Pesquisar neste blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Será que nós acolhemos ou excluímos? (Lc 14,1-6) (31/10/08)

Jesus, nesta passagem do evangelho de Lucas, questiona os fariseus sobre o que é mais importante entre o cumprimento irrestrito da lei ou a ação de fazer bem ao próximo. "A Lei permite curar em dia de sábado ou não?" Embora Ele não recebesse nenhuma resposta e também não respondesse verbalmente, sua ação foi esclarecedora. "Tomou o hidrópico pela mão, curou e despediu-o".

Esse mesmo questionamento nós temos hoje, muitas vezes dentro de nossa própria comunidade, sobre o nosso comportamento perante as pessoas marginalizadas ou que não vivem em rigorosa comunhão com as leis da Igreja, como os divorciados e casados em segunda união. Será que nós damos o devido acolhimento a essas pessoas ou pensamos apenas em reprová-las e segregá-las? Esse acolhimento não significa, em absoluto, nossa aprovação ao estado de vida em que elas estão, mas significa "tomá-las pelas mãos" na esperança de que Jesus as cure e tenham a reintegração plena à comunidade com a participação sacramental.

 

José Machado Filho

josemachadof@hotmail.com

www.relexaoliturgiadiaria.blogspot.com



quinta-feira, 30 de outubro de 2008

“Revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. (Ef 6,11)” (Lc 13,31-35) (30/10/08)

Hoje, Jesus é ameaçado por Herodes que quer calar a sua voz, mas com a autoridade que lhe foi dada pelo Pai, ele permanece fiel à sua missão e continua o anúncio do evangelho, mesmo correndo risco de vida.

De onde vem essa "santa ousadia" de Jesus? A resposta está na primeira leitura de hoje que nos é narrada por São Paulo, em sua Carta aos Efésios: "A armadura do Cristão". É dela que provém toda confiança em Deus para seguir fiel no combate, pois qual o soldado que vai ao campo de batalha sem as armas ou seu equipamento básico de sobrevivência? Aquele que não tem chance, que não está preparado para enfrentar o inimigo e que não quer vencer!

Portanto, meus irmãos, para seguirmos fiéis ao plano de amor de Deus em nossas vidas, revistamo-nos desta armadura e confiemos em Deus, pois é n'Ele que devemos depositar nossa confiança, não nos homens. Se Jesus pusesse sua confiança em Jerusalém quando todos gritavam: "Hosana ao filho de Davi" não teria vencido a cruz por amor aos mesmo que O abandonaram, certo? Então devemos nos amar sim e muito, mas jamais depositar nossa esperança em outrem que não em nosso Senhor, isso para o nosso próprio bem, para evitar decepções baseadas em expectativas criadas por nós mesmos!

Então:

Amar? A todos!

Confiar? Só em Deus!

Lutar? Sim, mas com a devida armadura!

 

 

Seu irmão,

Juninho

Comunidade O Ângelus



quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Jesus quer que sejamos mais atentos ao tempo presente! (Lc 13,1-9) (24/10/08)

Nas leituras de hoje Jesus nos recomenda que tenhamos o mesmo interesse em conhecermos nossa vocação e a vontade de Deus como demonstramos ter em conhecer os fenômenos naturais. Esses conhecimentos são adquiridos pelo estudo e pela experiência vivenciada por nós ou por nossos antepassados. "Hipócritas! Vós sabeis interpretar os aspectos da terra e do céu. Como não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?" O aprimoramento na percepção da vontade de Deus acontece com leitura constante de sua palavra, com a freqüência aos sacramentos e pela oração contínua. Esses atos abrem o nosso coração e nos ilumina no discernimento de nossas atitudes.

Jesus ainda nos ensina que sua vontade está fundamentada no amor a Deus através do amor ao próximo. "Quando, pois, tu vais com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele, enquanto estais a caminho". Esse princípio deve nortear todo nosso procedimento para chegarmos ao Pai sem nenhum comprometimento com nossos irmãos.

 

José Machado Filho

josemachadof@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Decisão em Cristo (Lc 12,49-53) (23/09/08)

Neste evangelho Jesus mais uma vez nos mostra o seu amor, convidando-nos a conhecer sua missão em meio as alegrias e dificuldades. Jesus veio nos trazer o Espírito Santo, o Espírito de amor, o Consolador, Aquele que nos ensina todas as coisas.

Jesus nos deixa o exemplo, Ele que é o Rei se fez pequeno quando pediu a João Batista para o batizar, batismo esse que nos dá força em meio ao combate espiritual, onde a carne e o espírito conseguem vivenciar dentro de uma fraternidade de amor e paz. Após o batismo somos chamados a vivenciar os frutos do Ressuscitado para que possamos ter uma vida plena e cheia do Espírito Santo.

        Ai é que esta o grande mistério da nossa fé: Jesus ressuscitou! Morreu e ressuscitou pelo infinito amor de Deus tem por nós. Deixou-nos sua paz, não esta paz que o mundo nos dá, a paz de Jesus é uma paz que exige decisão é uma paz que trás divisão, não porque o Mestre nos quer dividido, mas porque nos quer compromissado com a verdade e a justiça.

Este ensinamento nos faz refletir em algumas questões, como: qual o verdadeiro sentido do nosso batismo? E da ressurreição de Cristo? Quantas vezes não fomos omissos com a verdade e a justiça para não fazermos divisão entre os nossos?

É necessário que sejamos cristãos autênticos, que não nos afastemos do Fogo Divino, pois a autenticidade não é vaidade nem soberba, muito menos caprichos humanos, é acima de tudo amor.

  Que aceitemos verdadeiramente o Espírito Santo em nossas vidas dando continuidade a missão de Cristo e assim consigamos viver a alegria do ressuscitado a cada instante.

 

 

Cristo Ressuscitou! Em verdade Ressuscitou!

Kyara Nóbrega

Comunidade O Ângelus!

kyaranobrega@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jesus nos quer fiéis! (Lc 12,1-7) (17/10/08)

Jesus nos cobra a coerência de vida. Ele nos adverte que as atitudes no nosso dia a dia reflitam os sentimentos que expressamos nos nossos louvores a Deus. Expressar nossa fé quando estamos irmanados em nossa comunidade dentro do ambiente religioso é relativamente fácil, pois somos induzidos a isso. Porém, testemunhar nossa fé diante de adversidades, como no ambiente de trabalho onde encontramos oposição à nossa religiosidade ou ao nosso posicionamento ético, exige de nós muita determinação. Jesus nos alerta da hipocrisia vivenciada pelos fariseus, que moldavam a lei para atender seus interesses. "Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia".

Jesus nos anima a sermos fiéis aos seus ensinamentos, mesmo que essa fidelidade nos cause aparente desconforto, pois a desobediência que origina o pecado nos será muito mais prejudicial e que a nossa fidelidade é continuamente observada e recompensada. "Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso, temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno".

 

José Machado Filho

josemachadof@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Hipócritas ou fracos na fé? (Lc 11,47-54) (16/10/2008)

        Muitas vezes nos comportamos como fariseus, falamos muito da verdade, mas não cumprimos esta verdade que é a palavra de Jesus em nossas vidas. Muito pelo contrário, até criticamos aqueles que as cumpre.

        Precisamos muito da misericórdia de Deus em nossas vidas. O amor de Deus se revela constantemente a nós e não conseguimos nos converter verdadeiramente. Seremos hipócritas ou somos fracos na fé mesmo?

        Onde está a constância na fé que tanto Jesus nos pede? A vida já é tão dura e difícil para muitos e se não formos solidários com aqueles que necessitam que tipo de espiritualidade estamos exercendo?

        Encontramos ao longo da caminhada pessoas que se mostram "mestres" em nos ensinar o que seja correto praticar, porém são extremamente pobres em testemunhos e partilha de vida. É o famoso ditado: "Faça o que eu digo mais não faça o que eu faço". Esta com certeza não é a vontade de Deus a nosso respeito, o evangelho de hoje nos faz um apelo a conversão, superando todo tipo de hipocrisia.

        Só seremos felizes de verdade se contribuirmos verdadeiramente para a felicidade do outro.

 

NALVA FONTES

COMUNIDADE O ÂNGELUS

nalvafontes@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lutando contra as paixões do mundo (Lc 1,15-26) (10/10/08)

Neste dia, gostaria de partilhar com nossos irmãos, uma reflexão sobre os versículos 24 a 26 do evangelho de Lucas."Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos buscando repouso; não o achando diz: Voltarei à minha casa, donde saí. Chegando, acha-a varrida e adornada. Vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e entram e estabelecem-se ali".

Jesus nos adverte da importância vital que temos em combater as paixões que procuram se instalar em nossos corações. Quando nos arrependemos de um erro cometido e nos confessamos, somos perdoados por Deus e estabelecemos com Ele um novo vínculo, porém, se não lutarmos para a eliminação da tendência às paixões que procuram se instalar em nossos corações, deixamos a "casa varrida e adornada" para nova recaída no pecado. Só cai no "conto do vigário" quem tem a paixão da ambição no seu íntimo e procura o enriquecimento fácil. Só comete o adultério, quem não combate a tendência inescrupulosa à sexualidade. Só não concede o perdão, quem tem a soberba enraizada em seu coração. Daí a necessidade que temos de uma conversão diária para direcionarmos nossos procedimentos cada vez mais conforme os ensinamentos de Jesus.

 

José Machado Filho

josemachadof@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pai Nosso: Oração tão completa mas pouco valorizada! (Lc 11,1-4) (08/10/08)


Quando nos propomos a seguir Jesus, e estar no caminho da fé; sabemos que esta fé tem que ser construída e alimentada a cada dia com nossas orações. Muitas pessoas que já são completamente fiéis a Deus, também são fiéis em suas orações. A oração está para o cristão assim o alimento está para o homem! Por isto, até mesmo Jesus (o Senhor Deus) orava em particular, fortalecendo a si mesmo e aos que o seguiam. Talvez algumas pessoas gostem mais de orações pessoais (com suas próprias palavras e sentimentos), entretanto, todos nós temos que compreender a grandeza da oração que Jesus nos ensinou a pedido dos discípulos. Nela, Jesus incluiu todos os pedidos realmente importantes para a vida de um cristão, que não está buscando riquezas, sucesso ou popularidade; 1mas que reconhece a Deus como Pai e Santo; 2que precisa da vontade de Deus, ultrapassando sua própria vontade; 3do alimento necessário a cada dia para manter-se vivo; 4do perdão do Senhor para os nossos pecados e também perdoar, para que assim sejamos prova do amor de Deus em nós; e 5finalmente pedindo para não cair em tentação!

1"Quando rezardes, dizei: 'Pai, santificado seja o teu nome. 2Venha o teu Reino.3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; 5e não nos deixes cair em tentação'".

Quando formos rezar esta bela oração, que ela não saia de nossa boca como algo mecânico, que já falamos sem sentir pois ficou automático para nós. Mas que ela seja um momento de profunda intimidade de Deus conosco, onde colocaremos para ele todos os nossos sentimentos a disposição de SUA vontade!

 

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com

 



terça-feira, 7 de outubro de 2008

O mistério da concepção de Jesus (Lc 1,26-38) (07/10/08)

        O Evangelho de hoje narra as circunstâncias em que Jesus foi concebido por sua mãe, Maria. O anjo Gabriel foi o mensageiro, que teve a missão de anunciar que ela receberia a maior graça que uma mulher poderia receber: ser a mãe do Filho de Deus. É claro que isso também traria uma série de dificuldades que ela teria que superar... Mas a impetuosa Maria resolveu assumir de corpo e alma o projeto de Deus para a sua vida. Esta é a grande mensagem que o Evangelho quer nos trazer hoje: Maria confiou no plano de Deus, e nós?

        Muitas polêmicas já foram criadas em torno de Maria, mas alguns aspectos são incontestáveis, por exemplo: ela foi bastante corajosa ao aceitar ser a mãe de Jesus, sem nem ao menos pedir a opinião de pessoas importantes na sua vida, como seus pais ou seu noivo José.

        Às vezes somos levados a pensar que Maria seria aquela mulher frágil, passiva, quase uma boneca... Mas vendo as situações em que ela participou, como na passagem de hoje, vemos uma mulher de atitude, decidida, que sabe o que quer. Quando percebeu a seriedade da situação, deu um "sim" que mudou para sempre a história da humanidade! E criou o seu filho, desde antes do seu nascimento, como se cria o próprio Filho de Deus. Ela entendeu e acreditou que este foi o plano que Deus pensou para a sua vida.

        Aí você poderia pensar... "Ah, mas no caso dela foi fácil, veio um anjo do céu e disse qual era o plano de Deus para ela... Se viesse um anjo e me dissesse o plano de Deus pra minha vida, eu também seguiria!" Se você voltar ao texto do Evangelho, vai ver que o anjo não tinha um crachá que o identificasse como "Anjo Gabriel – Enviado de Deus". Mas Maria acreditou! Quantos "anjos" já passaram pela nossa vida dando as pistas do plano de Deus para a nossa vida? Com certeza já passaram muitos na minha vida... E se você prestar atenção, já passaram muitos na sua vida também. Aliás, você já deve ter sido esse anjo para muitas pessoas, sabia? O nosso problema é que nós somos lentos para entender! Não acreditamos na primeira! Precisamos ter vários sinais para poder começar a acreditar que Deus está tentando nos mostrar o seu plano na nossa vida! Imagine se Maria fosse assim!

        Lembre-se que o plano de Deus não é aquele que vai fazer você nunca mais ter problemas na vida. Muito pelo contrário! Maria teve muitas dores. Ela enterrou o próprio Filho! A certeza que nós temos, ao aceitar o plano de Deus, é que nós já somos vitoriosos mesmo antes de começar, pois já estaremos com o nome inscrito no Reino dos Céus.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O que está por trás das perguntas “pegadinhas” (Lc 10,25-37) (06/10/08)

        Dois aspectos do Evangelho de hoje se destacam: o mestre da lei, que foi perguntar a Jesus algo que já sabia a resposta; e a inteligência superior de Jesus diante desta situação.

        Todo professor já passou ou vai passar por uma situação assim: o aluno que quer testar o mestre. Não falo do aluno que faz perguntas para aprender, mas daquele que pergunta algo que já sabe a resposta. Nesse caso, a intenção do aluno é testar o professor, e se possível, tentar pegá-lo em algum erro ou contradição. E por que um aluno faz isso? No fundo, no fundo, para tentar se mostrar superior ao mestre. É o instinto de competição. Diante de uma situação dessa, o mestre pode reagir de duas formas: usando de sua autoridade para inibir tal comportamento, ou aceitando o desafio. Jesus criou uma terceira alternativa...

        A inteligência superior de Jesus encarava cada situação como uma nova oportunidade para evangelizar. Jesus percebeu que estava diante de um sujeito que estava buscando testá-lo (ele já tinha a resposta para a sua primeira pergunta). E a sua segunda pergunta, ("Quem é o meu próximo?"), tinha a clara intenção de fazer Jesus dizer algo que pudesse ser contestado. Mas a resposta de Jesus foi apresentar uma situação na qual ficasse claro que o próximo é aquele que ama. Ou seja, aquele que faz o bem sem olhar a quem, sem esperar receber nada em troca. Esse é quem irá herdar a vida eterna.

        Com esta resposta, o malicioso mestre da lei não tinha mais o que contestar nem discutir. Se Jesus tivesse respondido diretamente a pergunta, teria aberto a possibilidade para novos questionamentos. O que seria improdutivo, já que a intenção deste questionador não era aprender, mas tentar ridicularizar Jesus.

        Lição para os mestres: Não prolongar discussões com alunos desse tipo.

        Lição para os alunos: Não perca a oportunidade de aprender e se aproximar de um bom mestre por causa desses desafios. Geralmente esse tipo de questionamento (que você já sabe a resposta) é encarado como falta de respeito. E ninguém gosta de trabalhar com quem não sabe respeitar.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



domingo, 5 de outubro de 2008

Precisamos produzir frutos de Deus!!! (Mt 21,33-43) (05/10/08)

Precisamos produzir frutos de Deus!!!

 

No evangelho de hoje Jesus conta uma parábola às autoridades do seu tempo com a intenção de alertá-los sobre a responsabilidade de estar à frente de um povo, de ser líder desse povo, pois através da parábola dos vinhateiros aonde a vinha é usada para simbolizar o povo de Deus, Jesus revela que o povo pertence a Deus e que o Seu povo colherá bons frutos se Sua vinha for confiada a bons agricultores.

No caso dessa parábola é notório que o dono daquela vinha não a confiou a bons agricultores, uma vez que, na hora da colheita eles se tornaram tão gananciosos a ponto de matar todos os enviados do seu dono inclusive o seu filho para poder ficar com todos os frutos daquela vinha. Então, meus amados, eis um ótimo evangelho para nós num dia como o de hoje (dia de escolher os nossos representantes na política) de rever se as nossas escolhas estão sendo coerentes com a vontade de Deus; se estamos escolhendo líderes responsáveis e preocupados com o bem do povo, honestos e tementes a Deus ou se estamos esquecendo que somos co-responsáveis com Deus na criação do Seu reino aqui na terra.

A construção do Reino de Deus aqui na terra depende da liderança de homens em todos os níveis, seja religioso ou político. Deus espera desses líderes políticos e religiosos e de todos nós servos Seus, frutos de justiça e amor. Portanto, todos nós, cristãos batizados precisamos refletir hoje se estamos conseguindo ser, cada um à sua medida, agricultores fiéis à missão de produzir os frutos da justiça que Deus espera.

Como disse Pe. Paulo Bazzaglia na sua reflexão sobre o evangelho de hoje: "Cada um de nós deve ser sujeito ativo na transformação do mundo, no cultivo da vinha e no florescimento da justiça".  Que Deus possa abençoar todos os políticos e de forma especial os prefeitos e vereadores escolhidos hoje para ser os nossos representantes na câmara municipal, para que eles possam produzir frutos de Deus, de justiça, de honestidade, de responsabilidade, de amor ao próximo e não deixe que eles venham a se corromper pelo dinheiro, posição social, interesses políticos, bem comum, ambição, status, vaidade, dentre outros pecados capitais.

 

Deus abençoe ricamente todos vocês!!!!

 

 

 

Rosa Camila

rosac12@hotmail.com



sábado, 4 de outubro de 2008

A Alegria do Missionário! (Lc 10,17-24) (04/10/08)

        O Evangelho de hoje pode ser dividido em três momentos. No primeiro momento, os 72 discípulos enviados retornam a Jesus, contando com grande alegria que até os demônios os obedeceram. Ao que Jesus diz que eles deveriam se alegrar ainda mais por já terem seus nomes escritos no céu. No segundo momento, Jesus faz uma oração de agradecimento ao Pai, por revelar essas maravilhas aos pequeninos, e esconder dos sábios e inteligentes. E no terceiro momento, Jesus volta a se dirigir aos discípulos, para falar da felicidade que eles deveriam sentir, por terem a oportunidade de viverem aqueles dias na presença do Filho do Homem, e poderem vê-lo e ouvi-lo...

        Durante este mês de outubro iremos refletir bastante sobre a missão e os missionários. Ontem Jesus ficou bravo com as cidades que não acolheram bem os seus enviados, mas hoje vemos a alegria dos discípulos e de Jesus, que chega a render louvores ao Pai por algo inesperado! O esperado seria que Jesus quisesse que todos, sem exceção, pudessem entender "essas coisas", mas Jesus agradece porque apenas aos pequeninos o Pai quis revelar... É isso mesmo! Os sábios e inteligentes não alcançam esse entendimento, mas os pequeninos, sim! Que entendimento é esse? A ! Que, por sinal, é algo que dispensa explicações... e talvez por isso os sábios e inteligentes não consigam alcançar...

        Mas talvez, se muitos desses sábios e inteligentes tivessem a chance de presenciar, ver e ouvir as maravilhas realizadas por Jesus, eles também teriam acreditado... É por isso que Jesus conclui com essas palavras: "Muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir." Como seria maravilhoso se tivéssemos a chance de ver e ouvir Jesus, nem que fosse por alguns segundos... Quem sabe um dia...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Estatísticas de Setembro/2008

        No mês de setembro/2008 nós aumentamos novamente o número de visitantes e a responsabilidade! Recebemos 8.717 visitas, o que corresponde a 290,57 visitas/dia. Foram 13.897 exibições de página, o que corresponde a 1,59 página/visita. E o tempo médio no site foi de 2 minutos e 16 segundos.


        Neste mês, recebemos visitas de 26 países: Brasil (8.418 visitas), Portugal (181), Estados Unidos (42), Espanha (10), Luxemburgo (9), Itália (8), Angola (7), Moçambique (6), Reino Unido (5), Japão (4), Alemanha (4), El Salvador (3), Peru (2), Irlanda (2), Suíça (2), Noruega (2), Holanda (2), Argentina (2), Finlândia (1), Bélgica (1), Canadá (1), Austrália (1), Áustria (1), França (1), Paraguai (1) e Cabo Verde (1).



        As 15 cidades do mundo que mais visitaram nosso blog: São Paulo (1.098 visitas), Belo Horizonte (527), Rio de Janeiro (442), Salvador (424), Goiânia (263), Recife (260), Brasília (254), Campinas (240), João Pessoa (226), Curitiba (226), Fortaleza (209), Campo Grande (136), São Luís (133), Vitória (130) e Belém (126).

        Espero que as novidades do blog estejam agradando. Em breve traremos mais novidades.

 

        Abraço fraterno a todos!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Estatísticas de Agosto/2008

        Neste mês de agosto completamos 1 ano do nosso blog. Foi um ano de muitas graças e muito crescimento espiritual. Assim como essas reflexões foram uma fonte de amadurecimento para mim, sei que também deve ter ajudado muitas pessoas que estavam à procura de comentários que ajudassem a ver com outros olhos as leituras do Evangelho. Não somos especialistas do assunto, apenas buscamos atualizar as lições de Jesus para aplicá-las a nossa vida nos dias de hoje. E acho que estamos conseguindo...

        Dessa vez, farei uma breve retrospectiva das visitas/dia desde o primeiro mês (agosto/2007) até este mês de agosto/2008:

Mês

Visitas/mês

Visitas/dia

Agosto/2007

268*

20,62

Setembro/2007

1.521

50,70

Outubro/2007

2.378

76,71

Novembro/2007

2.293

76,43

Dezembro/2007

2.639

85,13

Janeiro/2008

3.757

121,19

Fevereiro/2008

4.321

149,00

Março/2008

5.237

168,94

Abril/2008

5.692

189,73

Maio/2008

5.970

192,58

Junho/2008

5.825

194,17

Julho/2008

6.556

211,48

Agosto/2008

7.789

251,26

*O primeiro dia do blog foi 19 de agosto de 2007.

        O crescente número de visitantes no nosso blog só aumenta a nossa responsabilidade de melhorar cada vez mais.

        Neste mês de agosto/2008 recebemos 7.789 visitas, o que corresponde a 251,26 visitas/dia. Foram 14.045 exibições de página, o que corresponde a 1,80 página/visita. E o tempo médio no site foi de 2 minutos e 49 segundos.

        Neste mês, recebemos visitas de 27 países: Brasil (7.535 visitas), Portugal (149), Estados Unidos (41), Itália (12), Moçambique (9), Reino Unido (7), Argentina (4), Paraguai (4), Peru (4), México (4), Japão (3), Alemanha (2), Suécia (1), Equador (1), Honduras (1), Angola (1), Irlanda (1), Turquia (1), Filipinas (1), Espanha (1), Indonésia (1), Cabo Verde (1), Holanda (1), Namíbia (1), Haiti (1), Finlândia (1) e Colômbia (1).



        As 15 cidades do mundo que mais visitaram nosso blog: São Paulo (982 visitas), Rio de Janeiro (427), Belo Horizonte (386), João Pessoa (295), Brasília (259), Goiânia (233), Salvador (229), Fortaleza (207), Campinas (204), Curitiba (202), Recife (193), Ribeirão Preto (173), Uberlândia (119), Belém (114) e Florianópolis (114).

        Que Deus abençoe a cada um de nós, escritores e leitores, para que possamos viver conforme os ensinamentos de Jesus.

 

        Muito obrigado pela visita!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com