Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Renunciar ao nosso lado humano para enxergar a verdadeira VIDA (Mt 16, 24-28) (08/08/08)

Renunciar ao nosso lado humano para enxergar a verdadeira VIDA!

No evangelho de hoje podemos perceber que Jesus simplifica tudo que devemos fazer para estar ao lado dele e conhecer o reino dos céus. Ele, desta vez, não utiliza parábolas, mas nos conduz a muita reflexão sobre o que foi dito! A primeira exortação de Jesus foi: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga". O que seria para nós, nos dias de hoje, renunciar a nós mesmos? A nossa rotina, o nosso cotidiano, muitas vezes está repleto de atitudes humanas, erros comuns ao mundo em que vivemos, mas que aos olhos de Deus são pecados que o desagradam. Por isto, Jesus não quer que morramos, ao renunciar nossas vidas, mas que vivamos neste mundo sem pertencer a este mundo. Jesus quer que nossa vida, nossas atitudes reflitam o amor de Deus, e transcendam aos olhos humanos, ou seja, Ele quer que pertençamos unicamente a Deus.

No segundo trecho da passagem de hoje, Jesus nos exorta à persistência; pois uma vez renunciada a nossa vida humana/mundana, não poderemos/devemos mais resgatá-la. Isto muitas vezes acontece conosco; entregamos nossas dificuldades, nossos maiores erros nas mãos de Deus e, minutos ou dias depois, pegamos de volta como se tudo aquilo ainda nos pertencesse. Mas e aí, como fica nossa vida se estivermos sempre resgatando o que há de ruim em nós? Jesus é bem claro: "Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la". O verdadeiro tesouro, a verdadeira vida e salvação, só encontraremos seguindo Jesus e renunciando a nós mesmos.

"De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida?" Muitas pessoas, hoje em dia, pensam que ao ganhar o mundo (ou seja, ganhar todo prestígio, reconhecimento, riqueza, bens pessoais, "amigos", entre outras coisas que o dinheiro traz), serão felizes... Entretanto "de nada vale ao homem ganhar o mundo inteiro e vir a perder a vida eterna". Aqueles que tudo têm de material aqui na terra, nem sempre encontram a verdadeira felicidade, os verdadeiros amigos que são realmente um tesouro, o verdadeiro sentido da vida. E por isto, passado algum tempo de encanto com toda riqueza, estas pessoas percebem que nada têm, que perderam toda sua vida juntando o que não valia a pena, o que não era bom. Quantas pessoas nós conhecemos que tem tudo e ao mesmo tempo nada têm?  Muitas vezes me acho mais rica que muitas pessoas que andam em carros luxuosos e moram em mansões (sozinhas com os empregados).

E para estas pessoas que encontram o verdadeiro sentido da vida, "o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá, a cada um, de acordo com a sua conduta".  E poderemos, então, estar diante do Pai recebendo dEle tudo que, em nossas vidas, entregamos confiantes e esperançosos; sem nos envergonharmos de nossa vida, apesar das faltas e erros pelo caminho, pois saberemos que tentamos acertar, caminhando junto com Jesus e renunciando a nós mesmos. E Jesus em recompensa nos diz: "Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino". Porque não é necessário morrer para ver o Filho do Homem e seu reino.

 

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário