Pesquisar neste blog

domingo, 14 de dezembro de 2008

“Aplainai o caminho do Senhor.” (Jo 1,6-8.19-28) (14/12/08)

        Estamos iniciando a terceira semana do Advento, e este domingo é dedicado a mensagem trazida por João Batista. O que quer dizer para você a frase: "Aplainai o caminho do Senhor." Será que esta é uma missão restrita apenas àquele homem que antecedeu Jesus, e não tem nada a ver conosco? Será que "aplainar o caminho" é tão somente nivelar o terreno, para que o Senhor caminhe com tranqüilidade? O que está nas entrelinhas da missão de João Batista e o que ela tem de especial para ser relembrada logo hoje?

        Estamos a 10 dias do Natal. Você já deve ter percebido que em quase todos os lugares por onde Jesus iria passar, Ele enviava discípulos para anunciar a sua chegada, a fim de que as pessoas daquele lugar começassem a se preparar psicologicamente para algo importante. Em 10 dias irá acontecer algo muito importante, o nascimento do nosso Senhor! Por isso foi necessário alguém ser enviado antes: para nos preparar psicologicamente. João veio para aplainar o caminho de Jesus. E o que significa "aplainar" nessa linguagem metafórica utilizada pelo profeta Isaías, e depois por João Batista?

        Aplainar um caminho não é trabalho fácil... Há alguns anos foi iniciada a obra de duplicação da rodovia que liga Recife – João Pessoa – Natal. São quase 300 quilômetros de estrada. A previsão inicial de término era de 4 anos. Já estamos no final do 3º ano de obras, e ainda não foi entregue nem um pedaço de pista duplicada! Será que não estão trabalhando? Pelo contrário! Trabalham dia e noite! O que acontece é que não é fácil aplainar o caminho. A estrada tem muitos altos e baixos, partes que o solo é impróprio para suportar o asfalto e o peso dos carros, lugares onde são necessárias pontes, aterros, viadutos, redutores de velocidade... enfim, é um trabalho difícil, mas extremamente necessário, pois é através desses caminhos que as pessoas poderão circular com mais segurança, e as longas distâncias poderão ser percorridas em menos tempo.

        Mas que caminho João tinha a missão de aplainar? O caminho que leva ao nosso coração e à nossa mente. Quantas vezes estes caminhos estão completamente obstruídos por culpas, preconceitos, raivas, ressentimentos, orgulho... Sentimentos assim não permitem o acesso a nós, e isso é muito grave!!!

        A culpa nos leva à auto-condenação, e antes que alguém nos condene, nós já nos excluímos, nem dando a oportunidade da outra pessoa se aproximar! O preconceito nos impede de conhecer outra realidade: "Não conheço e não gostei!" E nos torna limitados, presos em uma redoma. A raiva e o ressentimento nos deixam cegos... o tempo que durar a raiva ou o ressentimento, nós não conseguimos aproveitar plenamente as coisas boas que nos acontecem. Não conseguimos nem sorrir de verdade... E o orgulho é o contrário da humildade, e quem não é humilde para reconhecer que também é passível de erros, não é livre para receber a grande Novidade que está para chegar!

        E então, o que está obstruindo a passagem para a sua mente e o seu coração? Qual o obstáculo que lhe impede de aproveitar o Natal que está se aproximando? Se sente culpado por algo que fez (ou deixou de fazer)? Deixe para trás o que passou, procure tirar as lições, e faça o possível para remediar o problema, na medida do possível. Seu problema é o preconceito? Procure não condenar mais, muito menos sem antes conhecer a outra realidade. Você está ressentido, chateado? Liberte-se dessa prisão que você criou para você e para a outra pessoa! Seu problema é o orgulho? Não tem coragem de admitir suas fragilidades? Lembre-se que os materiais mais duros são também os mais frágeis, e os mais flexíveis são os mais difíceis de quebrar...

        Mas você acha que os caminhos em torno de você estão livres e acessíveis? Então tome para si o papel de João, e procure aplainar os caminhos de outras pessoas, para que quando o Senhor chegar, Ele tenha acesso mais fácil... Há muitas pessoas precisando de nós, esperando ajuda para preparar o terreno... inclusive dentro de nossas casas...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



2 comentários:

  1. Que bom tê-lo de volta irmão!Sentimos sua falta! Que o Senhor esteja contigo!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Humberto,
    Pode ter certeza que a minha alegria de voltar ainda é maior que a sua, meu irmão, e você sabe disso...
    Não vou poder ainda ter a regularidade que gostaria, mas aos pouquinhos nós conseguimos...
    Tem sido muito bom contar com você nesses tempos difíceis...
    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir