Pesquisar neste blog

domingo, 20 de abril de 2008

Nos braços do Pai... estou em paz (Jo 14,1-12) (20/04/08)

Nos braços do Pai, estou em paz!

Irmãos,

já manifestei em outras ocasiões a maravilha que é viver o Tempo Pascal. A liturgia deste tempo nos inunda com textos maravilhosos, manifestando sobretudo o cuidado que o Senhor Ressuscitado tem de fortalecer nossa fé na realidade de sua Ressurreição que o torna PRESENTE e ATUANTE na vida de sua Igreja. Nos domingos anteriores Jesus se apresentou VIVO desejando a paz (II Domingo), caminhando conosco e se importando com o que pensamos (III Domingo), nos protegendo e orientando qual pastor a seu rebanho (IV Domingo). A partir de hoje a Igreja nos prepara para a sua partida física deste mundo, sua ascensão, seu retorno ao Pai, que celebraremos daqui a dois domingos. Por isso os textos de hoje e do próximo domingo são do cap. 14 de João, chamados também de discursos da despedida.

        O Cap. 14 que iniciaremos hoje são palavras de Jesus durante a ceia, pouco antes de seguir para o Jardim das Oliveiras onde será preso. Jesus tinha acabado de anunciar sua morte, sua traição por Judas e sua negação por Pedro. Os apóstolos estão atônitos e amedrontados pois começam a entender a gravidade da situação. Neste momento vem a afirmação de Jesus que dá início ao trecho de hoje: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim..."

        Queridos, com essa Palavra a Igreja nos prepara para encarar o fato de que não teremos mais a presença física de Jesus entre nós após sua ascenção aos céus (entenda, já não a temos, mas liturgicamente, enquanto durar o Tempo Pascal, Jesus Ressuscitado continua presente em CORPO na comunidade). Com seu retorno ao Pai, Jesus inaugura um novo modo de presença na sua Igreja. Mas isso é papo pra daqui a duas semanas...

        Tendo-vos dado a linha mestra de pensamento, gostaria de partilhar um pouco de minha experiência dos últimos dias.

Tenho vivido em um turbilhão de situações a resolver, de grandes espectativas e decisões difíceis que estão por vir que poderão causar mudanças de rumo na minha vida e na vida de minha família. Tenho sentido forte cada Palavra do Senhor dos últimos domingos e sentido realmente sua presença firme a caminhar comigo, a me proteger e orientar. Hoje partilho do sentimento dos apóstolos: vem muita coisa pela frente e não sei como resolver tudo isso! Sou capaz de apostar que você já sentiu-se desse jeito, já viveu alguma situação semelhante. Todos nós, vez ou outra, nos deparamos com situações que não sabemos resolver, esquentando a cuca com que decisão tomar, parados em encruzilhadas sem saber por qual caminho seguir adiante! Uma nova oportunidade de emprego, o início de um relacionamento mais sério, um aperto financeiro, um convite para uma atividade específica dentro da comunidade, um problema de saúde em alguém na família. Isso mexe conosco; revira nossas vidas; nos tira de uma situação cômoda, sob controle, gerando insegurança e medo da nova realidade. A todos nós hoje Jesus declara: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim..."  Às vezes parece que Jesus não está conosco, mas essa é a ilusão criada pela nossa incapacidade de ver além da matéria. Se continuarmos firmes, crendo, não demorará e essa impressão cederá lugar à uma paz imensa proporcionada pela Presença VIVA E ATUANTE do Ressuscitado. Mas qual decisão tomar? Que caminho seguir? A melhor decisão é seguir o caminho apontado pelo próprio Jesus: ELE MESMO! "Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém vem ao Pai se não for por mim!" Perceba que O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA são uma PESSOA: Jesus! Pela graça de Deus, um cristão tem seus olhos abertos para ver que tipo de pessoa ele é; portanto, ele se submete e crê no Senhor, confiando que o Senhor fará aquilo que ele não pode realizar sozinho. Nossa fé nos leva a crêr que o Senhor definirá o que é melhor para cada um de nós, se assim o pedirmos! Faça-se a tua vontade e não a minha!

        Certa vez, uma catequista ao falar sobre a paz e a segurança que nosso Deus proporciona aos que nEle acreditam de coração, pediu aos alunos que fizessem um desenho e propôs-lhes um desafio: o que melhor revelasse a profunda paz dada por Deus, receberia um prêmio! Logo todos silenciaram e puxando por grandes folhas, pincéis e tintas de muitas cores, começaram a expressar no papel o que imaginavam que a Paz seria. Esgotado o tempo proposto, um a um foram apresentando os desenhos. Eram representações de verdes bosques, campos com flores a se perder no horizonte, lagos com águas claras e tranqüilas, céus avermelhados por um maravilhoso pôr-do-sol, e assim por diante. Cheios de admiração uns pelos desenhos dos outros, a cada revelação exclamavam aquele ohhhhhhhhhhhh! próprio desses momentos. Chegada a vez de Francisco, o garotinho mais pobre daquela sala, ao levantar seu desenho, todos dele caçoaram com uma enorme gargalhada: Francisco havia pintado uma floresta sobre a qual se abatia forte tempestade; um céu escuro e a fúria dos ventos agitava todo o cenário.

-- "Essa é a Paz de Deus pra você?", perguntou um colega desdenhando o desenho apresentado, seguido por mais gargalhadas.

Sem dizer uma palavra Francisco esticou o dedinho ainda sujo de tinta, apontando para uma das árvores no desenho. Todos se calaram e fixando os olhos perceberam que num galho daquela árvore, em meio a tamanha agitação do vento, a clarões de raios e intensa chuva, havia um ninho e dentro dele um pássaro que serenamente chocava seus ovos! Preciso dizer quem ganhou o prêmio?

        De fato, estarmos tranqüilos quando tudo vai bem, é fácil. Mas é quando tudo à nossa volta está contra nós, que podemos sentir o dom maravilhoso da Presença de Deus a nos proteger, a dar-nos forças. Não sabemos o que Francisco estava passando. A julgar pelo desenho sua vida não devia ser uma navegação tranqüila. Apesar de tudo, temos uma certeza: ele estava em Paz! Veja o que nos ensina o salmo 56:"Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade de mim, porque a minha alma em vós procura o seu refúgio. Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe." E o salmo 90: "Ele te livrará do laço do caçador e do flagelo do maligno. Cobrir-te-á com suas penas, debaixo de suas asas encontrarás abrigo."

        Portanto, irmãos, que nenhuma situação ou aparente problema nos consuma ou nos tire o sono! Tais situações e problemas já estão resolvidos no nome que está acima de qualquer outro nome, Jesus Cristo, sem o qual nada podemos fazer! Peçamos ao Senhor fé suficiente para, como crianças, sentarmos no colo do Pai e, adormecendo, descançar em seus braços na certeza de que Ele cuida de tudo para nós!

 

SENHOR, ACALMA MEU CORAÇÃO COM TUA PODEROSA PRESENÇA! PREPARA-ME UM LUGAR EM TEU REINO! TOMA CONTA DE SITUAÇÕES QUE NÃO SEI RESOLVER! QUE EU ESTEJA EM TI COMO ESTÁS NO PAI! QUE EU SEJA UM CONTIGO PARA QUE O MUNDO CREIA AO VER AS OBRAS QUE REALIZAS EM MINHA VIDA! AMÉM!

 

Atenciosamente,
 Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 

P.S.: Partilho com vocês uma canção bastante propícia para continuarmos a reflexão!

ACHO QUE JESUS ME ACHOU

Um dia eu parei e quase desisti

Há muito tempo eu vivia sem rumo e sem razão

Os bens não preenchiam o vazio do meu ser

As festas, os amigos, tudo era em vão.

 

ACHO QUE JESUS ME ACHOU

E SEU TOQUE ME ALCANÇOU

NÃO ME SINTO MAIS VAZIO

E NÃO ANDO MAIS SOZINHO!

ACHO QUE JESUS ME FEZ

PERCEBER O SEU AMOR

ELE É TUDO EM MINHA VIDA

NÃO VIVO EU, ELE AGORA VIVE EM MIM!

 

Outro dia eu pensei o quanto sou feliz

Os problemas não me afastam do meu Senhor Jesus

Renovo a esperança de joelhos na oração

Encontro paz e graça no seu perdão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário