Pesquisar neste blog

Carregando...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jesus resumiu os mandamentos em apenas dois (Jo 14,21-26) (11/05/09)

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele."
        Mais quais são os mandamentos de Jesus? São diferentes dos DEZ MANDAMENTOS que foram entregues a Moisés no Sinai?

   Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois

1-   Amar a Deus sobre todas as coisas: De que modo nós amamos a Deus?  Rezando lendo o evangelho, indo à missa aos domingos e dias santos de guarda, pensando nas três pessoas da Santíssima Trindade, ouvindo e divulgando a  sua palavra, acreditando em Jesus... etc.

 

2-   Amar as pessoas como a nós mesmo: De que modo nós amamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia na família, na escola e que são próximas a nós?

Respeitando, evitando uma briga, não roubando, não prejudicando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, ajudando, demonstrando interesse, compreendendo, falando bem, mostrando seus erros, corrigindo, não sendo falso, mas amigo de verdade, não fazendo fofoca, não estragando as coisas dos outros, não fazendo bagunça durante às aulas, não tendo inveja e não desejando o mal a ninguém, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais, tendo pena e ajudando: Os cegos, mendigos, paralíticos e outros deficientes etc, sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não sendo fingido, não caluniando, não guardando rancor, não tendo ódio, não sendo preguiçoso, não divulgando os defeitos dos outros, não ofendendo, não fazendo gozação, enfim, procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.

Cristão é aquele que vive o amor de Cristo e trabalha para construir um mundo melhor, combatendo as coisas erradas, por exemplo. O cristão cresce, ou se valoriza, como pessoa, quando ele se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento dos outros. Quando procura viver como irmãos. E é esse amor fraterno que dá sentido a nossa vida e à vida das outras pessoas.   Mas será que vivemos sempre esse amor fraterno? Será que no nosso dia-a-dia na família, na escola, no trabalho etc, nós nos esforçamos realmente para que este mundo seja melhor?                

Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira etc. tudo é manifestação de convivência. E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, Isto é, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.

Todas as leis que existem no mundo, feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não) deste segundo mandamento, que nos manda amar o próximo. Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento (amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de: cadeia, polícia, exércitos, usar a violência, processos, julgamentos, armas etc.

     Quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a felicidade às pessoas:

Amar a Deus e amar o próximo.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



27 comentários:

  1. em que parte da bíblia diz que devemos ir a casa do senhor aos Domingos?
    na verdade, devemos honra-lo todos os dias...
    mais apenas um dia ele, abençoou e santificou. (Êxodo 20:8)
    Jesus resumiu para compreendermos melhor, não para deixarmos de seguir os mandamentos. pois Jesus seguiu a todos.
    e a palavra do senhor é uma Só. (malaquias 3:6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo pecado nada mais eh do q a falta de amor e é isso q Jesus explica,com relação o ir a igreja aos domingos ñ c deve acreditar q ir na igreja q conta e sim entender o proposito de estar reunido para o adorar em união (na biblia tbm ñ diz que ñ pode usar maconha ,ver pornografia seguindo esse seu racicinio eu poderia defender tudo isso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi, devemos horrar a ¨DEUS TODOS OS DIAS¨ler a biblia diariamente e praticar seus ensinamentos.Jesus veio não para abolir a lei e sim cumpri-la(Mateus 5-17)O senhor curou; pregou e peregrinou todos os dias durante o seu ministerio terrestre.O proprio nos advertiu que irião mudar seus ensinamentos(Mateus 7-15).

    ResponderExcluir
  3. vc estar correto devemos Honrar a Deus todos os dias, Jesus veio sim cumprir toda a lei, por isso sofreu tudo que a nos estava imputado, nao valorizamos o grande ssacrifio feito por nos. algums pessoas continuan adorando deus falsos .oque desagrado totalmente a Deus.mas naquele dia toda lingua confessara e todo joelho sedobrara na presenca do supremo Juiz que e o Senhor Jesus Cristo.amem.Glorias a Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Para quem falou q Jesus seguiu todos os mandamentos está equivocado, pois não observou o sabado como dia de descanso. Bem como não respeitou em nada a Lei dos Judeus, como por exemplo não comer carne de porco. E aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para podermos entender essa questão da lei, devemos estudar o livro de Gálatas. Vou cita aqui Gal. 3: "Gal 3:19 Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
      Gal 3:20 Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.
      Gal 3:21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
      Gal 3:22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
      Gal 3:23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
      Gal 3:24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
      Gal 3:25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
      Gal 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
      Gal 3:27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
      Gal 3:28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
      Gal 3:29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa". A verdade é que o verbo em hebraico se refere à palavra "cumpriu" como, "completou". encerrou. Jesus encerra a lei, ela está cumprida, completada.
      Deus vos abençoe Pr. José Luz

      Excluir
  5. como os adventistas tem o coração fechado,só pensa no sabado,o sacrificio de jesus fica sempre por ultimo.pra eles basta guardar o sabado.

    ResponderExcluir
  6. como os adventistas tem o coração fechado,só pensa no sabado,o sacrificio de jesus fica sempre por ultimo.pra eles basta guardar o sabado.

    ResponderExcluir
  7. nossa como tem pessoas tapada nessa vida mais o amor de cristo salva!!

    ResponderExcluir
  8. meu DEUS voces nao conhece jesus mesmo.

    ResponderExcluir
  9. TIRA ESSA MASCARA; POVO MEU EU JESUS ESTOU NO PROXÍMO, NAS RUAS PASSANDO FOME,SEDE, FRIO,NOS ORFANATOS NOS AZILOS SEMPRE SOLITARIO.

    ResponderExcluir
  10. QUAL LADO VCS ESTAO DIREITA OU ESQUERDA?

    ResponderExcluir
  11. SO DISCUTIR BIBLIA, FARIZEUS ,CUIDAO DA SUA IMAGENS E ESQUECEM DA PAIXAO DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  12. FAREZEUS,HIPOCRITAS SO SABEM DISCUTIR BIBLIA, E ESQUECEM DA PAIXAO DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  13. Prestem atenção e parem de ser enganados....Hoje estamos na nova aliança.....a Lei de Moises foi feita para os israelitas e nos não somos israelitas, nossos mandamentos são simples e claros, amar a deus acima de todas as coisas, amar um aos outros, se alguem lhe bater na face lhe de o outro lado, se alguem te pedir sua tunica de a capa tb....ele nunca falou para guardarmos sabado, cantarmos louvores, irmos em igreja e o detalhe mais importante não chamar ninguem na terra de pai.....parem de ler pedaços e leiam a historia inteira na integra...abraço

    ResponderExcluir
  14. so um ultimo detalhe quero que alguem me prove no novo testamento que existe santissima trindade e o pior de todos os erros me provem que segundo as escrituras Maria e santa e intercessora e que algum santo existe sem ser Jesus....espero respostas

    ResponderExcluir
  15. filho eis ai a tua mâe Mâe es ai o teu filho

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. maria como a biblia diz foi agraciada e ela é bem dita como muitos outros tambem são na biblia como nois hoje em dia tambem podemso ser benditos mais isso não significa que seremos intercessores como Jesus disse eu sou unico caminho e niguem vai ao pai se não por mim.

    ResponderExcluir
  18. Não tem segredo, quem é de Deus sabe que o que nos salva são esses 2 mandamentos que Jesus pregou: Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar as pessoas como a nós mesmo. Simples assim como Jesus, nosso salvador.

    ResponderExcluir
  19. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.

    - que viu jesus e tem provas cientificas disso, ou fotos?
    Jesus é mito dos judeus, eles copiaram as lendas de tabuas de barro na sumeria, pesquisem, leiam...

    ResponderExcluir