Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

E o Criador nasce da criatura! (08/09/08) (Mt 1,1-23)

        É isso mesmo que você está lendo: o Criador nasceu da criatura! O nosso Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. É um Deus Trino que é um Deus único. Um dos maiores doutores da Igreja, Santo Agostinho, admitiu que este é um mistério que não tem como ser racionalizado pela limitada mente humana. O próprio Jesus disse várias vezes: "Quem conhece a mim, conhece também o meu Pai." (Jo 8,19) No Gênesis, o Deus Pai disse: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança." (Gen 1,26) E um pouco antes "o espírito pairava sobre as águas." (Gen 1,2) Ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo já existiam desde antes da criação do mundo.

        Da mesma forma como temos um Deus único, em três pessoas indissociáveis, também temos o nosso ser, que é formado por corpo, mente e espírito, que não tem como existir se não formar um ser único. A partir do momento em que se separam, dizemos que aquele ser morreu. Da mesma forma Jesus, quando encarnou, não poderia mais ser dividido em partes: a parte corpo humano e a parte Deus. Esse é um assunto já bem resolvido. Da mesma forma que a sua mãe, caro leitor, é a sua mãe por completo, a mãe de Jesus também é a mãe dEle por completo! Maria não é mãe só do "corpo de Jesus", ela é mãe de Jesus!

        Agora juntando as partes, se Maria é mãe de Jesus... e Jesus é Deus... e Deus é Criador, e Maria é criatura... então o Criador se dignou a nascer da criatura! Absurdo? Impossível? Será que você nunca ouviu falar que a sabedoria dos homens é loucura para Deus, e vice-versa? Será que você nunca ouviu falar que o nosso Deus é o Deus do impossível? Se Ele criou tudo do nada, por que não poderia se dignar a nascer de uma criatura sua?

        Hoje a igreja celebra o nascimento de Maria! Um antigo livro de São Tiago contém alguns detalhes sobre a infância de Maria, como por exemplo o fato de seus pais, Joaquim e Ana, não poderem ter filhos... mas depois de muita oração, receberem esta graça, e darem à luz a menina que seria a Mãe do nosso Salvador.

        Parabéns a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe! Que neste aniversário nós possamos fazê-la feliz com o melhor presente que podemos lhe dar: fazer tudo o que o seu Filho nos ensinou.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Jailson, bela, inteligente e forte sua reflexão. Parabéns! Para os que estão meio atônitos com essa revelação, lembro que Deus Todo-Poderoso, ao dignar-se "nascer" de uma criatura não teve origem na criatura pois Ele existe desde sempre, outro mistério que nos escapa a compreensão.
    A importância desta festa é clara na Liturgia: de todos os santos a Igreja celebra o nascimento para o céu (morte) mas de apenas 2 (fora o nascimento de Jesus, claro) celebra seu nascimento para o mundo: Maria e São João Batista. Ele por ser o precursor do Salvador e Ela por ser Sacrário Vivo desta realidade. Que a exemplo de Maria manifestemos ao Senhor nossa intenção de que Ele cumpra em nós sua vontade fazendo TUDO O QUE ELE NOS DISSER...

    ResponderExcluir