Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mire na luz e acerte o alvo (Jo 12,44-50) (16/04/08)

MIRE NA LUZ E ACERTE O ALVO

        No trecho de hoje Jesus atrela a fé em Deus à fé nEle próprio, isto é, aceitar a Jesus e o que Ele diz é crer também no Pai, que o enviou ao mundo. Quem acredita em Jesus, acredita também em Deus Pai e em seu projeto de salvação para o gênero humano. Jesus é o ponto central deste projeto. Usando suas palavras: veio como Luz ao mundo; todo aquele que nEle crer não ficará nas trevas!

Antes de ter feito a experiência da presença de Jesus em minha vida através da sua Palavra, da Eucaristia e do contato com pessoas que me transmitiram sua vivência deste mistério, eu estava como que abandonado nas trevas da ignorância, da intolerância, do egoísmo, do erro e da morte. Mas depois que dei de cara com Ele, não pude mais ficar indiferente. Tive que me decidir entre continuar nas trevas ou ir ao seu encontro acatando o que Ele diz. Claro que você já sabe qual foi minha decisão. Mas porque agi assim?

Não sei se você já teve a experiência de encontrar-se na mais completa escuridão. É uma experiência no mínimo apavorante porque sem enxergarmos um palmo diante do nariz, perdemos a referência do espaço à nossa volta e a insegurança de não sabermos o que temos pela frente, nos aterroriza.

Por um tempo na minha vida tive o privilégio de trabalhar no campo. Era comum, na época da colheita, anoitecer na lavoura entrando madrugada à dentro. Em noites de lua nova a escuridão era tamanha que se apagasse os faróis do trator, ficava impossível saber em que direção estava indo. Lembro-me de um macete para, no início de cada nova leira quando se perdia a referência da anterior, se traçar uma linha reta a fim de não dificultar a colheita nas passadas seguintes: tinha que avistar algum ponto de luz no horizonte e MANTER OS OLHOS FIXOS NELE até chegar ao final da plantação. Aquele ponto de luz na escuridão me dava o NORTE, uma direção a seguir em meio à escuridão sombria naquelas noites sem lua. Era  meu alvo, para  qual convergia toda a minha atenção, na certeza de que me mantendo assim, tudo sairia direito, dentro dos conformes.

Irmãos, vejam o que nos diz Paulo na carta aos cristãos de Filipos: "Irmãos, eu não julgo que eu mesmo o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me o que fica para trás e avançando para o que está diante, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus" (Fil 3, 13s).

Queridos, vocês e eu, todos nós, de quando em quando, passamos por noites de completa escuridão nas nossas vidas. Muitas vezes problemas em casa, no trabalho, decisões difíceis que temos que tomar ou mesmo dias em que parece que Deus nos abandona, que nos sentimos fracos e áridos por dentro. A todos nós hoje Jesus diz: EU VIM COMO LUZ AO MUNDO! Fixemos o olhar nEle e mantenhamo-nos firmes, rumando para Ele, o alvo de nossa existência. É Ele quem nos dá a direção, a orientação que precisamos no momento de tomarmos difíceis decisões. Ele manifesta-se como luz para nos orientar e como Pastor para nos conduzir pelo vale mais tenebroso. Ele sempre está conosco! Com Ele não tememos porque sabemos que temos VIDA em abundância em seu Nome e solução para todos as nossas preocupações. Tantas vezes corremos para luzes fugazes e terrenas. Concentremos nosso olhar na Luz verdadeira através da escuta da sua Palavra e da partilha do pão. Assim, temos a certeza de que não erraremos o alvo de nossa vida e seremos saciados pela Paz da sua presença!


Atenciosamente,
Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br



Um comentário:

  1. GRAÇA E PAZ IRMAO! QUE BOM PODER LER HOJE ESSAS PLAVRAS TÃO CONFORTANTES E ILUMINADAS. QUE NOS DÁ FORÇAS E PERSEVERANÇA NA FÉ. QUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE LHE ABENÇOE CADA VEZ MAIS! AMÉM.

    ResponderExcluir