Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Preparando para a missão (Mt 10,16-23) (11/07/08)

Preparando para a missão

        As leituras deste dia nos fazem refletir em três situações distintas. A primeira mostra o profeta Oséias conclamando o povo de Deus à conversão. "Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai ao Senhor". Essa mesma condição encontramos quando caímos em pecado. Somos continuamente animados pelo Espírito Santo a voltarmos à graça de Deus lembrando-nos sempre de sua infinita misericórdia e disposição permanente ao perdão."Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera".

         Na segunda situação Jesus nos adverte das dificuldades que encontrarão aqueles que se dispõem em seguir seu caminho. Haverá sempre o antagonismo em se viver segundo a carne e segundo o espírito. Viver segundo a carne significa procurar sempre fazer as coisas visando seu bem estar e prazer no momento em que lhe agradar. Viver segundo o espírito significa visar sua felicidade e a do próximo e fazer as coisas quando elas forem necessárias. Essa dualidade é vivenciada tanto a nível pessoal, como dentro de nossa comunidade e na convivência com a sociedade. "Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas."

A terceira situação é a promessa da assistência do Espírito Santo aos que permanecerem em seus ensinamentos, a garantia da vitória aos que perseverarem no caminho do bem. Não devemos nos preocupar em ver os frutos de nossas ações, pois o Espírito Santo estará agindo onde a semente foi lançada e acolhida. "Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós".

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário