante esse ano de eleições, e assim, escolher candidatos éticos, responsáveis, e comprometidos com o bem-estar da maioria. Que os candidatos também reconheçam a voz de Jesus, e O sigam, respeitando seus concorrentes e fazendo por merecer a nossa confiança não só agora, mas principalmente após assumirem seus cargos.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário