Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Recomendações de Jesus para não cair no pecado (Mt 5,27-32) (13/06/08)

Recomendações de Jesus para não cair no pecado

Nesta passagem do evangelho, Jesus nos adverte que a materialização do pecado acontece quando em nosso íntimo consentimos, com plena consciência, com a intenção de realizá-lo. Muitas vezes não conseguimos concretizá-lo por diversas razões, porém, a disposição em transgredir o ensinamento deixado por Jesus já é o suficiente para estarmos nos distanciando de sua soberania. "Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração". Com isso vemos que o pecado acontece primeiramente em nosso coração antes ou até sem a concretização material dessa desobediência.

Baseado nessas primícias Jesus nos recomenda que a primeira atitude nossa para fugirmos do pecado é o de evitar as ocasiões e circunstâncias que nos levem a cometê-lo. "Se teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que com todo o teu corpo ser jogado no inferno." Somos conscientes de nossas limitações e de nossas fraquezas, por isso, através da oração e da freqüência aos sacramentos procuramos nos fortalecer na luta contra o pecado, mas essa resistência diminui consideravelmente quando nos colocamos voluntariamente diante das ocasiões de pecado.

Jesus ainda nos lembra da responsabilidade que assumimos com o compromisso do casamento. Nos dias de hoje, quando se procura banalizar essa instituição, temos Sua advertência quanto a perenidade de nosso compromisso, ao esforço que devemos desenvolver para torná-lo concreto e nossa responsabilidade também para com o nosso cônjuge. "Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério".

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Um comentário:

  1. Irmão José,
    o ponto que vocêabordou logo no início de sua reflexão é extremamente coerente com o ensinamento de Jesus. O pecado não se dá somente e quando se concretiza a ação mas quando, deliberadamente, consinto com a possibilidade. Aqui está baseado um dos pilares da ação de satanás que sabendo disso nos ludibria fazendo-nos achar que se nõ chego a cometer a ação não há problema. Porém meu consentimento interior é a raiz do mal e através dessa pequena brecha todo o meu templo pode ruir, é só uma questão de tempo. Obrigado por suas sábias palavras!

    ResponderExcluir