Pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Viver o Evangelho é dar pleno cumprimento a vontade de Deus (Mc 7, 1-13) (10/02/09)

        Quando Moisés recebeu de Deus as Tábuas da Lei, elas continham apenas 10 mandamentos como conhecemos bem, entretanto no decorrer dos 40 anos no deserto e a medida que o povo Hebreu crescia, houve a necessidade de mais leis que moldassem a convivência de todos e limitasse a ação de cada um para que não houvessem excessos, além de também ditar regras e tradições de caráter religioso, ritualistas. Acontece que com o tempo os judeus começaram a perder a essência dos primeiros mandamentos, que tinham o objetivo de fazê-los honrar a Deus e conviverem de forma harmoniosa e como irmãos, e passaram a viver mais preocupados em respeitar aquelas tradições e ritos do que louvar verdadeiramente a Deus, pois eles achavam que daquela forma, cumprindo a Lei, estariam obedecendo a Deus. Quanta ilusão! Na verdade, a boca louvava a Deus, mas seus corações "eram como sepulcros caiados", que eram belos e justos por fora, mas por dentro eram vazios e podres.

        Na Palavra de hoje, Jesus denuncia a hipocrisia humana, que muito fala, mas concretamente não age de acordo com suas palavras, que são cheias de ritos e religiosidade, mas esquecem de viver a Palavra. E será que não somos assim? Quantas vezes ficamos observando aquela pessoa que durante a Missa não se curva na hora certa, ou não se ajoelha em determinado momento, ou ainda alguém que durante uma Adoração não segue determinados ritos. Esquecemos constantemente que Jesus veio para nos libertar para o Amor e viver o Seu evangelho é dar pleno cumprimento à Lei de Deus, porque com Cristo uma nova realidade aparece, a vida no Amor que não vê tradicionalismo, mas ao contrário, convida a todos a participarem da Boa Nova e julga não baseado em quantos terços, missas, procissões nós participamos, mas quantos atos de amor concretos praticamos, quantos irmãos perdoamos.

        Que Deus nos dê a Graça de viver o que de fato agrada-o, para que não vivamos preocupados com a formalidade, mas com a CARIDADE.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário