Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Antecipar a vida eterna (Jo 17,11-19) (27/05/09)

Jesus reza e pede ao Pai pelos discípulos que vão ficar no mundo. Jesus pede ao Pai que guarde os discípulos por causa dos problemas deste mundo.

Caros irmãos: nós estamos no mundo e com o mundo. E diante dele podemos ter três atitudes mentais:

1ª – PESSIMISTA –Este mundo é uma droga, esta vida é só dores, sofrimentos, angústias, frustrações, sofrimentos de todo tipo. Temos que trabalhar e  trabalhar  nos cansa, Na rua principalmente à noite, é só perigo. Podemos levar um tiro, ou ser seqüestrados. A Felicidade não existe. O casamento é uma grande farsa, os filhos depois que crescem não nos amam mais,  nem nos respeitam.  Amigos? É outra grande farsa! Só nos bajulam por interesse. Quando alguém não tem nenhum interesse por nós, nem nos escutam. A amizade pura e desinteressada não existe!

2ª – OTIMISTA – Este mundo é maravilhoso! A vida é só alegria. Temos que aproveitar a vida, viver o presente. A diversão é a grande prioridade. Namorar, beber, dançar, nada de preocupações. O importante é viver pelo prazer porque desta vida não se leva nada.

3ª – FUTURISTA: Este é o cristão. Ele está no mundo como se não estivesse. Ele usa tudo que tem como se não estivesse usando. Ele está consciente das dores desta vida, mas não se abate com elas, porque Deus está com ele. Ele (a) até sofre com o sofrimento daqueles que o rodeiam, mas, em seguida, levanta a cabeça, e pede a Deus pelos que sofrem, para que se convertam e voltem para Deus e não sofram mais. O mundo para ele é maravilhoso no bom sentido. Sente-se bem, se diverte com as coisas mais simples, como uma caminhada pela natureza.  Não necessita de grandes coisas ou acontecimentos festivos para se sentir bem ou se divertir. Não se entrega aos excessos nem ao prazer pelo prazer, mas sim, à contemplação, oração, a ascese.  Quando os problemas aparecem, a solução é rezar, se apegar mais com Deus. Não detém a sua mente nas desgraças da vida, mas procura mais se ligar nas coisas belas feitas por Deus. Este é o cristão. Desapegado dos bens materiais, e por isso não lhe falta nada. Sua grande satisfação é ajudar os outros sempre que pode. Matar a fome dos excluídos, dar algo que lhe sobra àqueles que não têm.   Reza, confessa, comunga, evangeliza, não precisa se embriagar com nenhuma substância, pois se embriaga de Deus, quando reza entra em êxtase num verdadeiro antegozo futurista, ou seja, ele(a) já está antecipando a glória eterna aqui mesmo na Terra. Já está vivendo metade aqui e metade no céu. Cada dia mais se prepara para a outra vida, e faz todo o esforço que pode para que outras almas também mereçam um dia estar diante do Pai. Ah! Como eu gostaria de citar aqui os nomes das santas pessoas que conheço e que vivem assim. Só posso dizer que essas pessoas são 3 freiras e 2 padres.

 

Sal

CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário