Pesquisar neste blog

sábado, 25 de abril de 2009

Matemática (Mc 16,15-20) (25/04/09)

O Evangelho de hoje nos leva a uma fórmula bem simples CRER + BATISMO = SALVAÇÃO.

        Vejamos:

        CRER: Assimilação da realidade de Deus, não a sua condição existencial, mas a proposta que ele tem para cada um de nós. Certamente questionados sobre a existência de Deus a resposta seria sim de súbito, mas quanto aos planos que ele tem para cada um de nós (?) acolhemos, aceitamos; cremos verdadeiramente no seu amor.

Esse crer tem valor de entrega porque é uma renuncia à antiga ordem quando essa ordem era sustento.

        BATISMO: Renascer espiritual; purificação de todas as culpas e pecados. Inaugurado por Cristo, na sua cruz, esse novo tempo tem na justificação sacramental seu ápice, pelo anuncio do Evangelho.

        "Quem não crer será condenado."

Irmãos já ouviram falar de grades confeccionadas com tecidos humanos, é quando amamos tanto alguém a ponto de julgarmos ser das veias do coração as grades que cercam tal enlace, que também julgamos morrer caso tal relacionamento chegue ao seu fim ou a pessoa amada se liberte do cárcere temporal.

É semelhante a esse sentimento que Jesus Cristo fala aos discípulos essa frase, pois hoje nós pecadores podemos fazer igual cálculo.

        Deus misericórdia = Deus justiça.

        O aparto de sua realidade santificadora é uma resposta à liberdade que ansiamos ter na descrença do amor de Deus e quem faz tal escolha somos nós.

Não nos apresemos no julgamento: Deus não lança ninguém no inferno porque ele (o inferno) tem sua justificação na ausência de Deus. Eis nossa salvação – a presença de Deus em nossas vidas.

        Essa é uma reflexão que tem caráter pastoral, apesar de aprofundarmos no texto e contexto histórico em si, o objetivo é sempre animar na fé nunca confundir, por tal justificativa não entro na questão, que impregna no texto e serve de fundamentos para questões irrelevantes cujas respostas sabemos: sobre o batismo, ritual, em crianças ou em adultos dentre outros. Lembro-lhes que essa crença e esse batismo se davam em circunstância especial, eram as primeiras batalhas em seu nome.

 

José Nilson Vieira Mendes

josenilson.v@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário