Pesquisar neste blog

sábado, 31 de maio de 2008

Deixe-se visitar (Lc 1,39-56) (31/05/08)

Deixe-se Visitar...

Celebramos hoje, em toda a Igreja, a festa da visitação de Nossa Senhora, a sua prima Isabel.


"Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa" (Lc. 1, 39).

Até pouco tempo Maria levava, uma vida "normal"; porém depois do grande anúncio tudo muda; só Deus sabe o que passou em seus pensamentos, talvez muitas preocupações diante de um fato tão grandioso, do qual estava participando diretamente. Porém, uma coisa é certa ela confia no Senhor. Não ficou presa no fato em si, mas põe-se, como nos diz a leitura, a caminho.

No diálogo que teve com o anjo, 'na anunciação', Maria fica sabendo que também Isabel foi agraciada milagrosamente: "Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril". (Lc. 1,36). Maria vai visitar sua parenta e ao vê-la confirma-se o que anjo já lhe havia falado.

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc. 1,41).

Ao chegar na casa de Isabel, após uma longa viagem de pouco mais de cem quilômetros, as duas mulheres se encontram, e não só elas, também os frutos da bondade e do amor de Deus. Aqui aproveito para abrir um pequeno parêntese, Maria estava com poucos dias de gestação, e ainda assim o seu filho foi percebido por Isabel, e o ainda não nascido João Batista. Como é que pode alguns ainda colocarem em dúvida se o feto não constitui ainda um ser humano, capaz de reconhecer as grandes maravilhas de Deus, mesmo que estes sejam de poucos centímetros?

Maria foi a primeira anunciadora da boa nova, junto com ela, leva a mesma alegria recebida do anjo, leva também o Cristo e o Espírito Santo.

Como não querer bem a uma mulher que soube realizar a vontade do Pai?

Maria é aquela que conduz Jesus até aquela família, mais tarde será ela também que pede a Jesus para que ajude os noivos nas bodas de Caná; e ainda hoje ela continua atenta as nossas necessidades, com seu olhar materno.

Diante de tudo que recebeu, ela não se exalta, mas bendiz o Senhor:

"Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador" (Lc. 1. 46).

Deixemo-nos visitar por Deus! Mas estejamos atentos com a mesma sensibilidade de Isabel e João Batista. Que possamos reconhecê-lo, acolhê-lo e com Ele alegrar-se.

Peçamos por interseção de Maria a graça de reconhecermos o Cristo, no pobre, no idoso, no doente e no mais sofredor e também em nossas dificuldades.  

 

Adrian Diego

adriandiegodasilva@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário