Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Por que mesmo que Jesus morreu? (Jo 20,11-18) (14/04/09)

"Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava...
... voltou-se para trás e viu Jesus em pé,..."

"Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado."

Neste evangelho, João nos relata o primeiro impacto de Maria Madalena com Jesus ressuscitado. É mais um relato dos primeiros momentos de constatação da ressurreição pelos mais "chegados" do divino Mestre. O túmulo vazio foi a primeira prova da volta de Jesus à vida, mas aquelas mulheres ainda questionavam a hipótese de um roubo do corpo de Mestre. Depois Ele aparece a elas e tudo fica esclarecido.

Mas por que mesmo que Jesus morreu? Muitos já perguntaram: Como assim, Jesus morre por nós? Para nos salvar? De quê? Como? Ele era Deus, poderoso, e não impediu que o matassem?

Resposta: Sua morte já estava planejada pelo Pai e anunciada pelos profetas, já estava escrita. Além disso, Jesus, em toda sua vida terrena, não fez nenhum milagre em benefício próprio, mas todos foram para a alegria e felicidade das pessoas.

Quando lemos o Antigo Testamento, notamos que o povo de Deus queimava novilhos e cordeiros e oferecia em forma de sacrifício a Deus, pelo perdão dos pecados, para aplacar a ira do Senhor, para agradecer, etc.

O animal preferido era o cordeiro, porque ele morre sem dar nem um gemido, (como Jesus sofreu e morreu sem reclamar) e estas oferendas se chamavam holocaustos.

Jesus veio e nos disse mais ou menos assim: Não quero sacrifícios, mas sim caridade. Agora é a nova Aliança (o novo acordo), não façam mais holocaustos. Porque daqui em diante eu sou o novo cordeiro que será oferecido ao Pai pelo perdão dos pecados.

Assim, Jesus morre por nós, morre para nos salvar dos pecados. Mas como é isso?

Assim: Após ressuscitar, Jesus apareceu no cenáculo e ordenou os discípulos e seus descendentes, os padres, dando-lhes o poder de nos tirar, de nos limpar dos nossos pecados.

Assim, hoje, estamos salvos, pois temos o sacerdote para nos perdoar, e nos deixar em estado de graça. Pois não sabemos a hora da nossa morte, como disse o Mestre, e devemos estar preparados para ela. E quando chegar a nossa hora, se estivermos na graça de Deus, mereceremos o céu, então estaremos SALVOS DO FOGO ETERNO.

Concluindo: Jesus veio ao mundo, nos ensinou a boa nova, por inveja dos líderes judaicos Ele é morto, mas no terceiro ressuscita, e nos deixa de presente o sacerdote para nos perdoar, a fim de que possamos ser salvos, indo para a vida eterna, em vez de ir para o inferno.

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário