Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de abril de 2008

Por que Jesus teve que ir embora? (Jo 16,5-11) (29/04/08)

Por que Jesus teve que ir embora?

        Essa é uma pergunta que é respondida no Evangelho de hoje: "É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei." Agora eu vou um pouco mais além... E por que Jesus não podia ficar aqui, com os discípulos, e pedir para o Pai mandar o Espírito para eles? Vamos pensar um pouco a respeito disso...

        Durante os três anos que Jesus ensinou aos seus discípulos, Ele sempre foi o personagem principal, e os discípulos foram os "coadjuvantes". Era sempre Jesus quem estava no centro de todas as histórias, e quando os discípulos apareciam, era sempre para participar de algum episódio no qual Jesus era o centro das atenções.

        Isso colocava os discípulos numa "posição confortável". Na qual eles precisavam apenas aprender, observar, perguntar. Eram como alunos diante de um grande mestre. Eles tinham Jesus sempre do lado, para orientá-los passo-a-passo, e não deixá-los sair da linha. A grande responsabilidade era de Jesus... Eles só precisavam imitá-lo, segui-lo. E imitar é sempre mais fácil do que ser autêntico, original.

        Jesus ensinou aos seus discípulos como um verdadeiro mestre deve fazer: sem super-proteção. Disse a eles que iriam enfrentar muitas dificuldades, e que os deixaria sozinhos por um tempo, mas que enviaria o Espírito Santo, para defendê-los e inspirá-los em todos os momentos.

        Os discípulos precisariam entender que a partir daquele momento eles não veriam mais Jesus em carne e osso. E a partir dali, teriam que ser os "atores principais" de suas próprias histórias. É a MATURIDADE ESPIRITUAL que Jesus queria que eles alcançassem. É esta MATURIDADE ESPIRITUAL que Jesus quer de cada um de nós.

        Jesus quer nos preparar para receber o Espírito Santo, Aquele que vai nos dar o entendimento do que é certo e errado, e que nos vai dar forças para agir corretamente, principalmente nos momentos mais difíceis. Apenas com o Espírito Santo alcançaremos a MATURIDADE ESPIRITUAL. Por isso...

        VEM, ESPÍRITO SANTO!!!

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Um comentário:

  1. Perspectiva muito interessante Jailson! Gostei muito dessa sua abordagem! Realmente fez pensar que cada um deve assumir o seu papel tendo como suporte as Palavras do Mestre e a orientação do Espírito!
    Senhor, dá-me coragem para cumprir tua vontade e dar meu testemunho ao mundo! Amém!

    ResponderExcluir