Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Por que Jesus preferia os incultos? (Lc 5,33-39) (05/09/08)

        Permita-me começar a reflexão de hoje fazendo algumas provocações... Qual a sua reação quando alguém chega até você dizendo assim:

        1) Você está pensando de forma errada. O certo é...

        2) Vamos conversar sobre política?

        3) Não é assim que você deve tratar seus filhos / sua mãe / seu marido / sua empregada! Você deveria...

        4) Ah, você acha que deve se vingar pelo que lhe fizeram? Deixe-me tentar convencê-lo que não deve fazer isso...

        Dificilmente iríamos parar para ouvir atentamente alguém que viesse a nós com uma dessas "introduções". E por quê? Porque já temos idéias pré-concebidas sobre esses assuntos. São os famosos paradigmas.

        Os fariseus da época de Jesus tinham paradigmas. Eles acreditavam que o jeito deles agirem e pensarem era o único correto. Imagine chegar para um fariseu com alguma daquelas quatro "introduções" citadas acima... Mas e você, será que estaria aberto(a) para rever os seus conceitos? Quebrar seus paradigmas?

        Jesus comparou os fariseus a roupas velhas, e o seu ensinamento a um remendo novo. O remendo novo iria rasgar a roupa velha. Ou seja, não dava para continuar com aquelas velhas regras e acrescentar as novas! Seria o mesmo que pegar um odre velho e colocar o vinho novo: o odre velho se quebra e o vinho novo se perde! Por isso que Jesus disse a Nicodemos: "É preciso nascer de novo!" É preciso se tornar um odre novo para receber esse vinho novo, e deixá-lo envelhecer dentro de você. O vinho velho de uma pessoa que passou a vida praticando a caridade e o amor, é tão bom, que quem prova, não quer mais saber de outro vinho!

        É por isso que Jesus preferia os mais incultos. Pois sabia que seus odres estavam novos. Eles não tinham pré-conceitos. Suas mentes estavam abertas à Novidade! Mas nem sempre foi assim: Paulo era uma das pessoas mais cultas de sua época, e foi um dos pilares do Cristianismo no Século I. E olhe que ele era um perseguidor de cristãos, portanto, teve que quebrar todos os seus paradigmas!

        Eu sei que é grande a tentação de pensar: "Ah, esse texto serviria bem pra uma pessoa que eu conheço..." Mas se é você quem está lendo, é porque você também estava precisando. Então, não deixe a semente se perder...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário