Pesquisar neste blog

Carregando...

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O que Jesus fala sobre Dízimo? (Mt 23,23-26) (26/08/08)

        Quem diria... Jesus, no Evangelho de hoje, fala sobre dízimo! Aí está, para quem não paga o dízimo dizendo que Jesus nunca falou que nós deveríamos pagar, leia este versículo: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto [os ensinamentos], sem contudo deixar aquilo [o DÍZIMO]."

        Vejam só: os fariseus pagavam o dízimo e achavam que isso já era suficiente. Isso me faz lembrar daquelas pessoas que se colocam no serviço, mas que fazem apenas o mínimo necessário... Não se envolvem com a causa... Não se esforçam para dar o seu melhor, e às vezes ainda atrapalham os outros que querem dar o seu melhor, com recriminações e palavras de desânimo...

        A dura repreensão de Jesus para com os fariseus e mestres da lei era porque eles cumpriam com a parte burocrática da lei, mas não cumpriam com a parte humana. E sendo eles as pessoas que regulavam a parte religiosa das cidades, na época de Jesus, acabavam cometendo muitas injustiças, principalmente com os menos favorecidos...

        Que os nossos líderes leiam e reflitam sobre essa passagem de hoje: será que eu estou fazendo o melhor que eu posso, ou estou apenas cumprindo uma obrigação? Meu irmão, minha irmã, o trabalho mais gratificante que um ser humano pode fazer é aquele que é VOLUNTÁRIO, ou seja, sem esperar nada em troca. Não pague o dízimo por obrigação, pague porque você quer participar da construção da igreja! Não vá a missa por obrigação, vá porque quer se fortalecer. Não tente amar por obrigação... Apenas se permita agir voluntariamente... Dê o MELHOR de si em todos os momentos, inclusive quando não for receber nada por isso... É quando nos doamos gratuitamente, sem expectativas de receber algo em troca, que recebemos as melhores recompensas...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

43 comentários:

  1. UM FARISEU DENTRO DE MINHA CASA!!!

    Jailson, não posso deixar de pensar que existe um fariseu lá em casa. E é pra ele que Jesus dirige essas palavras... Como vou dizer-lhe isso? Como denunciá-lo? É muito simples quando eles estão longe "soltar os cachorros", mas e quando estão tão perto? Irmão, confesso que estou meio perdido...
    O fariseu lá de casa às vezes repreende meus filhos sem antes ter dado o exemplo, ou pior, faz o contrário do que ordena que eles façam. As crianças ficam confusas e como são espontâneas demais, questionam o comportamento dele. Ele fica bravo e com a ameaça de umas palmadas, reprime a revolução nas crianças e as deixa numa crise de valores. Esse fariseu é uma peste! Ele coloca regras e leis muitas vezes até muito certas mas não perde um minuto sequer para explicar o porque dessas leis e as pessoas lá em casa tem que seguir essas normas sem entender e sem interiozá-las o que cria um peso, uma obrigação contra a qual Jesus argumenta e denuncia dizendo que seu fardo é leve e seus preceitos são suaves. Irmão, às vezes, dá vontade de matar esse fariseu! Perdoe-me dizer essas coisas... Outras vezes, sabe que até gosto dele. Ele torna as coisas mais fáceis e mais cômodas. Não precisa gastar tanta energia com diálogo e explicações. Ele manda e ponto final. Talvez por isso eu nunca tenha feito nada contra ele. Às vezes fico só olhando para os fariseus nas casas dos meu vizinhos e me conformo: viu... eles também têm essa praga em suas casas... e continuo empurrando o meu fariseu com a barriga. Mas essas palavras de Jesus dos últimos dias têm me incomodado. Sinto que não posso continuar na minha zona de conforto e fingir que não é comigo. Mas o que fazer com esse fariseu? AGUARDO UM CONSELHO, UMA LUZ PARA ESSE MEU PROBLEMA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus está repreendendo os Escribas e Fariseus. Reparem também, que os dízimos são de produtos agrícolas e não de dinheiro. As pessoas tem que entender que Jesus foi nascido sobre a Lei. Jesus nunca levantou a questão do Dízimo, pois sendo da tribo de Judá, não tinha autoridade sobre os mesmos. Só os Levitas tem autoridade de alçar os dízimos. E o Dízimo era Lei em Israel.
      Jesus não revogou a Lei. Ele a cumpriu, tanto que Ele disse" se for possível Pai, afaste de mim este cálice". Sua vida e morte estavam profetizados há séculos, o Profeta Isaias, já o havia escrito 400 anos antes.
      Porém, ao morrer o Templo se rasga e deixamos de obedecer a Lei e passamos a ser não mais servos e sim amigos e filhos de Deus. Jesus disse " Um novo mandamento vos dou", Ele não disse que um novo mandamento acrescentaria. Quando se dar uma nova ordem, é porque a velha não tem mais serventia.
      Não é por muito falar que chegaremos a Deus. É pelas nossas ações, por nossas obras e por nossa fé. Tiago 14: 22... Diz que a Fé sem obras é morta. Diferente de Efésios 2:8.
      Portanto, que preguemos Jesus e que nós sejamos imitadores de Cristo.
      Cristo é tão bom, que em vida, antes de ressuscitar, o primeiro que ele levou foi um ladrão. Pensem nisto. Um ladrão foi o primeiro homem a morar com Deus. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. Meu caro amigo Humberto...
    Existe uma lei da física que se aplica a tudo na nossa vida: é a lei da inércia. TUDO tem a tendência a permanecer do jeito que está, e para se mudar algo, é preciso aplicar uma força maior do que a tal inércia. Por esse princípio é possível mover uma esfera de metal, de 10 toneladas, sobre uma superfície perfeitamente lisa e com pouco atrito. Mas é tão difícil empurrar um carro de 1 tonelada na rua...
    Tudo isso pra dizer: o primeiro passo é sempre o mais difícil... Mas a boa notícia é que você já deu o primeiro passo: reconhecer e se sentir incomodado com o problema.
    Agora o segundo passo: se arrepender do que já fez de errado e ter a intenção de não errar mais... Eu acho que é nesta fase que você se encontra. Esta é a fase de maior sofrimento e conflito pessoal. A pessoa sabe o que seria correto, mas não faz... A partir desta fase, se pode passar para a seguinte, ou voltar para antes da primeira.
    A terceira e última fase: a atitude de enfrentar o problema. E aqui, para nós que somos tão racionais, entra algo importantíssimo: o planejamento da mudança. Se você está convicto de que precisa mudar, planeje! Da mesma forma como faz planos no campo profissional, faça o plano de tudo o que precisa mudar em casa. Quando não estamos tão certos de que precisamos fazer algo, não dedicamos a devida atenção para aquele algo.
    Quer ter a certeza de que precisa mudar? Pergunte aos seus filhos ou a sua esposa se existe algo que ele/ela tem medo/vergonha de falar com você. Talvez esse seja um bom termômetro. Vai ser difícil eles admitirem que tem medo/vergonha de falar com você, mas se for aberto o espaço, talvez você descubra um mundo novo em sua casa. Se seus filhos chegarem à adolescência sem falar sobre tudo com você, a vida na sua casa vai ser cada vez mais difícil...
    Falo isso com propriedade porque já passei por isso com meu pai, e isso teve um peso muito grande durante a minha infância, adolescência e agora, já na fase adulta. Você pode exercer a autoridade pelo medo ou pelo respeito... quanto antes você descobrir e aplicar o que é certo, melhor para os seus filhos... e melhor pra você também.
    Lembre-se de Jesus com a prostituta... ele não a recriminou, e ela se converteu. Os fariseus hipócritas foram duramente recriminados, e não se converteram... e nem precisa dizer o que fizeram com Jesus algum tempo depois!
    Obrigado por compartilhar conosco suas fragilidades... Como já dizia o Padre Fábio de Melo, "o defeito é o anúncio da virtude que há de vir".
    Grande abraço! Que Deus abençoe a sua casa!

    ResponderExcluir
  3. Jailson,
    comecei a falar pra ele algumas coisas que você me disse acima. Mas ele acha-se perfeito! Chegou a admitir que pode ter alguns defeitinhos, mas que esses são tão pequenos diante dos erros de outras pessoas, que nem pode se dar ao luxo de chamar de defeitos. Numa altura da conversa quando lhe disse abertamente que as pessoas lá de casa o amavam (lembrando de Jesus e a prostituta) e que ele, com seu comportamento, as estava causando sofrimento, ele emudeceu... Posso encarar isso como sinal de alguma esperança?
    O amor que demonstramos será que pode mesmo operar milagres? Ou de repente eu tenho que ser mais duro e parar de adular?

    ResponderExcluir
  4. Caro Humberto,

    Essa pergunta ("O amor que demonstramos será que pode mesmo operar milagres?") tem tudo a ver com a santa que celebramos nessa quarta-feira (27/08), dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. Dizem que ela rezou durante 30 anos para que seu filho saísse do caminho do mundo e viesse para Deus. Como você pôde ver, com ela funcionou! Talvez seja um sinal pra dizer que jogo duro nesses casos não funciona não... coloca o outro na defensiva... e quando isso acontece, o melhor é dar um tempo e deixar pra tentar de novo quando o clima ficar mais ameno...

    Meu caro amigo, é uma pena admitir, mas quando você não consegue ter sucesso numa conversa franca e direta, uma boa saída é pedir o auxílio de uma terceira pessoa, que o "seu fariseu" admire. Explique a situação para essa pessoa de confiança, e peça que ela chegue ao seu "fariseu" da forma mais sutil possível.

    Preste atenção, meu irmão... O seu fariseu só vai mudar voluntariamente se a idéia partir dele. Pense nisso...

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Jailson,

    O FARISEU LÁ DE CASA entendeu recisa converter-se! Até que enfim, para o alívio de todos, ele começa a dar sinais de que aprendeu alguma coisa do Evangelho. MAS PORQUE? O QUE FOI FEITO PARA INICIAR A MUDANÇA?
    Basicamente duas coisas: a primeira foi fazer com que ele se sentisse amado; a segunda foi dialogar com bondade mas com voz firme denunciando o modo dele viver e comportar-se e como isso estava afetando as pessoas que o amavam.
    NÃO TE PARECE ESSA A METODOLOGIA DE JESUS? Primeiro ele trata a adúltera com bondade e mansidão. Depois denuncia suas faltas e lhe ordena não mais agir daquela forma dali por diante!
    IRMÃO, criei esse personagem você sabe muito bem porque! Muitas pessoas que leram nossos comentários devem ter entendido que antes de acusarmos os outros de fariseus e hipócritas, devemos olhar para dentro de nós mesmo e analisarmos nossas atitudes hipócritas e farisaicas que não são poucas. Tudo o que você colocou é absolutamente verdadeiro! O AMOR E SÓ O AMOR É CAPAZ DE REALIZAR VERDADEIRAS CONVERSÕES!
    Uma breve experiência de vida para ilustrar essa verdade: uma amiga me procurou para desabafar a vida que estavam levando em casa com o pai alcoólatra, briguento e insuportável quando embriagado. O único conselho que lhe dei foi: ONDE NÃO HÁ AMOR, COLOQUE AMOR E ENCONTRARÁ! Demonstre amor ao seu pai! Ele está buscando na bebida o amor e a satisfação que não está encontrando na família. Se você conseguir isso seu pai não precisará mais ir para os bares na companhia de "amigos" para beber. Essa necessidade será satisfeita pela harmonia reestabelecida em casa. DITO E FEITO! Foi difícil no início mas com algumas semanas ele não saiu mais pra beber. Hoje continua sóbrio e o clima naquela casa é quase o do paraíso!
    OBRIGADO PORSUAS SÁBIAS E AMÁVEIS PALAVRAS! Isso nos leva a crer que Jesus continua operando seus milagres na vida das pessoas. Pena que somos muitas vezes tão cegos!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu irmãozinho... você quer me matar do coração???
    Fiquei preocupado por você! Mesmo sabendo que num lar tão bem ajustado como o seu seria muito difícil viver um fariseu lá dentro... Ufa!... ;)

    Espero que esses momentos de angústia que passei sirvam para outras pessoas que estejam passando por situação similar ao personagem que você criou.. pelo menos pra ter valido a pena a minha agonia... hehehehe

    Meu irmão, muito obrigado por colocar a sua inteligência e testemunho de vida a serviço de Deus! Que o Espírito Santo continue iluminando sua mente para que a nossa também possa ser iluminada..

    Abraço fraterno!
    Jailson.

    ResponderExcluir
  7. Irmão, pelo amor de nosso Deus, não era minha intenção preocupá-lo, mesmo sabendo que pelo seu modo de ser e de envolver-se com seus irmãos, isso seria quase impossível.
    Mas na estória nem tudo é invenção. O fato de que muitas vezes também sou fariseu, me estimula a abrir-me sempte mais a AÇÃO de Deus para ir me transformando continuamente até o fim dos meus dias. Tenho certeza de que seus conselhos servirão a muitos que acompanharam esses comentários, como serviram a mim. Que Deus lhe ilumine sempre...

    ResponderExcluir
  8. Não se deixem enganar! O Antigo Testamento, foi por Cristo abolido pela aspersão do seu sangue na cruz do Calvário.O que vem sendo “pregado” nas igrejas hoje pelos seus “pregadores”, são falácias lógicas! Mentiras para escravizar o povo! Leia! Lucas 16.16, Romanos 10.4, Efésios 2.15, II Coríntios 3.14, Hebreus 7.12,18, 19
    (Efésios 2.13-15). 12 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, 15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

    Façam as seguintes perguntas para os pregadores: Onde na Bíblia Sagrada Jesus manda entregar o dizimo "que esta nas leis de Moises por Cristo abolida"? e onde esta na Bíblia a ordenança para estas "campanhas e vigílias" de sacrifício quem sempre! Sempre mesmo, só se fala em "$$$$$""".. Vamos ver o que vão responder!
    Mas... Diga a ele que antes de responder, vocês vão meditar juntos e discutir sobre estes textos da Palavra do Senhor! Lucas 16.16, Romanos 10.4, Efésios 2.15, II Coríntios 3.14, Hebreus 7.12,18, 19
    Vamos ver o que acontecer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. "Foi Abolido" - (II Coríntios 3:14)

      Quanto ao que foi "abolido", é claro, foi o Velho Concerto e não a Lei de Deus. O Novo Concerto permanece, e a Lei Moral como sua eterna base, continua em vigor. Enquanto houver o pecado, a Lei terá que existir. Ela é o mais perfeito instrumento que Deus possui para revelar o pecado. Mas, indagará alguém: Estaria Deus circunscrito a uma Lei para definir o pecado?

      O que é pecado?
      Você pode dizer: beber, fumar, falar palavrão são pecados. Sim! Mas Deus em Sua suprema sabedoria, enfeixou todo o pecado, sob quaisquer espécie, nome ou títulos, em Dez Mandamentos. Por isso a melhor definição para o pecado é bíblica:

      "Pecado é transgressão da Lei de Deus." (I João 3:4). Por isso, a Lei só perderá seu valor quando o pecado acabar

      Excluir
    4. Se Deus acabar com o objeto (norma/base) do Seu acordo, como saberá se a outra parte (nós) está cumprindo o acordo?
      Qual legislador executará a sentença se não possuir uma lei reguladora?
      Quando Deus julgar o mundo (João 12:47, Atos 17:31), o fará através desta Lei (Tiago 2:12). Como faria, estando cancelada?

      MT.5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

      Excluir
    5. O Velho Concerto, foi com sangue de animais (Heb. 9:19-20). O Novo Concerto foi com o sangue de Jesus. A base fundamental destes dois Concertos foi uma só: Os Dez Mandamentos, chamados de Lei Moral. A função da Lei é revelar o pecado. Romanos 7: 7. O objetivo da Lei é levar o homem a Cristo. Romanos 7: 8.

      Excluir
    6. Respondidoo caro ? Nao foi abolido os 10 mandamentos ou as leis de Deus em Si mais sim o velho concerto com a humanidadee ! nao tem nada ve o cancelamento do dizimo !

      Excluir
  9. NO NOVO TESTAMANTO, QUE É O TEMPO DA GRAÇA E É O QUE SEGUIMOS E VIMEMOS DEPOIS DO SACRIFICIO DE CRISTO NÃO O DIZIMO SOME E SO A OFERTA PERMANECE. ATÉ PQ NÃO VIVEMOS NA LEI DE ONDE VEIO O DIZIMO E SIM NA GRAÇA.CONHEÇO ESTE TEXTO E VERIFICO QUE O Q JESUS DISSE NÃO TEM NADA SOBRE DAR O DÍZIMO. É UMA QUESTÃO DE SABER LER E ENTENDER O Q ESTA ESCRITO, ATE PORQUE, ELE FALAVA DA IPOCRIZIA DE DAR O DÍZIMO ( ÉPOCA DA LEI, POIS ELE NÃO HAVIA FEITO O SACRIFICIO DA CRUZ AINDA) ACHANDO Q ISSO COMPRA A SALVAÇÃO.E MOSTRA Q MAIS IMPORTANTE É O QUE PROVEM DO CORAÇAÕ DO HOMEM. O PROBLEMA Q HOJE MUITOS PASTORES VIVEM DO DIZIMO. QUE É ERRADO, POIS DEVERIAM APRENDER COM O APOSTOLO PAULO E FAZER A OBRA POR AMOR E NÃO SER PESADO PARA OS IRMÃO. PASTOR VIROU PROFISSÃO LUCRATIVA DE POUCO TRABALHO, UMA VERGONHA. dIZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO ERA PARA HAVER IGUALDADE EMTRE OS IRMÂOS E NÃO PRE PAGAR SALARIO PARA FUNCIONARIOS DE TEMPLOS. LEMBRADO Q IGREJA SOMOS NÓS NÃO PREDIOS , POIS DEUS NAÃO HABITA EM TIJOLO E CONCRETO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom seus comentários! os filhos de pastores podem fazer uma faculdade e os filhos dos dizimistas na maioria nunca., pois alimentam as extravagãncias dos semi deuses (pastores) que recebem honras muito além das contas.eu sou responsável por aquilo que oferto na igreja.não posso me omitir dessa responsabilidade e entregar a quem não vive a realidade das nescecidades do povo de Deus. nunca vi nenhum pastor se comportando como os apóstolos que não possuiam patrimônio físico, mas hoje vejo muitos pastores como senhores feudais.

      Excluir
    2. tambem sempre pensei desse jeito jaqueline !

      Excluir
  10. vc é muito cara de pau, porque Jesus esta dizendo neste versículo que a lei não era apenas o dízimo Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos ou seja ele não esta mandando os gentios cumprir a lei, mas criticando os escribas e fariseus por cumprir apenas parte da lei. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei Gálatas 5:3
    Romanos 10 v 4 : Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele

    ResponderExcluir
  11. o dízimo em mateus 23 v 23 está sendo dado em forma de cala boca, aí jesus disse que a lei não se resumia aquilo que eles estavam fazendo. isso é uma crítica e não um madamento para nós
    gentios. 1 tessalonissences 2 v 9 para sua meditação.

    ResponderExcluir
  12. irmão!! o milagre financeiro consiste no suor do rosto. trabalhe e seja sincero com Deus que ele vai te abençoar amém

    ResponderExcluir
  13. Aqueles que citam Malaquias 3:10 para exigir o dízimo, e prometem prosperidade material, estão destorcendo a palavra de Deus. Eles estão enchendo os tesouros das igrejas ao desviarem a atenção de seus seguidores das coisas espirituais para darem atenção às posses materiais. Pedro advertiu sobre tais mestres: "Também, movidos pela avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2 Pedro 2:3).

    ResponderExcluir
  14. O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento.

    ResponderExcluir
  15. Referencia biblica (mt 23,23-26) do titulo está errada.

    ResponderExcluir
  16. A referência bíblica do título está correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde Jailson, sou cristão, pentecostal, mas com uma diferença (nunca melhor que ninguém) leio a bíblia e não me prendo a um único versículo, leio o contexto todo e peço a Deus que me esclareça...Quanto aos dízimos, vc precisa ler mais para entender, esta tudo na biblia, quando falamos de VT, (malaquias 3.8-10) então temos que saber o que ele estava se referindo, e em levitico 27, vemos as leis sobre o dízimo, em joel 3, vemos quem é o devorador que ele se referiu, o próprio Mateus 23.23, Jesus repreende os escribas e fariseus que davam os dízimos do (preste atenção)hortelã, endro e cominho, ou seja, especiarias e não dinheiro, o dízimo que se trata o velho testamento não é dinheiro e sim alimento para saciar os sacerdotes e viúvas, e Ml 3.11 - repreender o devorador para que não vos consuma os frutos da terra, Mas tarde os pastores fizeram uma simbologia do gafanhoto devorador que devorou as plantações que os gafanhotos cortado, migrador deixaram para tras, leia o Livro do profeta Joel cap.3, ou seja, não existe menção de dízimo dinheiro na biblia, mas exite sim a oferta conforme seu coração propõem, vc pode ajudar a igreja até mais do que seu dízimo, e a igreja precisa de ajuda para ser mantida e não ostentada, pense, leia, reflita, mas busque somente na biblia, que Deus nos abençoe em nome de Jesus.

      Excluir
    2. LEIA AT 17.24-25
      O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
      Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

      Excluir
  17. Olha, não vou muito, mas só um pouquinho: Quando Jesus falou em dízimo Ele se referiu a maneira de como devemos ajudar os necessitados, porém, contudo, hoje, o dízimo é sinônimo de "riqueza" de uns e probreza de outros! Há pouquissimas igrejas que fazem a obra do Senhor, ou seja, socorrem as viuvas, os órfãos e necessitados. Praticamente todos os pastores visam o dízimo como forma de prosperidade "dele" e aumentando, inclusive, seus patrimônio! Não admitir isso é o mesmo que ser comparado aos fariseus que Jesus tanto falou! Abrem-se ingrejas de acordo com a visão da "colheita financeira" e não na visão da salvação! Negar isso é fomentar ainda mais o que vem acontecendo no Brasil e no mundo quanto a riqueza das igrejas e alguns pastores em detrimento da pabreza da maioria dos que não conhecem, verddeiramente, A Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mininu inteligenti!!!! tu anda lendo a bíblia hein????? (porque o que tem de ignorantes religiosos seguindo os mestres cegos que só tem interesses financeiros e não interesses nas almas)Parabéns pela mente instruida, Deus te abençoe.

      Excluir
  18. MT.5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
    18 - Porque em verdade vos digo que, até que o CÉU E A TERRA passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

    ResponderExcluir
  19. Mateus 24:35 Passarão os céus e a terra mais as minhas palavras não hão de passar ! Mateus 24:35.

    ele só cumpriu nao aboliu :)

    ResponderExcluir
  20. meus amados irmãos, como o evangelio de DEUS poderia expandir sem os dizimos e ofertas? a palavra fala, dos que vivem pro altar, do altar devem viver. sim ou não? (me refiro exatamente dos pastores e missionarios que vivem pro evangelio).
    a palavra de DEUS tambem exorta sob as vãs discusões.
    o nosso DEUS de ontem, de hoje e o de amanhã é o mesmo, e as suas palavras e promessas não mudaram.
    nosso Senhor JESUS veio cumprir a lei e não abolir.
    todos os grandes nomes da biblia se apresentavam a DEUS sempre com ofertas de sacrificios o que era muito bem aceito por DEUS, e o que mudou dos tempos antigos pra hoje?
    meus amados, fiquem na paz do espirito santo de DEUS em nome de JESUS. AMEM

    ResponderExcluir
  21. Vocês pedem 10% em nome de Deus? Vocês pagam, pq tem medo de serem punidos? vcs precisam conhecer o evangelho da graça, onde amamos e ajudamos aos necessitados voluntáriamente. Deus ama ao que dá coma alegria, Deus ama até quem não dá, vc não poede comprar o amor de Deus nem com 10 nem com 90, crentes vaidosos, fidelidade???? é? vc é fiel? é mesmo? tem alguem que vc conhece que passa necessidade? seus amigos amis proximos tem tudo o que vc tem? vc enriqueceu com seu trabalho e acha que pode ter tudo o que tem porque é fruto do seu suor, e eles que trabalhem também, repartir tudo entre todos, ter tudo em comum, ser unanimes,venda suas riquezas, sua casa seu carro reparta entre os pobre e viva da fé!

    ResponderExcluir
  22. O nosso problema é primeiro as traduções das biblias e depois as nossas interpretações, sempre nos colocamos nas frases biblicas, ora se Jesus está falando em Mt 23;23 com os JUDEUS, fariseus, escribas, hipocritas e eram eles que deviam dar o dizimo porque era lei para eles, más em nenhum momento essas leis serviam para outras pessoas mesmo naquela epoca, só os JUDEUS eram que pagavam dizimos, as 11 tribos de ISRAEL, Agora pergunto voce é JUDEU, escriba, fariseu, hipocrita, voce recebeu alguma lei para dar o dizimo no antigo testamento está escrito tudo bonitinho para quem seria essa lei de dizimo, malaquias 4;4 diz que é para todo o ISRAEL esses mandamentos, PARA TODO O ISRAEL, era para toda uma nação voce é NAÇÃO ISRAEL? Chega de mentira esses pastores são ladrões, cães gulosos, mercenários, querem roubar as ovelhas do Senhor. Todos, ou ladrões ou mentirosos, ounão conheçem a verdadeira vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  23. A verdade deve ser colocada; primeiro as pessoas que pagam dizimos nas igrejas, são de duas classes; 1ª Não conhecem as escrituras e nem a Cristo, não são Cristão são ainda cegos guiados por cegos, talvez inocentes, só Deus é que sabe das condições desses corações. 2ª Os gananciosos são as pessoas que querem mesmo acreditar nisso (dizimos), porque estão desejosos de dinheiro, de prosperidade, vão a esses lugares em busca de alguma coisa, más em nenhum momento querem reeber a verdade, Cristo veio nos trazer SALVAÇÃO, O reino de CRISTO É nos ceus, aqui só devemos ter essa esperança de vida eterna, prosperidade se dá através do nosso trabalho e conforme Deus, não é ficar sndo enganados pela sua propria ganancia, e os milagres? E se nãomhouver milagres deixaremos de ter esperança em Cristo° e se a igreja que estamos não houver curas e milagres? Cristo não está lá? É somente na palavra que devemos conhecer A verdadeira vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  24. Se ele falou primeiro do dízimo e depois dos outros ensinamentos então ao ordem isto serve para o dízimo e aquilo para os outros ensinamentos... Ele fala deixa a intender q o dízimo é ensinamento da lei assim como misericórdia e justiça, mas como nos deixamos a lei pra estar na graça pq o Senhor já cumpriu tudo então não vejo razão para pagar o dízimo!!

    ResponderExcluir
  25. Tudo bem que se contribua com dízimo mas havemos de cuidar para que nossa igreja não se torne uma indústria do dízimo como por exemplo a universal que so pensa em manipular a fé alheia pegando os menos preparados e usando texto bíblico para manipula-los .Meu Deus que horror,que situação tetróica ,que pena do meu povo.Meu Deus o ant-Cristo está reinando e cada dia ganha mais adéptos.Jeus vai voltar!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Jesus fala isso para os Judeus e não para os gentios!!!

    ResponderExcluir
  27. 23 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o DIZIMO DA HORTELÃ DO ENDRO E DO COMINHO, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: A JUSTIÇA , A MISERICÓRDIA E A FIDELIDADE.
    (ATE AQUI TUDO BEM ! O PROBLEMA VEM NESSE VERSÍCULO)

    Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. - O QUE OS FARISEUS DEVEM PRATICAR? E O QUE ELES OMITEM?

    se vocês lerem o contexto todo, acharam a resposta.
    bem eu sei que eles guardavam a lei com rigor.

    " 1 Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: 2 "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. 3 Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. 4 Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los."

    os fariseus eram falsos e sem amor ao proximo, mas a lei eles cumpriam a risca.
    veja nos versículos em diante, Jesus da uma bronca neles, pois esquecia que a lei ensinava, amor ao próximo e a deus. mas eles davam o dizimo que a lei ordenava
    mas deixam de fazer o mas importante da lei o amor ao próximo.
    mas e ai conseguiu responder?

    " 23 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho (LEI), mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. (AMOR AO PRÓXIMO E A DEUS) Vocês devem praticar estas coisas (LEI), sem omitir aquelas(AMOR AO PRÓXIMO)."

    VEJA O CONTEXTO E VERÁS QUE TEM FUNDAMENTO.

    ResponderExcluir
  28. amados leitores da bíblia, quero dar o meu ponto de vista a respeito do dizimo,
    na época da lei era obrigado os fariseus e o povo de Israel, pagarem dizimo, mas na era da graça de Jesus não foi repassado para os cristaos, esse mandamento carnal.
    nós somos povo de cristo e devemos obedecer somente a graça de cristo.
    pois o dizimo foi levantado provisoriamente até a vinda de cristo na terra, pois naquela época Deus habitava no templo de Jerusalém, hoje Deus habita em nós pela fé.
    nós somos a casa de Deus.
    não devemos mais guardar os habitos e costumes das Leis de Moises, pois esta lei foi provisória até que chegasse a Lei de cristo.
    a lei de cristo veio para os gentios convertidos ao evangelho, cuja lei nos isentou da lei do velho testamento.
    devemos somente ouvir a Jesus e seus mandamentos, aquele que não ouvir a Jesus, este é considerado anatema.
    o dizimo é do velho testamento, o vinho velho é posto no odre velho, o vinho novo é posto no odre novo.
    ou seja, doutrina nova foi posta nos gentios convertidos ao evangelho, quem vive da Lei nunca vai aceitar a doutrina nova de cristo.
    não ´e licito tirar pedaço de pano velho das vestes velhas, e costurar nas vestes nova de cristo, pois ambas não vão combinar vai aparecer roturas, e é isso que esta acontecendo nas igrejas dos cristaos do novo testamento, eles estao costurando e remendando pedaços do velho tetamento e colocando no novo tetamento, e por este motivo estão se corrompendo no entendimento e manchando a doutrina de cristo ou seja, deixando o povo confuso.
    dizimo é mancha e rotura na doutrina de cristo, infelizmente muitos deixaram de acreditar nos cristãos devido ao dizimo que gera uma maldição leprosa nos homens que pregam a palavra e dizem ser servos de Deus, leia a história de Nama, o leproso e veja se o homem de Deus recebeu para curá-lo da lepra, mas o companheiro do homem de Deus chamado Geazzi, pegou a lepra de Nama, cuja lepra esta nos dizimistas que servem ao homem de Deus chamado Jesus.
    Tais homens pregam a cura das almas levando os namas pecadores para se banhar no batismo mas depois aceitam em pagas o dinheiro que os namas oferece como paga pelo fato de seus pecados serem perdoados por meio do bartismo nas aguas, quantos geazzi estão aceitando dinheiro para pregar e batizar no rio.
    essa lepra de pedir dinheiro nas igrejas ja virou uma epidemia.
    prove para mim, onde foi que Jesus pagou o dizimo se bem que ele deveria pagar porque ele era um judeu submisso á Lei de Moisés, e ele veio para cumprir a Lei.
    Aliás, quando se cumpre algo, ja não precisa mais ser cumprida por ninguém.
    a Lei venceu o seu prazo de validade e envelheceu, agora vivemos uma lei que nunca mais vai envelhecer ou morrer, pois o senhor é eterno.
    A lei veio para os homens, a graça veio para o nosso espirito ou alma.
    nem carne nem sangue consegue entender o reino do céu, mas sim aqueles que Deus chamar para este santo e novo caminho.

    ResponderExcluir
  29. Jesus disse para os fariseus e não para os gentios convertidos.
    um dia o apostolo Pedro, pregou para os gentios alguns preceitos deles, mas o tal foi repreendido por Paulo, o qual disse nós somos natural da Lei, e não obedecemos toda a lei, como que voce quer dar ensinamento da lei para esse povo.
    não devermos pertubar os gentios convertidos a cristo, com tais mandamentos, e devido a isso houve uma grande confusão entre eles a ponto que foi feito umaq grande reunião para considera este assunto, chegaram a uma conclusão que não devia eles impor outro mandamento aos gentios senão que os tais se afastassem do sangue, do sufacado e da prostituição, e da idolatria dos idolos.
    não devemos impor nas igrejas nenhum outro mandamento além do que esta escrito pelo apóstolos de cristo, mediante o dom do espirito santo de cristo.

    ResponderExcluir
  30. dizimo significa a decima parte dos mandamentos de Deus, ou seja, de todos os mandamentos que Deus deu para Israel, Deus escolheu dez mandamentos para o povo cumprir, mas os tais não cumpriram, e quando não se cumpre é como se estivesse roubando o senhor.
    então Malaquias pregou para aquele povo que eles roubavam o senhor por não cumprir os seus mandamentos.
    hoje muitos roubam o senhor quando deixam de cumprir os mandamentos dos apóstolos do senhor.
    Há muitas doutrinas que os apóstolos deixou apara cumprir mas nós neglicenciamos quando não aplicamos elas nas igrejas para os cristaos obedecerem.

    ResponderExcluir
  31. Engraçado,né? que Jesus não está mandando ninguém pagar o dizimo. Jesus estava observando os religiosos cumprir as tradições que Deus avia ordenado a Moisés. então vamos lá no bom entendimento, se Jesus mandou pagar o dizimo, porque então os seus discípulos nunca mencionaram isso nos seus evangelhos,o apóstolo Paulo até coleta de ofertas para ajudar os irmãos ,mais necessitados.

    Mas Paulo jamais falou em dizimo, como ordenança de Jesus.
    Pois o dizimo era para suprir as necessidades dos sacerdotes Levitas, pois esses era a única tribo de Israel que não tinham o direito de receber a herança da terra prometida....em Gálatas Paulo afirma o seu ministério...Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
    Gálatas 1:12....se Jesus mandou pagar o dizimo, então porque Paulo e os demais apóstolos nunca mencionaram o dizimo em seus ministério,hein?
    Mas vejamos o que Paulo fala quando alguns Cristãos quiseram misturar a lei de Moisés com e evangelho de Cristo...Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
    Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne ou seja a lei?
    Gálatas 3:2-3..

    Como podemos ver o dizimo é coisa da lei, e não do evangelho de Cristo. eu desafio quem quer que seja,a me provar onde os apóstolos de Cristo fala sobre dizimo em seus evangelho.

    ResponderExcluir