Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de março de 2009

Precisamos entender o Pai-Nosso (Mt 6,7-15) (03/03/09)

        A oração mais perfeita e completa que temos é o PAI NOSSO. Muitos dos nossos irmãos evangélicos criticam nosso rezar, porque dizem que trata-se de palavras repetidas, não são espontâneas, mas eu digo a vocês, meus irmãos, se soubermos entender a oração que Cristo nos deixou, se refletirmos cada palavra, e se principalmente vivermos estas "palavras repetidas" não precisamos de mais nenhuma oração.

Aqui temos a liberdade de chamar nosso Criador de PAI, e não somente meu Pai, mas, NOSSO, o que nos leva a unidade com todos os irmãos espalhados pelo mundo que também oram o PAI-NOSSO. Damos ao nome de Deus, o devido respeito (Santificado seja Teu nome) e pedimos que Seu Reino esteja entre nós. Entregamos nossa vida, quando pedimos que seja feita a vontade d'Ele. No meio da oração, no centro, mais uma vez, tratamos Deus como Pai, afinal quem é o responsável pelo nosso sustento, nosso pão de cada dia, senão o Pai? Nos mostramos arrependidos quando pedimos perdão pelos nossos pecados. E assumimos nossas fraquezas, quando solicitamos a proteção, o livramento daqueles males que não podemos controlar.

Entretanto, me pergunto: será que vivemos em unidade com nossos irmãos? Será que verdadeiramente tratamos o nome de Deus com o devido respeito? E aceitar as vontades d'Ele em nossa vida é fácil? Perdoamos nossos irmãos na medida que desejamos ser perdoados? E será que muitas vezes não facilitamos o mal de entrar em nossas vidas?

Que Deus nos dê a graça de rezar e meditar nossa oração de cada dia, para que vivamos essas palavras, que não sejam ditas da boca pra fora, mas sentidas e impregnadas no nosso viver. Porque é a oração que dedicamos àquele que tem o Reino, o poder e glória para sempre. Amém.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



2 comentários:

  1. Paz e graça meus amados irmãos em Cristo Jesus!!!!!!

    Complemento ao texto acima!!!

    O que eu entendo sobre a oração e percebo sobre a passagem do livro Mateus Cap. 6 : 6 ao 15, destacando principalmente o:
    versículo 7 "E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; que imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos".

    Jesus estava se referindo aos fariseus, escribas, publicanos e gentios daquela época. Que viviam uma religiosidade muito clara no versículo 5 e 6 do proprio capitulo. (o que acontece até hoje) EX: Eu sou católico ou evangelico etc..
    "Quando o certo seria sou CRISTÃO ou seja: Eu creio em cristo Jesus o (Messia) e procuro ser imitador dEle, pois é uma ordenança do proprio Senhor Jesus.

    Sendo assim segue alguns passos e passagens referente a oração para que não fiquem só em minhas palavras um pouco a respeito do modo como devemos orar, mas sempre guiado pelo Espirito Santo:

    1 Ore reconhecendo que Ele é Deus, e que você aceita o Seu dom gratuito, Jesus Cristo, como o seu SENHOR e Salvador ( e Ele como seu senhor você obviamente o obedece!!!!) (Gênesis 17:1, Romanos 6:16-18).

    2 Ore para confessar os nossos pecados e aceitar o perdão que Cristo já conquistou na cruz do calvario por nós ( mais Ele também disse vá e não peques mais!!) (Romanos 3:22-26). Muito importante !!!!!

    3 Ore para que a Sua vontade seja feita em nossas vidas( assim como no Pai nosso: Seja feita a sua vontade e que Seu Espírito Santo nos guie, e para que sejamos preenchidos com a plenitude de tudo o que Deus tem para nós.

    4 Ore por entendimento (espiritual) e sabedoria (Provérbios 2:4-8, 3:5).

    5 Ore com uma atitude de gratidão por todas as formas em que Ele nos abençoa (Filipenses 4:6). Muito importante!!!!

    6 Ore quando estivermos doentes, solitários, passando por dificuldades ou intercedendo por outros (Tiago 5:14-16, 2 Coríntios 12:9-10).
    Ore para adorá-Lo (Salmo 95:6-7) Na minha opinião é a mais importante e podemos fazer todos os passos acima em forma de adoração ou seja: Sempre exaltando o nome de Jesus. É quando sentimos a sua presença viva em nossas vidas e as respostas da oração são respondidas rapidamente pelo nosso clamor!!!!

    Importante sempre ore em Nome do Senhor Jesus!!!! como nos ensina o livro de João 14: 13 ao 15.
    E pra fechar 1 Tessalonicenses 5: 17 e 18.
    17 Orai constantemente.
    18 Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

    ResponderExcluir
  2. Além disso, nessa parte podemos perceber uma exortação de Jesus muito importante, que é a que está presente nos versículos de número 7 e 8. Nestes dois versículos Jesus nos fala para não usarmos repetições nas orações, para que a oração não seja como a "oração de hipócritas" - pois essas pessoas acham que por muito repetirem certas frases, serão ouvidas. Jesus acrescenta que Deus sabe tudo o que precisamos e tudo que vamos pedir antes mesmo de fazermos a oração, por isso não é preciso repetir a oração
    Do versículo 9 até 13 Jesus dá um exemplo de oração, que por sinal ficou bem popular, que é a famosa oração do "Pai nosso" e muitas pessoas repetem essa oração, não sabendo que Jesus nos fala para não repetirmos orações, mas sim conversarmos com Deus de forma verdadeira, e consequentemente original.

    ResponderExcluir