Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

“Vão e se lancem em águas mais profundas.” (Lc 5,1-11) (04/09/08)

        O santo evangelho de hoje leva-nos à reflexão da força da palavra em nossas vidas. Dizemo-nos seguidores de Jesus Cristo e por muitas vezes não confiamos em sua palavra, duvidamos e vacilamos.

        Olhem bem àqueles homens ignorantes de conhecimento, mas abertos em espírito, um Espírito que talvez ainda fosse um desconhecido para eles, mas mesmo assim confiaram no que disse o Mestre, e deram a resposta: "...em atenção a tua palavra vou lançar as redes". É essa a força que move a nossa igreja, a de lançar-se ao encontro do Cristo sem duvidar da resposta que Ele nos dá.

        O evangelho é um encontro da palavra com a ação, da vergonha do pecado com a misericórdia plena, da fartura com a partilha, do milagre com o espanto, enfim com a ordem séria e forte do Mestre. "Vão e se lancem em águas mais profundas", ou seja, em projetos firmes e consistentes.

        Essa maturidade de fé, nós temos que buscar e não deixar que uma noite escura e mal vivida nos desanime, pelo contrário, a experiência da palavra deve ser a experiência do encontro inesquecível com o Pai, deve ser a experiência do primeiro amor.

        Veja como Jesus valorizava o diálogo com os seus. E você pastor como vai o diálogo com as suas ovelhas? Quando duvidam, você ignora? Quando se sentem cansados, você acolhe e encoraja? Quando sentem o medo de ir a águas mais profundas, você estende a mão? Se a palavra de Deus não modificar o coração do homem, nada mais poderá modificar.

        Pois bem, irmãos, devemos confiar no amor incondicional de Deus e se lançar-se em suas águas como Maria, nossa boa mãe tão bem o fez e nos ensinou, sem medos, sem traumas, com o coração voltado para a sua verdade.

        Eis o que vejo, sinto, penso.

 

Tarcisio Farias.

Fundador da Comunidade O Ângelus.

nalvafontes@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com


2 comentários:

  1. Tarcísio,

    lendo sua reflexão, por sinal excelente, lembrei-me que nas nossas orígens (séc I), fomos acusados por Celso, pensador grego de ignorantes e ignóbeis. Ele dizia que quem aderia ao cristianismo era somente a ralé sem conhecimento.Os seguidores deste Cristo, dizia ele, são uma bando de gente sem cultura. Ao olharmos atentamente o Evangelho de hoje, percebemos que em parte ele tinha razão. Olhe que Jesus escolhe para ser discípulos seus. Mas, se a cultura e o conhecimento não era o que Jesus procurava nos homens, então o que era? Aí disseste bem: coração aberto para a novidade que Ele veio trazer. Dos doutores da Lei e os letrados da época, poucos aderiram aos ensinamentos de Cristo. A maioria olhou com muita desconfiança. Por motivos políticos ou ideológicos, talvez. Mas o que está claro é que quanto mais nos fechamos à Cristo, menos entendemos de seus ensinamentos. Se alguém de vocês pensa que é sábio segundo os critérios deste mundo, torne-se louco para chegar a ser sábio, diz Paulo na primeira leitura. O importante é que essa acusação hoje em dia, até com os avanços que a ciência tem proporcionado, perdeu seu valor. Até mesmo cientistas renomados têm se entregado à realidade da existência do Motor que tudo move, como dizia Aristóteles, 300 anos antes de Cristo. Ser discípulos de Cristo, ir à igreja, manifestarmos nossa fé em nada contraria o conhecimento e a cultura. Ignorantes são aqueles que negam a realidade de Jesus e de como Ele vem mudando a vida das pessoas. Saibamos dar razões à nossa fé, diz Pedro. É disso que precisamos para sermos ainda mais fiéis ao que Cristo espera de nós!
    Obrigado pela sua preciosa reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe a todos voces! Obrigado por estas maravilhosas reflexões.
    Donizete São João Batista-SC

    ResponderExcluir