Pesquisar neste blog

sábado, 21 de junho de 2008

Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado (Mt 6,24-34) (21/06/08)

Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vos será acrescentado

Nesta passagem do evangelho, Jesus nos encoraja em priorizar a busca dos valores espirituais que são eternos e alimentam nossa alma, porque os valores materiais serão supridos conforme nossas necessidades. "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas necessidades vos serão dadas por acréscimo". Muitas vezes nos orientamos na busca dos bens materiais e essa atitude nos afasta dos desígnios traçados por Jesus, porque esses dois caminhos são conflitantes. "Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro".

A obtenção dos bens materiais não depende apenas do nosso esforço individual, mas é uma dádiva divina. "Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso". E esse suprimento das necessidades materiais é garantido a todos que seguem seus ensinamentos de amor a Deus e serviço ao próximo. "Por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios no campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará muito mais por vós, gente de pouca fé?

Deixemos nossas preocupações materiais em segundo plano na certeza que nossa fidelidade a Deus nos garantirá sua providência.

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

31 comentários:

  1. Eu adoro essa passagem, com certeza uma das mais lindas da Bíblia! Jesus é o maximo, creio em tudo que Ele disse!

    ResponderExcluir
  2. infelizmente neste mundo capitalista.... as pessoas inverteram os valores de Deus... pois
    buscam em primeiro lugar riquezas e sucesso, e se sobrar algum tempo buscar o Reino de Deus...
    inventam desculpas, dizendo e para garantir o meu futuro, e para segurança de meus filhos etc.
    sao ambiciosos e gananciosas e "maquiam" se justificando sao bençaos de Deus... quando na verdade estão longe de Deus, querem Deus apenas com interesses próprios, inclusive eu vejo poucos pastores pregando sobre isso porque na verdade muitos deles tambem sao ambiciosos, digo isto com dor no coraçao, e com tristeza. eclesiastes diz ..." tudo é vaidade de vaidades...o homem passa a vida correndo atrás do vento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o mundo capitalista que molda o homem, ele espelha o que há dentro dele, uma pessoa que estudou bastante, se esforçou bastante e trabalha no mundo capitalista e conseguiu um bom emprego, com um bom salário, uma boa casa, um bom carro, etc. tudo honestamente, não deve ser rechaçado, visto como inferior ou indigno. Muitos empresários no mundo capitalista proporcionam empregos e não tem lucros exorbitantes e mesmo que tivessem, não possuem escravos o trabalho está pra quem queh trabalhar. Muitos levantam esta bandeira porque invejam outros por não terem o que eles tem. Ao menos não pecaram, muitos até ajudam em obras de caridade, agora muita gente enche a boca para criticar, mas não tem condições nem de se ajudar e reclamam por não estarem sendo ajudados e culpam o capitalismo. As provações existem, a solução para evolução não é acabar com as provações e sim supera-las. Quando você for milionário e der tudo que tem aos pobres vou ler suas criticas, até lá (provavelmente nunca) resuma-se a sua insignificância, procure não criticar e sim fazer a sua parte. Olhe pro seu umbigo e deixe o dos outros.

      Excluir

    2. Esta na bíblia !
      Não podemos adorar a dois !
      Não é culpa do regime de governo e sim do que cremos e seguimos.
      Eu creio em Deus sobre tudo ! Amém

      Excluir
  3. A algum tempo deixei de amar meu marido, mas continuo casada no papel e morando na mesma casa e dormindo na mesma cama, porém sem nos relacionarmos a um ano. Atualmente o que mais escuto é essa passagem, em todos os cultos, um amigo sempre me repete isso e não conseguia entender bem até ler essa mensagem. Será que estou sendo covarde em não assumir essa separação e deixar que meu marido e eu refaçamos nossa vida e sejamos felizes, sem me preocupar com bens, etc. Será que é isso que o Senhor quer me dizer? Pois acredito que Deus nos fez para sermos felizes e não estou feliz nem ao menos fazendo-o feliz. Se alguém puder me ajudar a compreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na palavra de deus esta escrito o coraçao do homem faz planos mas de deus vem a resposta certa,e como disse o irmao abaixo junto com seu marido busque ajuda de um pastor nao busque ajuda com estranhos;o nem sempre o que voce quer e o que deus quer.

      Excluir
    2. Minha irmã faz um tempo que você escreveu seu testemunho de separação mas o que tenho a dizer e que Deus não deixa nada acontecer em sua vida que não seja da vontade dele, e mesmo a carne fazendo vontade de separação a sua união esta ainda com ele e quando você aceitou a amar seu marido mesmo na dor ou até mesmo na tristesa, se esqueceu da sua promeça.

      Assuma este amor minha amiga e faça a tua vontade de união com ele, volte a namorar pegue na mão vai dar um passeio chupar um picole etc mas apenas ameo como Jesus nos amou.

      TEnha um otimo dia.

      Excluir
    3. O sentimento de amor que um dia brotou em seu coração, apenas dorme um amigo me procurou dizendo ter acabado seu casamento, e pra complicar o problema é que ele tem uma criança de 6 anos falei com sua esposa em dar uma nova chance a ele ela disse que não o amava mais, disse a ela busque o resgate de sua familia em Deus, ela foi pra igreja clamou ao SENHOR e o amor resplandeceu ela vai ter mais um bebe e os dois estão firmes na presença de Deus.

      Excluir
  4. Para "Anônimo"...
    O melhor conselho que você poderá receber é: rezem juntos. Somente você e seu marido tem a verdadeira dimensão da situação. Só que nem sempre é possível ver com clareza, principalmente quando se está inserido no problema. Por isso, uma recomendação que eu dou: procurem, juntos, a ajuda de uma pessoa de confiança, sensata, e abram o coração. Por mais que você escreva aqui, nunca nós teremos conhecimento suficiente para dizer o que você deve fazer.
    Deus quer a nossa felicidade, sim. E, às vezes, nos vê passar por situações difíceis, não porque Ele quis, mas porque não quisemos ouvi-lo ou segui-lo em algum momento. Sofremos porque escolhemos fazer a nossa vontade, e não a dEle. O problema é que nem sempre a voz dEle é tão audível...
    Por isso, procure ouvir a voz de Deus através de algum amigo do casal que seja da igreja, que seja de Deus.
    Você ter começado a buscar ajuda já é um excelente sinal de que Deus está querendo entrar de novo na sua casa...
    Que Deus ilumine o seu lar.

    ResponderExcluir
  5. ESSA LITURGIA ME FAZ BEM, VIVEMOS EM SOCIEDADE ONDE O CONSUMISMO PODE DESTROIR NOSSO ORÇAMENTO, BUSCAMOS CADA VEZ MAIS NÓS SENTIR CONFORTAVEL MAIS ESTAMOS CADA FEZ MAIS AFLITOS. PRECISAMOS DE DINHEIRO MAIS PRECISAMOS MAIS DE NOSSA FAMILIA EM HARMONIA. OS ATROPELOS DA VIDA CAUSADOS POR NÓS. PODE NÓS FORTALECER OU NÓS ENFRAQUECER. DEUS NÓS AMA E COMO PAI NÓS AGUARDA.

    ResponderExcluir
  6. "Meus irmãos em Cristo, não basta orar, temos que praticar para com o próximo (orai e vigiai), por mais difícil que seja, deixar o orgulho e vaidades de lado, pois "aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado" fiquem com Deus e que tudo de bom aconteça na vida de vocês, em nome e pelo poder do sangue de Jesus Cristo !!!

    ResponderExcluir
  7. Como e por que morre tanta gente de fome nesse mundo, inclusive criancinhas inocentes? Deus não faz nada? Será que eles não pedem nada, não oram, não querem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, também existem bastante pessoas cabeludas e barbudas, porque os barbeiros não fazem nada a respeito? As pessoas precisam buscar, servir, adorar a Deus sem interesse nenhum, sem esperar algo em troca...enquanto isso não acontecer as pessoas continuarão sofrendo. Nossas vidas não se limitam aqui, aqueles que aceitarem Jesus como o único e suficiente salvador terá vida eterna. Daqueles que são fiéis e servem a Deus na sinceridade, Deus supre sim todas as necessidades....

      Excluir
    2. é verdade, também existem bastante pessoas cabeludas e barbudas, porque os barbeiros não fazem nada a respeito? As pessoas precisam buscar, servir, adorar a Deus sem interesse nenhum, sem esperar algo em troca...enquanto isso não acontecer as pessoas continuarão sofrendo. Nossas vidas não se limitam aqui, aqueles que aceitarem Jesus como o único e suficiente salvador terá vida eterna. Daqueles que são fiéis e servem a Deus na sinceridade, Deus supre sim todas as necessidades....

      Excluir
  8. meu nome é Eduardo, tente levar as pessoas para o caminho de jeová, porque o seu caminho e o dessas pessoas estará livre para sua vida eterna no futuro mundo paradisíaco prometido por jeová

    ResponderExcluir
  9. Para Anônimo
    Deus não aceita separação a não ser si for em caso aduterio... Ora a Deus pede para ele restituir o amor que vc tinha pelo deu marido e ler JOÂO 10,10... Deus vai restituir a tua familia... Não deixa de Busca a Deus

    ResponderExcluir
  10. BUSCAI O REINO DE DEUS DE MANHÃ, E À TARDE TRABALHAI IGUAL FORMIGA SEM PARAR. DO CONTRÁRIO
    MORRERÁ DE FOME. ASSIM FOI DETERMINADO POR DEUS:
    COMEI O PÃO COM O SUOR DO SEU ROSTO.

    ResponderExcluir
  11. interessante o 3º comentário de 03/02/2010, quando estamos na igreja, mas não colocamos Deus em primeiro lugar,é justamente isto que acontece, veja: "A algum tempo deixei de amar meu marido, mas continuo casada no papel e morando na mesma casa e dormindo na mesma cama, porém sem nos relacionarmos a um ano". não nos relacionamos com Deus mais, não temos mais comunhão, porque tem outras coisas no lugar de Deus.

    ResponderExcluir
  12. interessante o 3º comentário de 03/02/2010, quando estamos na igreja, mas não colocamos Deus em primeiro lugar,é justamente isto que acontece, veja: "A algum tempo deixei de amar meu marido, mas continuo casada no papel e morando na mesma casa e dormindo na mesma cama, porém sem nos relacionarmos a um ano". não nos relacionamos com Deus mais, não temos mais comunhão, porque tem outras coisas no lugar de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCERTEZA DEUS DEVE TER DADO ALGUMS SINAIS ,PARA QUE O CASAMENTO NAO ACONTECESSE , AI ENTRA JER 3.39 DE QUE SE QUEIXA O HOMEM SE NÃO DOS SEUS PROPRIOS ERROS ,PAZ

      Excluir
  13. GENTE PRESTEM ATENÇÃO ´PORQUE É O REINO E A JUSTIÇA OS DOIS ,SE BUSCAR SÓ O REINO NAO VAI ACHAR TEM QUE BUSCAR A JUSTÇA TAMBEM.

    ResponderExcluir
  14. meus irmãos o diabo ele veio para matar roubar e destruir,mas JESUS ele veio da vida e vida com abundançia.as obras do adversario e destruir as vossas familia e nao esqueça o que DEUS ajuntou nao separa o homem por vos tornas en uma carne en nome do pai do filho e do espirito santo en nome de JESUS AMEM

    ResponderExcluir
  15. Com certeza quem deixa de buscar o reino de Deus primeiro certamente não tem uma vida farta com o senhor porque as demais coisas ele proverá sobre nossas vidas...

    ResponderExcluir
  16. Paz!!! Aquele que tem ouvido ouve...

    ResponderExcluir
  17. Essa passagem e uma receita,que nos mostra passo a passo o que devemos fazer pra agradar a Deus e ser feliz!

    ResponderExcluir
  18. Essa passagem e uma receita da felicidade espiritual e material!

    ResponderExcluir
  19. Vamos orar irmãos e buscar essas promessas de Deus pai o criador eterno, se aproximarmos mais e mais do amor infinito de Deus, peçam busquem dediquem-se as obras e tudo mais vos será acrescentado. E que Jesus venha o mais breve possível e que nós nos apossemos de sua misericórdia o mais rapido ainda...
    Graças e louvores se dêem a todo momento a Deus pai Javé por meio de seu Filho Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  20. Amado, o Versículo está errado. Está adulterado. Não é isso que diz mateus 6:33. Onde foi que você encontrou essa expressão "e tudo mais"?????

    O texto diz: ...", e todas estas coisas..."
    Ele não diz: "todas as coisas", nem também "as demais coisas".
    Mas você conseguiu criar uma terceira: ""e tudo mais".

    Se você ler o texto do versículo 25 ao 34, vai perceber que Jesus está falando do comer, berber e vestir.
    As expressões "estas coisas" que aparecem nos versículos 32 e 33, estão se referindo ao versículo 31, que diz: "Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: com que nos vestiremos?

    Portanto, ele diz nos versículo 33: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas ESTAS COISAS vos serão acrescentadas.

    ResponderExcluir
  21. Estou alimentado espiritualmente obrigado Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir