Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de julho de 2008

A incredulidade de Tomé como fonte de fé e salvação (Jo 20,24-29) (03/07/08)

A incredulidade de Tomé como fonte de fé e salvação!!!

No dia de hoje celebramos a santidade de vida do apóstolo Tomé que chegou até o céu não por duvidar da ressurreição de Jesus, mas por ter sido atingido pela ilimitada misericórdia do Senhor. Como comentou São Gregório: "A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade". Ou seja, foi através de Tomé que pudemos ser curados da nossa falta de fé e passamos a ter essa fé cega em um Deus que não vemos, mas que sabemos que ressuscitou e que hoje vive e reina no meio de nos operando maravilhas em nossas vidas.

Eu, particularmente, gosto muito dessa passagem porque ela revela a fragilidade humana quando Tomé diz aos discípulos: "Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei". E quantas e quantas vezes a fraqueza de Tomé não se repete no nosso dia-a-dia??? E Jesus diz a Tome: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem ter me visto". Nos estamos incluídos nesses bem-aventurados, porem muitas vezes nos comportamos como Tome, mesmo sabendo que foi através dessa passagem que a nossa incredulidade foi curada. Isso acontece por causa das nossas limitações enquanto pessoas humanas. Quando perdemos a fé na palavra de Deus logo sentimos que um vazio se instala em nosso coração e na nossa alma, pois junto com ela vai embora a esperança, a confiança, a fortaleza, a fidelidade, a alegria e a felicidade verdadeira que existe somente em Deus. Portanto, quando isso acontece deixamos de viver verdadeiramente. O nosso estado de espírito e as nossas atitudes revelam de que o nosso coração esta cheio e quando perdemos a fé e nos tornamos incrédulos nada temos para dar, pois o nosso coração se torna vazio.

E não falo apenas em perder a fé em relação a Deus, pois isso seria o eixo de tudo, mas me refiro também às coisas praticas como quando perdemos a fé nas pessoas que estão a nossa volta, no nosso namorado, marido, professores, políticos, amigos e de uma forma geral no nosso pais passamos a ser pessoas extremamente infelizes, pois não temos mais em quem confiar, no que esperar e para que lutar na vida, ou seja, qual seria o significado de viver para uma pessoa sem fé?? Não existe. Infelizmente ou felizmente precisamos ter fé em alguma coisa e espero que cada um de vocês que esteja lendo essa reflexão escolha ter fé em Jesus, pois se cremos em Deus tudo pode ser mudado pela forca da oração. Quando você sentir que vai vacilar na fé lembre-se das palavras de Jesus para Tome: "Não sejas incrédulo, mas fiel". Pois, quando somos fiel não há nada que abale a nossa crença e a nossa fé. Por exemplo, se você for sempre fiel ao seu marido ou a sua esposa ela ou ele sempre acreditara em você e nunca perdera a fé em você, pois você manteve a sua fidelidade. E esse exemplo se repete para todas as pessoas e situações da sua vida onde se você se mantiver fiel nos seus valores e princípios nunca será desacreditado pelos outros e poderá dar testemunho da sua fé por todos os lugares que passar.

 

Deus abençoe ricamente vocês e derrame a graça da FIDELIDADE A TODOS!!!!

 

Rosa Camila

rosac12@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário