Pesquisar neste blog

domingo, 11 de janeiro de 2009

O Batismo de Jesus (Mc 1,7-11) (11/01/09)

        Sempre que falamos sobre o Batismo de Jesus, partimos de um questionamento certeiro: Jesus precisava ser batizado?

        Naquele tempo, o batismo (que significa "imersão") era um rito que simbolizava a conversão, a passagem para uma vida nova, que só poderia ser feita após o arrependimento sincero dos pecados cometidos. Por isso, a pessoa era completamente afundada na água, e em seguida deveria emergir voluntariamente, sendo assim lavado (purificado) de seus pecados.

        Se Jesus não tinha pecado, não teria necessidade de ser "purificado". No entanto, Ele quis ser batizado por João Batista. A pergunta natural que vem na seqüência é: Por que Jesus quis ser batizado?

        Primeiro devemos levar em consideração o que Ele mesmo disse: que deveria se cumprir todo o projeto do Pai. Mas então por que esse batismo fazia parte dos planos do Pai? Para essa pergunta nós só podemos propor algumas respostas... Mas todas irão partir do mesmo ponto: O Batismo de Jesus aconteceu para que nós tirássemos alguma lição prática para as nossas vidas.

        E por fim vem a pergunta mais importante do dia: O que Jesus queria nos ensinar ao querer ser batizado por João Batista? Algumas palavras poderiam responder esse questionamento:

        Humildade... Mesmo sendo mais importante que João e do que todos os que se batizavam ali (e ambos sabiam disso), Jesus se igualou aos pecadores. Quantas vezes nos consideramos superiores aos outros, e não aceitamos passar pelo mesmo que outras pessoas precisam passar?

        Segurança... Jesus sabia que ser batizado não faria com que Ele perdesse a sua majestade e poder. Quantas vezes nos privamos (ou privamos outras pessoas) de algo, por pura insegurança? Temos medo de perder a autoridade, o respeito, ou até a posse de algo ou alguém! Jesus nos ensina que o que é dado por Ele, ninguém tira.

        Obediência... Se o Batismo estava nos planos do Pai, então deveria ser cumprido. Da mesma forma devemos nos manter obedientes ao que Ele nos recomendou: Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo como a si mesmo.

        Após o Batismo, contemplamos uma das situações da Bíblia em que estão representados o Pai (a voz vinda do céu), o Filho (Jesus, em carne e osso) e o Espírito Santo (a pomba que desce sobre Jesus). É a festa no céu e na terra para comemorar o início da vida pública e do anúncio do Evangelho a todos os povos!

        Que o Batismo de Jesus nos inspire a sermos mais humildes, seguros e obedientes à vontade de Deus nas nossas vidas. Amém.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

3 comentários:

  1. Quero parabenizá-lo Jailson pelas bonitas e profundas reflexões bíblico-teológicas das leituras semanais. Vou aproveitar muito delas para as possíveis pregações que farei, quando com meu colega missionário começarmos a a fazer nossas visitas domiciliares, emnossas Santas Missões Populares, já iniciadas e que vão até 2014.
    Muito obrigado pelas reflexões!!!

    JCBarbosa - São José do Alegre - sul de Minas

    ResponderExcluir
  2. Foi uma benção ler e meditar sobre o batismo do Senhor JESUS! DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Naquele tempo, o batismo (que significa "imersão") era um rito que simbolizava a conversão, a passagem para uma vida nova, que só poderia ser feita após o arrependimento sincero dos pecados cometidos. Por isso, a pessoa era completamente afundada na água, e em seguida deveria emergir voluntariamente, sendo assim lavado (purificado) de seus pecados. NÃO SÓ NAQUELE TEMPO, MAS AINDA HOJE DEVEMOS PRATICAR O BATISMO QUE JESUS DEIXOU COMO EXEMPLO. QDO EU ERA CRIANÇA FUI BATIZADA, MAS DE QUE VALEU SE EU NEM SABIA O QUE ERA PECADO, COMO PODERIA EU TER ESSE ARREPENDIMENtO SINCERO? A PALAVRA DE DEUS É VIVA. TEMOS QUE CONTINUAR AQUILO QUE NOS FOI PASSADO E O QUE NOS É ENSINADO pela palara de DEUS. ARREPENDIMENTO SE TEM COM A CONSCIÊNCIA. É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA ESSA ATITUDE DA IMERSÃO AINDA NOS TEMPOS DE HOJE. O BATISMO NAS ÁGUAS SIGNIFICA TUDO ISSO QUE FOI DITO. APENAS Ñ CONCORDEI EM DIZER QUE FOI SÓ NAQUELE TEMPO, POIS FALANDO ASSIM MOSTRA QUE AGORA ESSA ATITUDE NÃO TEM SIGNIFICÂNCIA NENHUMA AOS CRISTÃOS. PARA MIM TEM E MUITO TANTO É QUE FUI BAIZADA QUANDO ACEITEI O MEU SENHOR JESUS E QUANDO EU RECONHECI O QUANTO SOU PECADORA E NECESSITO DE SUA PRESENÇA. O ARREPENDIMENTO ME FAZ QUERER IMITAR o meu Senhor Jesus PARA TER UMA NOVA VIDA. BOM DIA.

    ResponderExcluir