Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de junho de 2009

João prepara o caminho do Senhor (Lc 1,57-66.80) (24/06/09)

João veio dar testemunho da luz, a fim de preparar um povo bem-disposto para a vinda do Senhor Jesus.  Mas porque Jesus é chamado de Senhor?

JESUS É O SENHOR

Senhor da Guerra, Senhor feudal, Senhor dos escravos, são nomenclaturas dos tempos idos.  Quando eu era jovem e os meus alunos me chamavam de senhor, eu gostava muito. Pois achava que era um sinal de respeito. Hoje, quando alguém me chama de senhor, eu fico pensando. Como ele(a) descobriu que eu sou velho?  E Jesus? Ele era jovem e as pessoas o chamavam de senhor. Por que isso?

Acontece que na tradução grega dos Livros do Antigo Testamento, o nome inefável sob o qual Deus Se revelou a Moisés, é traduzido por  Kyrios  igual a  Senhor.  O nome Senhor torna-se, desde então, o mais habitual para designar a própria divindade do Deus de Israel. É neste sentido forte que o Novo Testamento utiliza o título de Senhor, tanto para o Pai como também para Jesus.  O próprio Jesus veladamente atribui a Si mesmo este título, quando discute com os fariseus sobre o sentido do Salmo 110 , e também, de modo explícito, ao dirigir-Se  aos Apóstolos.  Ao longo de toda a vida pública, os seus gestos de domínio  sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, sobre a morte e o pecado, Jesus demonstravam a sua soberania  divina, demonstrava ser Ele o Senhor do Universo. As pessoas se dirigem a Jesus chamando-lhe  Senhor. Este título exprime o respeito e a confiança dos que se aproximam de Jesus e d'Ele esperam socorro e cura de suas doenças. É uma forma de  exprimir  o reconhecimento do Mistério divino realizado na pessoa de Jesus. Também é uma forma de adoração ao Mestre ressuscitado: Meu Senhor e meu Deus.   A palavra Senhor, portanto, torna-se  uma conotação de amor e afeição, que vai ficar como típica da tradição cristã. Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, estamos reconhecendo  que o poder, a honra e a glória, devidos a Deus Pai, também são devidos a Jesus, que é consubstancial ao Pai.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

 

DEUS PAI BONDOSO E PODEROSO. TENHA PIEDADE DOS NOSSOS IRMÃO QUE PASSAM FOME NO BRASIL E NO MUNDO. TOQUE O CORAÇÃO DQUELES QUE TÊM EM ABUNDACIA PARA QUE SE COMPADEÇAM DOS FAMINTOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário