Pesquisar neste blog

domingo, 24 de maio de 2009

Por que houve a reforma? (Mc 16,15-20) (24/05/09)

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura ensinai aos povos todos;  ...convosco estarei, todo os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus."

"Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam."

Aqui estamos vendo o fim da missão de Jesus e o início da missão dos apóstolos e também a nossa hoje, já que somos seus descendentes. É o início da Igreja católica apostólica, fundada pelo próprio Jesus Cristo.

É claro que diante de tantas cabeças existentes neste Mundo, nem todos concordaram em seguir o primeiro rebanho. Martinho Lutero se revoltou com as coisas erradas feitas pelos padres empossados no cargo pela Simonia, (venda de cargos eclesiásticos) na idade Média, esses padres  que não tinham vocação e se apoderaram do poder da Igreja, cometeram grandes  abusos que desfiguraram a Igreja de e Jesus Cristo, provocando a revolta do monge agostiniano Martinho Lutero que protestou e criou a Igreja protestante.

Na verdade, a Igreja Católica foi infiltrada por homens que não tinham a menor vocação para ser um sacerdote, não tinham fé, cultura, nem mesmo moral. Por isso, é errado afirmar que a Igreja da baixa Idade Média aprontou coisas horrendas. Porque quem aprontou foram os infiltrados, ou seja, os padres decorrentes da simonia, ou venda de cargos eclesiástico que era a compra do cargo de padre, feita pelos poderosos senhores feudais, para seus amigos.

Infelizmente o ideal de um só pastor e um só rebanho não deu certo pois o próprio Deus respeita a nossa liberdade de escolha, ou o nosso livre arbítrio, e é por isso  que existem várias religiões no mundo.  Quanto a nós, católicos, muito embora nos orgulhemos de pertencer a única Igreja fundada por Jesus Cristo, nunca podemos afirmar que somente nós iremos para o céu, que as outras estão totalmente erradas, ou coisa desse tipo. Temos mais é que respeitar, pois todos os demais são nossos irmãos e quem vai nos julgar é Jesus.

 

Sal

Espero você no meu blog Catequese Atual.Ah! deixe um recado.

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspt.com



Um comentário: