Pesquisar neste blog

domingo, 28 de junho de 2009

Jesus funda a sua igreja (Mt 16,13-19) (28/06/09)

Antífona da entrada: Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

Oração do dia

Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e são Paulo, concedei á vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

 

COMENTÁRIO SOBRE O LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS.

(Atos 12,1-11)

E a velha raposa, o  rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar, e para agradar os judeus. Mandou prender Pedro, mas o anjo do Senhor veio em sua defesa soltando na presença dos guardas.

Acontece, que Pedro, o Primeiro papa, não poderia ser humilhado por muito tempo. Foi por isso que Deus enviou o seu anjo fazendo assim uma intervenção direta para libertar o seu escolhido para ser a primeira pedra na construção da sua Igreja. Por um instante, Pedro até pensou que estivesse sonhando. Mas ao ver o anjo desaparecer quando a sua libertação estava concluída, ele pensou: agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou das mãos de Herodes e da maldade do povo judeu. Irmãos: Este milagre se fez por causa da promessa de Cristo com relação à sua Igreja que acabara de ser fundada por Ele. Promessa de proteger e defender a sua Igreja até o fim dos tempos.

Leitura (Timóteo 4,6-8.17-18)

Na segunda carta de Paulo a Timóteo, ele conclui o seu gigantesco trabalho missionário, afirmando que: "estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima." Paulo considera a sua morte uma libertação, na certeza de que irá para junto de Deus. Paulo afirma que fez um bom trabalho, e reconhece que só conseguiu isso por ter sempre a presença de Deus em sua vida, não obstante toda perseguição pela qual passou. "...o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos."

 

COMENTARIO DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS

 (Mateus 16,13-19)

Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).

Aqui estamos diante da ordenação do primeiro papa, Pedro, e a instituição ou criação da Igreja Católica, a única que foi fundada por Deus na pessoa de Jesus Cristo. Todas as demais igrejas do Planeta Terra, foram fundadas por homens humanos iguais a mim e a você, sujeitos a muitos erros. E tem mais. Jesus promete que os poderes dos infernos não abalarão as estruturas na nossa Igreja. Satanás não terá poder nenhum sobre os nossos padres, nossos irmãos engajados e unidos no amor de Cristo para anunciar o evangelho. Caso você sinta a presença de Satanás em algum momento tentando arrastá-lo para o seu lado, é só dizer: Satanás, eu te ordeno em NOME DE JESUS que se afaste daqui! Repita várias vezes. Pois Satanás treme diante do nome de Jesus. 

"Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!...  ...Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus".  É por isso que a fé é um dom de Deus. É Ele que nos faz perceber, entender, e crer nos mistério da encarnação e redenção de seu Filho.  Somos escolhidos para crer, para aceitar Jesus e seu projeto de salvação, no qual trabalhamos, não que Deus precise de nós, mais porque Ele quis contar conosco na realização de seu plano se salvação. E para nós é uma grande hora contar com a confiança, a escolha, com o chamado de Deus para fazer parte do trabalho missionário da Igreja iniciada por Pedro e os apóstolos. Que tenhamos a coragem de Paulo que aceitava a morte como uma libertação, e afirmou que o viver é Cristo e  o morrer é lucro. A partir do momento que nos desprendemos de nós mesmos, que como Paulo considerar que o nosso viver é Cristo, que deixemos que Deus dirija e governe totalmente a nossa vida 24 horas, estaremos realmente engajados no projeto de Deus, e podemos confiar na sua promessa de nos proteger e também de nos iluminar através do Espírito Santo.  

=================================================

ORAÇÃO

Creio na Igreja católica, una santa e pecadora, fundada por Jesus cristo para a nossa salvação. Quero sempre ser fiel à minha Igreja. Quero servi-la, defendê-la, e respeitá-la, nunca fomentar a discórdia entre os seus membros aos quais eu faço parte e pretendo assim continuar até o fim de minha vida. Amém. 

 

Sal

Conheça o Blog CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



10 comentários:

  1. Protesto!

    Jesus nunca fundou a igreja sobre um homem, pecador.
    Ele é a Pedra ângular, que não pode ser removida, reprovada para os homens, mas eleita e preciosa para Deus.. leia '1 Pedro 2.4', ele mesmo diz isso de Cristo.

    O Papa é irrepreensível?

    (então por que Paulo repreendeu Pedro, ele era Papa não era? - Gálatas 2.11)

    Papas e padres não podem se casar?

    então por que Pedro tinha esposa?
    (Jesus curou a sogra de Pedro - Mat 8.14)

    A Igreja de Jesus são aqueles que fazem a vontade de Deus,esses são mãe e irmãos do Senhor, como ele mesmo disse. - Mat. 12.50

    Ainda não entendo vocês católicos, que dizem que vossa igreja é a 'Verdadeira'
    sendo que adicionaram encobertamente tantas coisas que nem preciso falar aqui.. e como Paulo diz em sua carta a Timóteo, que proibiriam o casamento, confiram vocês mesmos - 1 Tim. 4.3.

    Mas não devemos atirar pedras contra a igreja católica, e sim com mansidão tentar esclarecer os fatos, sem zelo por religião, mas pelos ensinos de Cristo, pois ele disse:

    "Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." João 18.37

    Então o que faremos?
    Ouviremos a Sua voz, praticaremos o que ele disse.
    Pois Nele está a Verdade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Eu não entendo, porque vocês Protestantes fazem de tudo pra ver apenas um erro dos Católicos, e por mais que vocês venham com a história "Não queremos discuti religião". Tenha santa paciência, parece que isso é um hábito de vocês!
      Abraços Tbm!!!

      Excluir
    2. Não importa os erros passados da Igreja católica, vamos focar somente nos ensinamentos que Cristo nos deixou, que é amar a Deus e ao proximo, quem conseguir viver somente esses dois ensinamentos que engloba todas as leis terá o Reino dos Céus.

      Excluir
  2. Anônimo disse...
    Jesus vive e viveu na simplicidade e na humildade. Suas palavras são simples e direta, clara como água e só não vê quem está sendo enganado pelo inimigo.
    Não busque que é ou quem não é, pois só Jesus é o caminho, é a verdade e é a vida. Deixe suas diferenças de lado, pois somos humanos e como humanos temos limitações. Como todas as igrejas são comandadas por humanos, logo as igrejas também estarão sujeitas a erros. Portanto, a igreja católica errou durante muito tempo, como erra até hoje, mas não deixa de ser o que é: Igreja fundada por Jesus através de Pedro.
    As outras igrejas são de Deus também, pois apontam para ele, porém com a diferença de que vieram depois.
    Não olhem materialmente, mantenham a fé, seja onde for, nos ensinamentos de Cristo.
    Amém.

    ResponderExcluir
  3. Como humanos temos erros sim.. por isso temos que olhar para Cristo, para sermos santificados por ele..

    Pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo"

    Claro que não somos santos, e sim pecadores.. mas pela graça de Jesus Cristo, somos santificados, e perdoados dos nossos pecados, nos tornando assim, santos.

    Sim, devemos deixar nossas diferenças de lado, e tirar aquilo que é inútil e inventado pelo homem, e olhar somente para a suficiencia das escrituras..
    Tanto católicos como qualquer outra religião, que acrescenta ou diminui as escrituras provam que Deus não disse o suficiente, ou ficou faltando alguma coisa, ou sobrando alguma coisa.

    O que devemos aprender é que Deus sabe o que faz.. e somente por Jesus e pela graça de Deus nossos olhos são abertos para a verdade que está em Seu Filho.

    Olhem somente para eles, meus amigos católicos.
    Somente para Jesus, somente.

    ResponderExcluir
  4. No dia em que as pessoas realmente obedecerem os preceitos de Deus e respeitarem seu primeiro mandamento, nada mais importará. Mais importante que discutir religião, está seguir Jesus e seus ensinamentos. ELE não veio para dividir as nações e sim aproximá-las por seu amor.
    Amemos uns aos outros!

    ResponderExcluir
  5. Dizer que Pedro foi papa é um erro pois só passou a existir papa séculos depois de Pedro, quando o bispo de Roma se intitulou pai de todos, querendo o título de Jesus. É uma interpretação equivocada das Escrituras. Jesus disse tu és pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja. que pedra? o próprio Jesus. Pedro disse tu és o Cristo e ai Jesus disse "sobre essa pedra edificarei a minha igreja" Cristo é a pedra e não Pedro. Leia mais a Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda existem pessoas que queiram discutir religião!!! Tem pessoas que não se conformam que a Igreja Católica foi a PRIMEIRA a existir. . .A única que foi fundada por Deus na pessoa de Jesus Cristo. E que o as "outras" foi fundada apenas por homens.

      Excluir
  6. a biblia nao é um livro de historia, mas sim de ensinamento. Porque os protestantes nao entendem isso????

    ResponderExcluir