Pesquisar neste blog

sábado, 6 de setembro de 2008

O papel das regras na nossa vida (Lc 6,1-5) (06/09/08)

        Uma daquelas inúmeras regras seguidas pelos fariseus dizia que um judeu pode comer à vontade na plantação de outra pessoa, contanto que não leve nada para comer em outro lugar. Outra regra relacionava tudo aquilo que não se podia fazer em dia de sábado. Portanto, comer do trigo alheio não era problema! O problema era fazer isso em dia de sábado!!!

        Regras como essas podem parecer absurdas a nós! Mas se pensarmos bem nas pequenas regras absurdas que colocamos na nossa vida... regras estas que nos deixam irritados se não forem seguidas... deveríamos nos sentir envergonhados. Por exemplo:

...ter um lugar reservado à mesa. Ninguém pode ocupá-lo. Mas você pode sentar em qualquer lugar.

...ter talheres, ou um prato, ou um copo, ou roupas, ou qualquer objeto de uso exclusivo. E ai de quem usá-los! Mas você pode usar os de qualquer um.

...não respeitar os horários pré-estabelecidos. Mas exigir que os outros cumpram.

...exigir fidelidade. E não ser fiel.

...querer ser perdoado. Mas nunca perdoar.

        A lista seria enorme, mas a essência já deve ter sido entendida: as regras não devem ser aplicadas para prender as pessoas livres. Se todos se amassem, seria fácil, pois não precisaríamos ter regras. Mas como ainda não estamos no paraíso, é preciso estabelecer algumas regras, que deveriam servir apenas de referência para que as pessoas não invadam o espaço (direito) do seu vizinho.

        O apelo de hoje é para que você observe com atenção aquilo com que você anda implicando. Será que é algo realmente importante? Ou é uma daquelas regras absurdas dos fariseus? Liberte-se dessas pequenas prisões que você mesmo criou, e principalmente, liberte as pessoas que você vem prendendo com essas regras... no trabalho, na escola, em casa, entre os amigos... Viva e deixe viver...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário