Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pense rápido! (Mt 21,23-37) (15/12/08)

        Uma das características mais marcantes de Jesus era o raciocínio rápido. No Evangelho de hoje os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo chegaram a Ele com uma pergunta premeditada ("Com que autoridade fazes estas coisas?"), com a intenção de desmoralizá-lo perante o público. Percebendo isso, Jesus devolveu a pergunta de forma genial ("Se vocês me responderem de onde procedia o batismo de João, se do céu ou dos homens, eu respondo a sua pergunta."), e os seus questionadores foram pegos de surpresa.

        As duas perguntas do Evangelho de hoje não teriam resposta adequada para a situação. Se a pergunta a Jesus tivesse sido feita em outra circunstância, Ele certamente teria dito que a sua autoridade vem do Pai.

        Jesus colocou os seus questionadores no mesmo dilema que Ele foi colocado. Se Jesus tivesse respondido que fazia tudo com a autoridade dada pelo Pai, poderia ser acusado de usar o nome de Deus, o que poderia conduzi-lo a pena de morte naquele momento. E se respondesse que a autoridade procedia dEle mesmo, seria acusado de se auto-proclamar Deus, o que também era considerado uma heresia passível de pena de morte.

        Na nossa vida também somos colocados em situações que exigem uma resposta rápida. Você tem raciocínio rápido, como o de Jesus, para resolver estes dilemas? Se você adquiriu experiência ao longo da vida para formular respostas "instantâneas", parabéns! Mas se não se sente seguro para enfrentar este tipo de situação, não hesite em agir como os príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo, que tiveram a humildade de admitir: "Não sabemos." No caso deles, estavam com más intenções para com Jesus, mas agiram com prudência quando se depararam com alguém mais sábio que eles.

        O certo é que Jesus nos enviou o Espírito Santo, o qual "nos dará palavras acertadas" para que possamos nos defender diante dos poderosos deste mundo. No entanto, aos poucos é que adquirimos a maturidade e experiência necessárias para argüir como Ele. Enquanto estamos aprendendo, reconheçamos humildemente nossa limitação (não temos resposta para tudo), e procuremos ajuda de pessoas mais vividas, para que possamos responder ética e respeitosamente.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



domingo, 14 de dezembro de 2008

“Aplainai o caminho do Senhor.” (Jo 1,6-8.19-28) (14/12/08)

        Estamos iniciando a terceira semana do Advento, e este domingo é dedicado a mensagem trazida por João Batista. O que quer dizer para você a frase: "Aplainai o caminho do Senhor." Será que esta é uma missão restrita apenas àquele homem que antecedeu Jesus, e não tem nada a ver conosco? Será que "aplainar o caminho" é tão somente nivelar o terreno, para que o Senhor caminhe com tranqüilidade? O que está nas entrelinhas da missão de João Batista e o que ela tem de especial para ser relembrada logo hoje?

        Estamos a 10 dias do Natal. Você já deve ter percebido que em quase todos os lugares por onde Jesus iria passar, Ele enviava discípulos para anunciar a sua chegada, a fim de que as pessoas daquele lugar começassem a se preparar psicologicamente para algo importante. Em 10 dias irá acontecer algo muito importante, o nascimento do nosso Senhor! Por isso foi necessário alguém ser enviado antes: para nos preparar psicologicamente. João veio para aplainar o caminho de Jesus. E o que significa "aplainar" nessa linguagem metafórica utilizada pelo profeta Isaías, e depois por João Batista?

        Aplainar um caminho não é trabalho fácil... Há alguns anos foi iniciada a obra de duplicação da rodovia que liga Recife – João Pessoa – Natal. São quase 300 quilômetros de estrada. A previsão inicial de término era de 4 anos. Já estamos no final do 3º ano de obras, e ainda não foi entregue nem um pedaço de pista duplicada! Será que não estão trabalhando? Pelo contrário! Trabalham dia e noite! O que acontece é que não é fácil aplainar o caminho. A estrada tem muitos altos e baixos, partes que o solo é impróprio para suportar o asfalto e o peso dos carros, lugares onde são necessárias pontes, aterros, viadutos, redutores de velocidade... enfim, é um trabalho difícil, mas extremamente necessário, pois é através desses caminhos que as pessoas poderão circular com mais segurança, e as longas distâncias poderão ser percorridas em menos tempo.

        Mas que caminho João tinha a missão de aplainar? O caminho que leva ao nosso coração e à nossa mente. Quantas vezes estes caminhos estão completamente obstruídos por culpas, preconceitos, raivas, ressentimentos, orgulho... Sentimentos assim não permitem o acesso a nós, e isso é muito grave!!!

        A culpa nos leva à auto-condenação, e antes que alguém nos condene, nós já nos excluímos, nem dando a oportunidade da outra pessoa se aproximar! O preconceito nos impede de conhecer outra realidade: "Não conheço e não gostei!" E nos torna limitados, presos em uma redoma. A raiva e o ressentimento nos deixam cegos... o tempo que durar a raiva ou o ressentimento, nós não conseguimos aproveitar plenamente as coisas boas que nos acontecem. Não conseguimos nem sorrir de verdade... E o orgulho é o contrário da humildade, e quem não é humilde para reconhecer que também é passível de erros, não é livre para receber a grande Novidade que está para chegar!

        E então, o que está obstruindo a passagem para a sua mente e o seu coração? Qual o obstáculo que lhe impede de aproveitar o Natal que está se aproximando? Se sente culpado por algo que fez (ou deixou de fazer)? Deixe para trás o que passou, procure tirar as lições, e faça o possível para remediar o problema, na medida do possível. Seu problema é o preconceito? Procure não condenar mais, muito menos sem antes conhecer a outra realidade. Você está ressentido, chateado? Liberte-se dessa prisão que você criou para você e para a outra pessoa! Seu problema é o orgulho? Não tem coragem de admitir suas fragilidades? Lembre-se que os materiais mais duros são também os mais frágeis, e os mais flexíveis são os mais difíceis de quebrar...

        Mas você acha que os caminhos em torno de você estão livres e acessíveis? Então tome para si o papel de João, e procure aplainar os caminhos de outras pessoas, para que quando o Senhor chegar, Ele tenha acesso mais fácil... Há muitas pessoas precisando de nós, esperando ajuda para preparar o terreno... inclusive dentro de nossas casas...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

É preciso ser mais violento! (Mt 11,11-15) (11/12/08)


 

É PRECISO SER MAIS VIOLENTO!

 


 

Caríssimos,

 

a euforia do comércio nessa época que antecede o Natal do Salvador é evidente. Hajam crises econômicas ou não as pessoas estão nas ruas buscando "coisas" para presentear seus queridos. Eu sou uma delas e, creio, você também. Mas hoje me ocorreu um pensamento inquietante: NÃO SÃO AS "COISAS" QUE MAIS IMPORTAM E SIM AS ATITUDES para com aqueles que queremos bem. Um presente cumpre sua finalidade se consegue transmitir isso àquele que o recebe: VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM! O maior presente que já ganhei foi a minha vida e muitas vezes percebo como vivo esse dom de maneira medíocre. No trecho do Evangelho de hoje Jesus declara "...são os violentos que conquistam o Reino" e, diz Marcelo Maia em seu blog, "dessa palavra podemos tirar dois grandes ensinamentos:

primeiro que o Reino deve ser conquistado (os méritos pela nossa salvação são exclusivamente de Jesus mas se não aceito todos os dias essa salvação e não luto por ela, dela não sou digno); segundo é que essa conquista não é fácil, exigindo VIOLÊNCIA". Preciso ser mais violento comigo mesmo, forçando minha inteligência e vontade a conformar-se com a vontade de Jesus e isso não é fácil. Pense em alguém que contrarie sua vontade... acha simples deixá-la de lado e absorver o ponto de vista do outro? E Marcelo continua: "É preciso ser violento como Cristo que pela nossa salvação violentou a sua divindade fazendo-se homem, violentou a sua humanidade morrendo, violentou o seu corpo em uma cruz, violentou a sua alma fazendo-se pecado por nós. A morte violenta de Cristo conquistou para nós o Céu, conquistou para nós a salvação, conquistou para nós o reino dos Céus".

 

Irmãos, enquanto não tivermos essa decência de sermos autênticos como João Batista e como o próprio Jesus, não seremos felizes. Não adianta gastar todo o décimo terceiro em presentes tentando saciar nossa sede por satisfação porque ela não está na materialidade das coisas, mas no encontro de nosso ser com a verdade plena e completa que é o Cristo Vivo e atuante na história! Revejamos nossos conceitos e peçamos perdão pela vezes em que tudo soou mais alto do que a voz do Senhor! Violentando a nós mesmos, violentando o nosso comodismo, violentando nossa conformidade ao que o mundo prega, estaremos preparando nosso coração para sua vinda e Ele nos inundará com sua presença cheia de satisfação e paz!

 

Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 


Ser Feliz

Ronaldo Fagundes


Ser feliz é o que Deus prometeu pra você
Muito mais do que os olhos mortais podem ver
Ser Feliz é viver muito além das aparências
Ser melhor e crescer tendo a Deus por referência

Ser Feliz é aceitar tudo o que Deus mandar
Ser Feliz é entender que felicidade sem fim
Começa por obedecer

Ser Feliz é dar a Cristo o primeiro lugar
Confiar que ao seu lado se pode sonhar
Ser Feliz é chorar quando a dor atormenta
Pois Jesus vai te dar mão que a vida alimenta

Sou Feliz e nada vai me fazer desistir
Ao trilhar em meu caminho vou prosseguir
Ser Feliz é brilhar,é viver com transparência
Ser melhor e crescer tendo a Deus por referência 



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estatísticas de Outubro

        Caros leitores, como vocês puderam perceber, o nosso Blog passou longos 2 meses quase de férias. A minha última reflexão foi no dia 7 de outubro, depois desse dia as belas reflexões foram dos nossos fiéis escritores, que durante este tempo me enviaram os textos, e eu publiquei no site. Durante estes 2 meses, eu estava com muitas tarefas acumuladas (dentre elas o final de um mestrado), e acabei tendo que mudar algumas prioridades, temporariamente.

        Muitas pessoas também me questionaram por que não estavam mais encontrando o site. Inexplicavelmente, neste mesmo dia 7 de outubro, o nosso site foi "removido" das primeiras páginas do Google. Só para dar um exemplo, uma das principais palavras-chave usadas para se encontrar o nosso site é "liturgia diaria". Logo quando criamos o site, ele aparecia na 5ª ou 6ª página do Google, quando este termo ("liturgia diaria") era buscado. Mês a mês o nosso Blog foi "subindo" de colocação, até que em setembro deste ano, ele já era o 5º site da lista, quando se buscava "liturgia diaria" no Google. Essa foi uma das formas de medir o crescimento do nosso Blog, pois quanto mais um site é "clicado" no Google, mais ele vai "subindo" de posição nas buscas.

        No primeiro dia de outubro o nosso site bateu seu próprio recorde: 448 visitas! No dia 7 de outubro o Google "rebaixou" inexplicavelmente o nosso Blog nas buscas, e o resultado foi uma queda vertiginosa das visitas, como vocês podem ver na figura abaixo.


        Neste mês de outubro/2008 tivemos 3.711 visitas, ou 119,71 visitas/dia, que foram responsáveis por 6.182 exibições de página, o que corresponde a 1,67 páginas por visita. E o tempo médio de cada visita foi de 2 minutos e 22 segundos.

        Fomos visitados por 18 países: Brasil (3.538 visitas), Portugal (114), Estados Unidos (27), Japão (5), Itália (4), Namíbia (4), Angola (2), Reino Unido (2), Cabo Verde (2), Canadá (2), Luxemburgo (2), Moçambique (2), França (2), Espanha (1), Israel (1), Irlanda (1), Suíça (1) e Chile (1).


        As 15 cidades do mundo que mais visitaram o nosso site neste mês: São Paulo (462 visitas), Rio de Janeiro (196), Salvador (175), Belo Horizonte (168), Recife (139), São Luís (111), Campinas (111), Campo Grande (100), Curitiba (95), Fortaleza (93), Goiânia (88), Brasília (85), João Pessoa (81), Ribeirão Preto (61) e Cuiabá (44).


        Logo estaremos voltando a escrever as reflexões e atualizar o site com mais freqüência. Reforço o convite para quem quiser contribuir enviando reflexões para o nosso site.

        Grande abraço a todos!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mudando para receber Jesus (Mt 9,27-31) (05/12/08)

Estamos vivendo a primeira semana do Advento, tempo de penitência para a chegada do Salvador, e de conversão intima para a preparação dessa chegada. O evangelista nos narra um episódio que contém todos os elementos essenciais para essa mudança de vida.

O primeiro passo é reconhecermo-nos pecadores, limitados em nossa capacidade e dependentes da ajuda divina para concretizarmos nossos objetivos e dizermos como os cegos: "Tem piedade de nós, filho de Davi!".

O segundo passo é querermos essa conversão, procurarmos intensamente a mudança de comportamento e termos perseverança nesse procedimento.

O terceiro passo é acreditarmos que realmente Jesus pode nos ajudar nessa empreitada, termos fé na sua infinita misericórdia e disposição permanente em fortalecer aqueles que são fiéis a Ele e certamente teremos a mesma resposta dada aos cegos, "Faça-se conforme a vossa fé", e dela podemos deduzir que a intensidade dessa mudança é proporcional à nossa fé.

 

José Machado Filho

josemachadof@hotmail.com

www.refelexaoliturgiadiaria.blogspot.com