Pesquisar neste blog

domingo, 29 de junho de 2008

Hoje é dia de vestibular. Você está preparado? (Mt 16,13-19) (29/06/08)


HOJE É DIA DE VESTIBULAR!

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?


Caríssimos,

o trecho de hoje, selecionado para a Solenidade de São Pedro e São Paulo, quebra a seqüência da leitura do Evangelho de Mateus que vínhamos fazendo nos últimos domingos, mas isso apenas porque salta alguns capítulos, pois com relação às reflexões que estamos fazendo, parece-me continuar na mesma temática.

         O Tempo Comum em nossa liturgia é basicamente o tempo de estarmos com o Senhor, aprendendo com Ele, é tempo de formação. Desta forma, NOS ÚLTIMOS DOMINGOS, estamos vendo como Jesus nos chama para abandonarmos nosso modo de vida e colocar-mo-nos em seu seguimento para só depois disso gritarmos aos telhados o testemunho de uma vida transformada pela sua poderosa presença, sem temor, pois é Ele quem cuida de nós!

         E ainda bem que cuida mesmo porque seguindo esse cronograma de ensino do Mestre Jesus, hoje é dia de VESTIBULAR! Você está preparado? O quê? Ninguém te avisou? E você acha que seguir a Jesus é só flores e alegria? Quem o segue precisa ter em mente a necessidade de estar sempre pronto a dar seu testemunho na alegria e na dor, na benção e na provação (que não deixa de ser uma benção). Mas voltando ao nosso tema, fora o frio na barriga, suadeira nas mãos e o nervosismo geral, sintomas próprios desta fase na vida de muitos de nós, o que essa minha idéia atrevida quer transparecer é que, depois de um período de convívio, formação e ensinamento, Jesus aplica uma prova em seus discípulos, prova esta que delimita suas vidas e sem a qual eles não podem avançar no conhecimento do Senhor, tal como nosso conhecido vestibular que barra a uns e dá acesso a outros a um novo mundo de conhecimento e experiências, a universidade. Até agora os discípulos eram simples alunos. À partir daqui Jesus quer saber se eles têm condições de digerir comida mais pesada, conhecimento mais denso, porque a coisa vai ficar feia. É meu irmão, minha irmã, até hoje foi sentar-se na igreja e absorver a Palavra do Mestre. Hoje Ele quer saber se você é capaz de começar a agir...

         O vestibular de Jesus acontece em Cesaréia de Filipe, uma cidade que Felipe, o Tetrarca, construiu em honra de César Augusto, que tinha morrido no ano 14 d.C. A cidade estava situada perto das cascatas do rio Jordão e perto de um gigantesco muro de rocha de cerca de 60 metros de altura e 150 metros de largura, que é parte da parte sul do Monte Hermon. Ela não existe atualmente, mas suas ruínas estão próximas a Banias, uma pequena cidade árabe, e na base do muro de rocha pode ser encontrada a sua esquerda um dos afluentes que alimentam o Jordão. Foi aqui onde Jesus aplicou o vestibular e seus discípulos (ver fotos). Depois de um questionamento sobre o que os outros diziam dele, Jesus lança a pergunta crucial:

"E vós, quem dizeis que eu sou?"

Você percebe a importância desta pergunta? Jesus de certa forma já sabe o que pensam acerca dele todas as pessoas. Mas quer ouvir das pessoas que lhe estão mais próximas qual sua opinião porque de acordo com a resposta, todo o projeto de salvação traçado pelo Pai que Ele veio dar cumprimento, será bem ou mal sucedido, não em si mesmo, mas personalizado em cada vida que Ele veio resgatar. Você percebe a importância desta resposta para a sua vida? De acordo com o que você responder, Jesus terá a certeza de que sua vinda e todo o seu sofrimento na cruz não foi em vão, que valeu a pena Ele ter derramado o seu sangue por ti. O plano salvífico de Deus é atualizado e renovado em cada pessoa que dá seu livre assentimento a Cristo, proclamando-o como seu Salvador pessoal. Jesus é o Salvador do mundo quer você queira ou não. Isso é fato! Mas Ele só será o seu Salvador, o seu Messias, o seu Cristo, se você permitir. Por isso é tão importante você responder bem a esta pergunta. Deixe de lado tudo que já te disseram sobre Jesus, deixe de lado até essas minhas palavras se for o caso.  Feche seus olhos, olhe dentro de seu coração, peça a unção do Espírito de Deus, ESCUTE A VOZ DE JESUS e responda para si mesmo: E VOCÊ, QUEM DIZ QUE EU SOU? Enquanto você não tiver sua resposta pessoal a esta pergunta você não passará no vestibular de Jesus e não poderá prosseguir em seu conhecimento. Se você responder algo parecido com o que disse Simão: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". (messias = cristo = ungido = nome dado ao libertador esperado pelo povo de Israel), escutará Jesus dizer-lhe: "Feliz és tu, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu!" Feliz és tu porque passaste em meu vestibular! Feliz és tu porque de agora em diante serás uma Rocha firme, alicerçada em mim, Pedra Angular desta magnífica construção que é minha Igreja, onde teus irmãos ainda pequenos na fé poderão se segurar até firmar os seus pés e poderem andar por conta própria em minha direção!

E tal como Pedro teve o nome mudado por Jesus diante daquele paredão de pedra em Cesaréia, você terá sua vida transformada pela presença daquele no qual fundamentaste a tua fé! Teu testemunho será firme, tuas palavras sábias, tuas atitudes luz para as trevas do mundo o poder do mal, do inferno, não poderá vencer-te!

         Cristo Senhor, Pedra Angular, por intercessão de São Pedro e São Paulo, revelai-nos a compreensão de tua pessoa para sermos tão firmes em nossa fé e em nosso testemunho como foram esses dois apóstolos, colunas de tua Igreja. Amém!

         E na certeza de quem não podemos viver sem nosso Salvador, escutemos essa belíssima canção que fortalecerá nossa profissão de fé e nos enviará ao mundo para dar nosso testemunho combatendo o bom combate!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 

 

 

CURIOSIDADE: Porque comemoramos Sao Pedro e São Paulo em 29 de junho?

Por muito tempo se pensou que essa data teria sido o dia em que esses Apóstolos tivessem sido martirizados em Roma no ano de 67. Contudo, os estudiosos atuais apontam que nem o ano nem o dia teriam sido estes. A provável história é que essa solenidade foi criada no dia 29 a fim de sobrepor-se à festa pagã que ocorria em Roma, no mesmo dia, para as figuras de Rômulo e Remo, os dois mitos fundadores da Cidade Eterna. Do mesmo modo que Rômulo e Remo foram os fundadores da Roma pagã, afastada de Cristo, Pedro e Paulo foram os fundadores da Roma cristã e nela depositaram suas vidas pelo amor inesgovável ao Cristo que transbordava de seus corações por suas bocas.
 

Para saber um pouco mais sobre esses dois Apóstolos acesse:

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/nova_liturgia/santo/index.php?mes=6&dia=29&id=175

 


Não posso viver sem ti

Ministério Intimidade


 

Venho a Ti, Senhor, com gratidão
Pois Tu tens feito maravilhas
Grandes são teus feitos em toda a Terra
E em toda a minha vida viestes reinar

Pois eu sei, Senhor, dependo de Ti
Sem a Tua mão não posso andar
Sem o Teu amor não posso viver

Senhor, não posso viver sem Ti
Senhor, manifesta-Te através de mim
Seja, Cristo Senhor, exaltado em mim
Exaltado nos céus e exaltado na terra

Senhor, não posso viver sem Ti
Senhor, manifesta-Te através de mim
Seja, Cristo Senhor, exaltado em mim
Exaltado nos céus e na Terra

Não quero dar lugar às minhas razões
Nem apropriar minha vontade à Tua
Mas Te entrego, Senhor
O controle de toda a minha vida.

 



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário